"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Meu Jardim Florido: Cinco Flores do Meu Jardim

 Hello everybody!


Ah, as flores! Como não amar toda essa beleza vinda das plantas? Hoje vou falar sobre o meu jardim florido. As cinco flores do meu jardim no apartamento que mais gosto. Sou apaixonada pelas folhagens e por inúmeras suculentas, mas ter a delicadeza das flores espalhadas pelo jardim é um carinho a mais para os olhos. Por falta de espaço e principalmente de mais horas de sol, não consigo cultivar todas as flores que gostaria, mas, ainda assim, tenho o prazer de ter algumas das minhas flores preferidas por aqui. Confira abaixo sobre cada uma delas, incluindo as dicas de cultivo.


Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

5 Flores do Meu Jardim no Apartamento



1) Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida


Essa é a minha flor preferida da vida! Acho perfeita. Engraçado é que eu nunca havia visto dela antes. Vi pela primeira vez no youtube quando estava maratonando muitos vídeos sobre plantas. No dia 08/07/20 vi ela pessoalmente na floricultura e fiquei ainda mais encantada pelas suas flores. Como nem tudo são flores, em pouco mais de 2 meses ela morreu. Fiquei chateadíssima, mas não desisti. Tempos depois comprei outra muda, mas novamente não tive sucesso. Eita planta melindrosa! Já perdi as contas de quantas mudas comprei. Foram umas OITO e TODAS morreram. Após pesquisar muito descobri que ela não se adapta bem em climas quentes. Apesar de ser uma planta que precisa de sol para florir, ela não tolera bem o calor e nem o sol forte, prefere climas mais frios e a meia-sombra. Todas as mudas que comprei antes do inverno não duraram 10 dias. Foram definhando, secando e morreram.


Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Já tive três cores dela e a minha preferida é a fúcsia com roxo. Uma combinação de cores perfeita! Existem outras cores e variedades no formato das flores, como flores maiores e também com as pétalas dobradas. São muitas opções para enfeitar qualquer jardim. Sou apaixonada na planta com flor de pétala simples, como as das fotos. 


Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Brinco de Princesa - Fuchsia hybrida

Em maio de 2021 encontrei dela em outra floricultura e estava em uma área aberta sob o sol. A planta seguia plena e resolvi trazer mais uma vez para casa, até mesmo porque o inverno se aproximava. Ela está recebendo o sol da manhã e já floriu 3 vezes, mas agora está com fungo ferrugem nas folhas. Alguém aí tem sucesso com essa planta? Me conta nos comentários.


Dicas


- Precisa de sol para ajudar na floração. Mantenha no sol da manhã;


- Gosta de solo rico em matéria orgânica e mantido úmido, sem encharcar;


- Após a floração aproveite para fazer a poda das pontas dos galhos;


- Ela se reproduz facilmente por estaquia: corte ramos de ~10 cm e coloque no substrato úmido para enraizar;


- É uma planta facilmente atacada pelo fungo ferrugem.



2) Flor de Cera - Hoya carnosa


A segunda da minha lista de flores preferidas é essa maravilhosa que forma pequenos buquês de flores. Seu nome popular faz jus às suas flores, pois realmente parecem terem sido feitas de cera. Nunca havia visto pessoalmente, apenas nas redes sociais, mas na última semana de março tive o prazer de poder contemplar essa lindeza no meu jardim, pois a minha Hoya (pronuncia-se Óia) teve a sua primeira floração. Fiquei chocada com tanta perfeição! Toda hora eu ia conferir de pertinho esse presente da natureza. Detalhe é que ela começou a abrir na véspera do meu aniversário. Ah, uma curiosidade: as flores são perfumadas a noite. Achei um pouco doce e enjoativo, mas só dá para sentir se chegar bem pertinho.


Flor de Cera - Hoya carnosa

Flor de Cera - Hoya carnosa

Flor de Cera - Hoya carnosa

As flores são bem durinhas e aveludadas. Dei uma leve "apertadinha" para conferir kkkkk. Esse buquê estava se formando atrás da madeira da treliça, num local bem apertado. Assim que percebi trouxe o galho para frente, mas o buquê ficou bem assimétrico. Alguns buquês se formaram com mais flores e mais simétricos, enquanto outros estavam com menos flores e mais assimétricos. Talvez seja porque foi a primeira floração, mas não tenho certeza.

Flor de Cera - Hoya carnosa

Flor de Cera - Hoya carnosa

Dicas


- As Hoyas são suculentas que gostam de mais umidade e menos sol que a maioria das suas irmãs;


- Mantenha a sua planta em um local com bastante luz natural e um solzinho da manhã ou do fim do dia para ajudar na floração;


- O substrato deve ser rico em matéria orgânica e mantido levemente úmido, mas sem encharcar;


- Ela não gosta de ser replantada com frequência e prefere ficar "apertada" no vaso. Geralmente, primeiro a Hoya espalha as suas raízes por todo o substrato e só depois "pensa" em formar os buquês de flores, ou seja, se você ficar replantando a sua Flor de Cera porque acha que o vaso está apertado ela vai demorar mais para florir. Anota isso, pois é dica do produtor!


- É normal a Hoya soltar galhos compridos e sem folhas. Primeiro vem os galhos e depois as folhas;


- Não corte o cabinho dos buquês depois que secarem, pois novos buquês serão formados no mesmo lugar da floração anterior.



3) Flor de Maio ou Flor de Seda - Schlumbergera truncata


Você sabia que a Flor de Seda é uma cactácea epífita nativa do Brasil? É um cacto que cresce naturalmente nos troncos das árvores e não, ela não suga nadinha da árvore, pois não é uma planta parasita. É uma planta epífita, ou seja, apenas usa as árvores de suporte e aproveita a umidade e a sombra de seus galhos. É chamada de Flor de Maio, pois aqui no Brasil ela floresce nessa época.


Flor de Maio ou Flor de Seda - Schlumbergera truncata.

Schlumbergera truncata - Flor de Maio ou Flor de Seda.

Flor de Maio ou Flor de Seda - Schlumbergera truncata.


Suas flores são de uma delicadeza só! Hoje é uma das minhas preferidas. Teria uma de cada cor, mas me falta espaço. Já tive da flor vermelha, mas levei para a minha mãe. Hoje estou com a cor de rosa e a pink. Ainda tem dela laranja, branca, amarelinha. São todas lindas!


Schlumbergera truncata. Flor de Maio ou Flor de Seda.

Schlumbergera truncata. Flor de Maio ou Flor de Seda.

Dicas


- Gosta de umidade no ambiente. Borrife seus caules diariamente (cada segmento dela faz parte do caule);


- O substrato deve ser rico em matéria orgânica, mas bem drenável para evitar o acúmulo de água;


- Gosta de um solzinho fraco da manhã ou do fim do dia;


- Não faça o replantio em época de floração, pois ela pode abortar os botões/flores;


- Após a floração é importante fazer uma adubação rica em macro e micronutrientes, pois a planta gasta muita energia para florescer.



4) Rosa do Deserto - Adenium obesum


Uns cultivam por causa das flores, já outros cultivam por causa do caudex - aquela parte gordinha e super escultural. Seja lá qual for o motivo, é inegável a sua beleza. Acho incrível os diversos formatos que ela forma com o tempo, uma verdadeira escultura da natureza.


Rosa do Deserto - Adenium obesum

Rosa do Deserto - Adenium obesum

A minha ainda está magrinha, mas pretendo fazer o replante anual para auxiliar no desenvolvimento do caudex. Ela também está "pescoçuda" e o ideal é fazer a poda após a floração. Assim ela vai ramificar e ficar com a copa mais cheia. Existem inúmeras variações de cores, flores de pétalas simples, dobradas, com três ou mais camadas. Confesso que sou apaixonada pelas flores de pétalas simples.

Rosa do Deserto - Adenium obesum

Dicas

- Não se chama Rosa do DESERTO à toa. É uma planta que aguenta longos períodos de seca e precisa de muitas horas de sol para se desenvolver bem e dar muitas flores;


- O substrato deve ser drenável, aquele típico de suculentas;


- As regas devem ser abundantes e espaçadas, ou seja, deixe a água escorrer bem pelos furos do vaso e só volte a regar quando o substrato estiver completamente seco. Aqui em casa, dependendo da época, fico mais de 15 dias sem regar a minha Rosa do Deserto;


- Se a sua planta não dá flores, na maioria dos casos, pode ser falta de sol. Outro motivo pode ser falta de nutrientes. Faço adubação com um fertilizante mineral misto da Vitaplan, próprio para Rosa do Deserto (04-20-12 + micronutrientes). Como a minha planta só recebe o sol da manhã (não é o ideal, mas é o que temos), prefiro usar um adubo específico para ela, mas qualquer adubo para estimular a floração poderia ser usado;


- Uma prática comum de quem cultiva Rosa do Deserto é replantá-la anualmente para fazer o levantamento do caudex.



5) Planta Paraquedas - Ceropegia sandersonii


A Ceropegia sandersonii é chamada de planta paraquedas por causa do formato exótico de suas flores. Também por causa das flores, é facilmente confundida com uma planta carnívora, mas é uma suculenta trepadeira (volúvel), irmã do famoso Coração Emaranhado (Ceropegia woodii). É super florífera e de crescimento rápido. Estou com a menos de 2 meses e nunca ficou sem flores.


Planta Paraquedas - Ceropegia sandersonii

Planta Paraquedas - Ceropegia sandersonii

Ceropegia sandersonii - Planta Paraquedas

Ceropegia sandersonii - Planta Paraquedas

Quando vi essa planta pela primeira vez no Youtube eu fiquei encantada. Achei linda demais! Demorou mais de 1 ano para eu vê-la pessoalmente na floricultura. Ela tem as folhas bem carnosas e as flores são maravilhosas. 

Uma curiosidade: para atrair seu polinizador, que é um tipo de mosca, ela libera um odor semelhante ao de abelhas que estão sendo atacadas por aranhas (que estão morrendo). Essas moscas acabam ficando "presas" por um período dentro das flores e ao saírem da "armadilha" acabam carregando o pólen para outras plantas. Interessante, não?

Ceropegia sandersonii - Planta Paraquedas

Ceropegia sandersonii - Planta Paraquedas

Ceropegia sandersonii - Planta Paraquedas

Dicas


- Gosta do substrato mantido levemente úmido. Não deixe secar demais para regar novamente;


- O substrato deve ser drenável, mas rico em matéria orgânica;


- Deve ser cultivada na meia-sombra, ou seja, no sol da manhã ou do fim do dia;


- Se multiplica por estaquia. Para fazer mudas basta cortar um pedaço do caule e colocar em substrato úmido para enraizar.


Essas foram as cinco flores perenes preferidas do jardim. Se eu pudesse teria muitas outras como a Bougainvilleas (Primavera), Hibiscus, Roseiras, Lágrima de Cristo entre outras. Entre as flores anuais que já cultivei, uma preferida é a Torênia e também quis compartilhar um pouco sobre ela.



6) Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri


A sexta flor que eu trago nesse post é o amor-perfeito-de-verão. Já que o amor-perfeito "verdadeiro" não vai bem no meu clima, pois gosta de frio, existe essa lindeza que prefere o calor e se desenvolve durante o verão. Seu único ponto negativo é ser uma planta anual, ou seja, ela nasce, cresce, floresce, se reproduz e morre em menos de 1 ano. 


Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri

Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri

Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri

Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri

Amor-Perfeito-de-Verão - Torênia fournieri

Dicas


- Pode ser cultiva na sombra com bastante claridade, mas o ideal é receber o solzinho da manhã;


- O solo deve ser drenável e rico em matéria orgânica;


- É uma planta anual, mas quase sempre as sementes caem no solo e o ciclo se inicia novamente.



Bom, esse post foi para compartilhar a beleza das plantas e trazer mais um pouquinho do meu jardim. Me conte nos comentários se alguma dessas também é a sua flor preferida ou se você tem essas flores no seu jardim.


See you later!

Lana Cole.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole