Hello everybody!
Nesse post vou falar sobre o passeio mais famoso de Barreirinhas: o lindo Circuito Lagoa Azul. Reservei o passeio com a Rota Sol Tour, agência localizada dentro da Pousada Boa Vista. Já aproveito para recomendar tanto a agência quanto a pousada, ambas são ótimas. Esse circuito custa R$ 100,00 por pessoa e dura meio período, podendo ser feito pela manhã (09h às 13h) ou à tarde (14h às 19h). Pela manhã as lagoas estão mais bonitas por causa da posição do sol, principalmente por volta das 11h. Por outro lado, os circuitos feitos à tarde incluem o pôr do sol e é sempre um acontecimento.
O Circuito da Lagoa Azul inclui a Lagoa Azul, obviamente, e também passa pelas Lagoas da Preguiça, da Esmeralda e do Peixe. Confesso que não me importei com os nomes, pois para mim não fazia diferença se aquela era a lagoa x ou y. A primeira parada do circuito é a Lagoa Azul. Ela é a de mais fácil acesso, pois está bem perto do ponto de parada dos veículos 4x4. Do carro já é possível avistá-la e a foto abaixo foi feita de cima do carro.
Foi tão mágico ver a paisagem dos Lençóis pela primeira vez! Por mais que você veja milhares de fotos e vídeos, nada se compara com a emoção de avistar esse cenário ao vivo. É impactante ver inúmeras lagoas rodeadas por dunas a perder de vista.
O nome é Lagoa Azul, mas a cor da água varia entre o verde e o azul, dependendo do sol e do ângulo em que você a observa. O tempo de permanência foi suficiente para fotografar e descer para curtir essa água doce deliciosa. Ficamos ~1h nela e seguimos para caminhando pelas dunas até a próxima lagoa. Foram duas paradas para banho e várias lagoas lindas pelo caminho.
Dica: não fique preocupado em saber os nomes das lagoas, pois nem sempre o roteiro será o mesmo. Algo mágico nos Lençóis é que você nunca vai ver a mesma paisagem duas vezes. Além das dunas que estão sempre se movimentando, a quantidade de chuva na temporada influencia diretamente nas lagoas. Pode acontecer da lagoa x não estar mais tão bonita e isso já é um motivo para os guias alterarem o roteiro do circuito. Os passeios são feitos de acordo com as condições das lagoas naquela temporada e opções de lagoas lindas não faltam, acredite e desapegue, pois cada paisagem ali é única e você nem vai sentir falta da lagoa x ou y.
OBS
- Dificilmente você vai ver alguém nas lagoas entre 12h e 14h. A não ser que seja um passeio privativo, pois os guias costumam fazer o mesmo horário. Até nos passeios de dia todo o horário de almoço é praticamente o mesmo: entre 12h e 13h;
- Isso me incomodou, pois o melhor horário para ver as cores das lagoas é justamente quando os guias encerram o passeio. A gente fez dois passeios privativos e deixamos para almoçar por volta das 14h. O guia que lute kkkkk.
DICAS
- É fundamental levar água! Recomendo 1 L por pessoa, pois não existem ambulantes nem quiosques por lá;
- É proibido o consumo de bebidas alcóolicas no Parque Nacional;
- Leve chapéu/boné, camisa de manga comprida/canga para se proteger do sol durante as caminhadas. Os Lençóis são quase um deserto! Sombra por lá é quase inexistente;
- Não é necessário levar o calçado com você. Os guias recomendam deixar no carro, pois é melhor andar descalço e a areia não é quente. São raras as exceções.
ATENÇÃO: não é permitido entrar no Parque Nacional com veículo particular e nem sem guia credenciado, mas acontece de algum "espertinho" ir sozinho. O local é um enorme "deserto" e o risco de se perder é enorme. Inclusive isso já aconteceu.
Fotografei várias lagoas pelo caminho, cada lagoa com uma coloração e um formato diferente. A cada duna que subimos descobrimos novas lagoas. Cada cenário é único e nenhum circuito é igual ao outro. Confira abaixo mais fotos desse circuito lindo em Barreirinhas:
Bom, o post de hoje foi para falar sobre o Circuito da Lagoa Azul e compartilhar algumas fotos que fiz durante o passeio. Em seguida vou escrever sobre o Circuito da Lagoa Bonita e em breve estará disponível no blog. Acompanhe para ficar por dentro de todas as dicas e qualquer coisa é só deixar a sua dúvida nos comentários. Responderei assim que puder.
See you later!
Lana Cole.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar sugestões. Com carinho, Lana Cole.