"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

O Maior Buda do Ocidente Fica no ES!

Maior Buda do Ocidente no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu
 
Hello everbody!

Você sabia que o maior Buda do Ocidente fica no ES? O post de hoje é uma dica de passeio bem interessante nas proximidades de Vitória: o Mosteiro Zen Budista ou Mosteiro Zen Morro da Vargem, localizado no município de Ibiraçu, a 65 km de distância da cidade de Vitória, às margens da BR 101.

Buda Gigante e Portal Torii no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.

Esse é o primeiro mosteiro da América Latina e a visitação acontece em duas partes: a primeira é totalmente gratuita e acessível diariamente: a Praça Torii, onde está a estátua gigante. Já a segunda parte da visita é no mosteiro em si, cuja entrada fica a 2 km de distância da Praça Torii e uma taxa de manutenção da reserva ambiental é cobrada. São R$ 15,00 para adultos e R$ 10,00 para crianças (de 5 até 10 anos).


Praça Torii ou Praça do Portal Budista - Mosteiro Zen Budista


A Praça Torii foi inaugurada em 2004, em comemoração aos 30 anos do mosteiro. Para acessar o local não tem erro, da estrada já é possível avistar o grande portal Torii (portão sem portão) que marca o diálogo entre as culturas oriental e ocidental. Também avistamos os 15 budas que marcaram a comemoração dos 40 anos do mosteiro e foram colocados estrategicamente para destacar a região e atrair a atenção do público.

Praça Torii no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.

Praça Torii, Mosteiro Zen Morro da Vargem em Ibiraçu.

O buda gigante é a mais nova atração do local. Começou a ser construída em 2019 e levou mais de um ano para ser concluída. São 35 metros de altura (38 metros com o pedestal) e 350 toneladas de ferro, aço e concreto. Para terem uma ideia, o Cristo Redentor tem 30 metros (38 metros com o pedestal). Esse é o maior buda do Ocidente e um dos maiores do mundo.

Maior Buda do Ocidente em Ibiraçu, ES.

Maior Buda do Ocidente em Ibiraçu, ES.

Maior Buda do Ocidente no Mosteiro Zen Budista, ES.

Maior Buda do Ocidente no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.

O jardim ficou lindo! Sou apaixonada por laguinhos com plantas aquáticas e esse ficou super charmoso.

Planta aquática na Praça Torii do Mosteiro Zen Budista. Ibiraçu, ES.

Plantas aquáticas na Praça Torii do Mosteiro Zen Budista, ES.

Praça Torii no Mosteiro Zen Budista do ES.

Na praça também foi construído um Jardim Zen, feito de areia, pedras e pedriscos. O desenho dos pedriscos sugere o movimento da água e as pedras, suas ilhas, formado o lago da serenidade. Esse é o maior jardim Zen do Ocidente.

Jardim Zen na Praça Torii. Mosteiro Zen Budista do ES.

OBS: Não vou entrar no mérito de crença ou religião. Apesar de não ser a minha fé, eu respeito e achei incrível. O espaço é lindo e vale super a pena conhecer. O buda gigante é uma atração surpreendente e a natureza em volta é bem rica. Não tem como não incentivar a visitar o lugar.

Bosque no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.

O local ainda conta com um bosque para piquenique. É um espaço bem agradável com algumas mesas e bancos.

Bosque no Mosteiro Zen Budista em Ibiraçu.

Mosteiro Zen Budista ou Mosteiro Zen Morro da Vargem


Em relação ao mosteiro, ele está localizado no km 217 e a visitação acontece apenas aos domingos, das 08:00 às 10:00. Em período de pandemia, o horário de fechamento pode acontecer antes, assim que atingir 150 visitantes. Uma das atrações do local são os 108 Toriis (portais) da foto abaixo.

108 Toriis no Mosteiro Zen Budista do ES.

108 Toriis no Mosteiro Zen Budista do ES.

OBS: Em dias de chuva o mosteiro não abre para visitação, pois a estrada fica escorregadia e com muita lama. Também não é permitido entrar a pé. No local são vendidos lanches e sucos, não sendo permitidos piqueniques.


Dica de alimentação às margens da BR 101 Norte


1) Uma dica de alimentação é a Parada Ibiraçu, a 4 km da Praça Torii. Parar no local já é tradição para os ônibus de turismo e caminhoneiros. Os pastéis são super famosos, deliciosos e bem recheados. Fica a dica.

Pastel e caldo de cana na Parada Ibiraçu.

2) Se você for seguir viagem pela BR 101, a dica é a Pamonharia da Roça (clique aqui), a ~39 km da Praça Torii. A Pamonharia fica em Jacupemba, distrito de Aracruz. O local é um dos meus preferidos na beira da estrada. SEMPRE que tenho a oportunidade aproveito para comer aqui. Além da melhor papa de milho verde da vida e uma pamonha deliciosa, lá tem de tudo! São inúmeras opções, como bolos, tortas, salgados, pastéis, pães, ovos mexidos, linguiça, salsicha, carne moída entre outros, além das opções cozidas: ovo, banana da terra, milho, mandioca, batata doce e inhame. A maioria das coisas é você mesmo que se serve, como se fosse um café de hotel. As opções cozidas são cobradas por unidade, enquanto outras opções são no kg, por exemplo.

Pamonharia da Roça me Jacupemba, ES.

Papa de milho na Pamonharia da Roça em Jacupemba, ES.

Pamonharia da Roça em Jacupemba, ES.

Além de lanchonete e restaurante, o local também conta com uma pousada e uma loja rural que vende produtos caseiros, doces, biscoitos, brinquedos, cachaçaria, vinhos e artesanato em geral. O horário de funcionamento da lanchonete/loja é das 06:00 às 20:30 e do restaurante das 11:00 às 14:30. Ambos funcionam diariamente.

Telefone para contato: (27) 98128-9160.

Pamonharia da Roça em Jacupemba, ES.

E essa pintura super fofa?

Pamonharia da Roça em Jacupemba, ES.

Bom, essa foi uma dica de um bate-volta a partir de Vix e arredores. Você já conhece o mosteiro? Já visitou a estátua gigante? Deixe seu comentário e compartilhe esse post para que mais pessoas tenham acesso a ele.


See you letter!

Lana Cole.


Fonte: www.mosteirozen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole