"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

A Praia Mais Bonita do Mundo Está na Grécia: Navagio Beach


Hello everybody!

Se você AMA paisagens absurdamente azuis, que são pequenos paraísos escondidos, provavelmente já ouviu falar de Navagio Beach, a praia mais bonita do mundo! Em 2015 me deparei com uma foto que fez meu coração disparar. Foi algo muito singular. Fiquei tão hipnotizada por aquela paisagem que acabou se tornando um dos maiores sonhos da minha vida! Continue lendo, pois esse sonho se realizou e ainda fico em êxtase com essa paisagem.


Sobre Navagio Beach


Navagio Beach ou Shipwreck Beach (praia do naufrágio), está localizada em Zakynthos (ou Zante, assim chamada pelos italianos), uma ilha grega que faz parte do arquipélago das Jônicas e que alcançou o ápice de sua fama após Navagio ser considerada a praia mais bonita do mundo!!! A Praia do Naufrágio possui uma beleza SURREAL! É difícil acreditar nas fotos, eu sei. Precisei ir até lá para ver com os meus próprios olhos e comprovar que essa paisagem era real. Não, não é photoshop! Lágrimas encheram os meus olhos quando eu pude ver que foto nenhuma faz jus a tanta perfeição. Esse lugar é de uma beleza indescritível e insuperável. Existem muitas fotos photoshopadas na internet, mas posso afirmar que Navagio ao vivo supera qualquer efeito de fotografia. Esse azul fluorescente que parece mentira, é sim, de verdade!



Por que a praia do naufrágio? reza a lenda que o navio transportava cigarros contrabandeados e após ser visto navegando pela costa Jônica foi perseguido pela Marinha Grega. Devido ao mau tempo que fazia no dia, o navio acabou encalhado na praia em 1983.


Como chegar a Navagio?


Navagio fica na região de Volimes, parte Norte da ilha, onde há poucas opções de hospedagem e zero vida noturna. Geralmente os turistas ficam hospedados no Sul de Zante, onde está a capital Zakynthos Town e todo o comércio e agito da ilha.




DICAS 

  • O trajeto entre o centro da ilha e o mirante de Navagio pode levar ~1 hora;
  • Carro é fundamental e nem cogitei outra possibilidade;
  • Nos hospedamos próximo ao centro e fomos para Navagio três vezes: duas vezes fomos no mirante e uma vez na praia;
  • Caso esteja sem carro, existem empresas de ônibus que fazem tours bem turísticos pela ilha e levam ao mirante de Navagio;
  • Também existe a opção de contratar o passeio até a praia. Esse tipo de passeio inclui transfer até o porto + passeio de barco;
  • Outras opções também estão disponíveis, como passeios privativos, mas com preços bem elevados. Confira dois sites com algumas opções de passeios na ilha:
visitacity.com/en/zakynthos e bestofzante.com.



Fico tentando imaginar qual foi a sensação da pessoa que chegou nesse mirante por acaso e "descobriu" essa perfeição, porque mesmo depois de eu ter visto diversas fotos e assistido a vários vídeos, fiquei sem acreditar no que estava diante dos meus olhos.



OBS

Uma coisa que precisa ficar bem clara: visitar o mirante e acessar a praia são duas atividades completamente diferentes e independentes! Não é possível acessar a praia a partir do ponto onde está o mirante! A não ser que pule de Bungee Jumping - tem uma base localizada no paredão rochoso, que dá na areia da praia, mas isso é algo à parte. Vimos pessoas saltando no dia em que visitamos a praia e pareceu ser super incrível, porém eu JAMAIS faria kkkkk.

Logo, conhecer Navagio se divide em duas atividades:
  • Admirar uma das paisagens mais incríveis desse planeta sobre um imenso penhasco;
  • Conhecer de fato a praia que se encontra isolada, sendo acessada apenas pelo mar.


1) Acesso ao Mirante

Assim que você chega ao ponto onde está a praia, você não enxerga nada além do topo do penhasco. O local é completamente diferente de tudo que eu imaginei encontrar, daria para passar direto sem NUNCA cogitar que ali estaria a praia mais sensacional do mundo! Navagio fica bem escondida mesmo! Devido a altura de suas falésias (~200 metros) é preciso se aproximar do precipício para conseguir vê-la de cima. Eu não fazia ideia do quão perigoso era caminhar pelo penhasco.  A caminhada passa por uma mata baixa e espinhenta, com um caminho todo irregular e cheio de pedrinhas soltas, sendo MUITO fácil escorregar. Um passo em falso pode ser fatal, literalmente! Turistas já morreram ao caírem do penhasco. Vi pessoas fazendo cada coisa absurda para terem a melhor foto que foi fácil entender como alguém pode morrer por causa de uma selfie.

Essa é a primeira visão que temos de Navagio, ou seja, nenhuma! Kkkkk.

Quando você chega ao ponto onde está Navagio, são duas opções de caminho a ser seguido: caminhar para a esquerda ou para a direita:


  • Caminhar para a esquerda - por um momento você pode achar que o caminho vai te levar até a praia, pois ele é mais inclinado como se fosse uma descida, mas você só vai chegar na base de Bungee Jumping. Nas fotos abaixo eu precisei sentar para me aproximar do penhasco. Fui descendo de "bunda", pois é uma parte inclinada e as minhas pernas estavam moles de tanto medo. Tenho PAVOR a altura e me aproximar do penhasco foi um desafio.





O marido fez as minhas fotos com o monopod da Gopro todo aberto. As fotos ficaram lindas, mas de onde ele estava não dava para ver a praia. Eu que estava perto mal consegui vê-la.


Teve um momento em que eu não conseguia levantar. Fiquei um tempo sentada para me acalmar e voltei de "bunda" até o ponto onde me senti segura. O marido ficou só de longe, brigando comigo e me pedindo para voltar kkkkk. Que fique claro: não fiz nenhuma loucura por causa de foto. Até deixei de conferir outros ângulos porque eu já estava com uma carga elevada de adrenalina no corpo! Kkkkk. Se você continuar seguindo para a esquerda, vai se deparar com outra paisagem linda, bem em frente a areia da praia.





  • Caminhar para a direita - à medida que vamos caminhando para a direita, o trajeto fica mais tranquilo e com vários ângulos ótimos para ver Navagio. Você vai passar por um cercadinho de ferro que eles chamam de mirante, mas nem perca seu tempo parando ali. Os turistas fazem fila para fotografar nesse ponto que nem tem o melhor ângulo da praia. Continue andando para a direita que você vai encontrar vários pontos legais para ter AQUELA vista. A dica é seguir até o local onde está a bandeira da Grécia.









2) Acesso à praia

Se estiver de carro as duas melhores opções são:

  • Porto Agios Nikolaos - são 14 km de distância e o porto por si só já é lindíssimo. Nós fizemos o passeio a partir daqui e pagamos 13,00 € por pessoa em agosto de 2017. O passeio teve ~3 horas de duração, sendo 1:30 em Navagio e ~40 minutos nas Blue Caves. O restante foi o tempo de deslocamento;
  • Porto Vromi - são 9,5 km de distância até Navagio e dizem ser o melhor porto de partida para o passeio de barco, pois o percurso é mais bonito desse lado. Como não fizemos o passeio partindo do Porto Vromi, não posso opinar.



Nada se compara com a visão que temos de Navagio Beach através do mirante. É uma paisagem arrebatadora! Entretanto, o passeio de barco é um complemento para essa experiência única que é conhecer Navagio. Esteja preparado para encontrar algo completamente diferente do que você já viu antes, pois nenhuma foto, legenda e nenhum vídeo é capaz de te preparar para esse momento. Só estando lá para entender.

OBS: a minha intenção era fazer o passeio de barco para Navagio duas vezes: uma saindo de Agios Nikolaos e a outra saindo de Vromi. Entretanto, tivemos um grande imprevisto e perdemos um dia de passeio, o que prejudicou o meu roteiro na ilha.





Dicas Importantes:

  • Use calçado fechado e, de preferência, que seja antiderrapante para caminhar pelo mirante. Eu estava de chinelo nas duas vezes, mas chutei várias pedras presas pelo caminho e quase fiquei sem dedo;
  • Dedique dois dias para Navagio: 1 dia para o Mirante e 1 dia para o passeio de barco. Provavelmente você estará indo para Zakynthos por causa de Navagio Beach, então aproveite o máximo que puder!
  • Dá sim para fazer tudo no mesmo dia, porém vai ficar corrido se você quiser conferir os dois lugares no melhor horário do dia. Por causa das falésias, em alguns horários a praia fica com sombra e isso influencia MUITO na coloração da água. Os melhores horários são aqueles em que o sol está escaldante, entre 12:00 e 15:00;
  • Faça o passeio de barco o quanto antes, pois os gregos levam muito a sério as condições marítimas, ou seja, se o mar não colaborar as embarcações não saem dos portos. Você não vai querer correr o risco, vai?!

Confira um pouquinho desse paraíso no vídeo abaixo:


Bom, é isso. Ainda fico em êxtase quando vejo os arquivos dessa viagem. Demorei mais do que imaginei para publicar esse post, pois em 2020 eu estava com a minha terceira viagem para a Grécia fechada, mas teve que ser cancelada. Bateu uma bad e acabei deixando as postagens sobre viagens de lado. Ainda tenho algumas publicações para compartilhar, inclusive sobre a Grécia. Me deu até um conforto rever esses arquivos e relembrar a realização desse sonho. 

E você, já teve o privilégio de estar em Navagio Beach? Sonha com esse paraíso? Me conte nos comentários. 

See you later!!!

Lana Cole.

2 comentários:

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole