Hello, everyone! Finalmente teve "férias" em 2020 e vim compartilhar com vocês. Fiquei em casa o máximo que pude, mas confesso que já estava surtando com vontade de um mar azul - minha paisagem preferida da vida! Foram meses pesquisando vários destinos no Brasil, fazendo roteiro de Norte a Sul, mas por alguns motivos acabamos voltando no destino de praia que mais amo por aqui: Arraial do Cabo!
Após ter a minha viagem para a Grécia cancelada por causa da pandemia (a viagem seria em junho), eu cheguei a planejar outro destino internacional para dezembro, na esperança de que a pandemia já tivesse ficado no passado, porém novembro chegou e a pandemia continuou no presente. Como a situação ainda estava (e está) muito instável em novembro, preferi uma viagem de carro, pois ainda não era a hora de encarar o aeroporto. Para a minha alegria, meu destino de praia preferido no Brasil fica relativamente perto da minha cidade, e vamos combinar? Se existe mar mais caribenho por aqui eu desconheço!
De Vitória até Arraial são ~450 km de distância. Uma viagem de ~7 horas, já que boa parte da estrada não é duplicada e vive em obras. Essa foi a nossa sexta vez na Região dos Lagos, mas nunca nos hospedamos em Arraial do Cabo. Sempre escolhemos dividir a hospedagem entre Búzios e Cabo Frio. Preciso polemizar: apesar de ter as praias mais incríveis, Arraial é a pior opção para hospedagem, alimentação e vida noturna. Búzios é a melhor para se hospedar, pois além das inúmeras opções de hospedagem, possui um comércio excelente, a melhor vida noturna e excelentes restaurantes. O ponto negativo é a distância de Arraial (38 km), por isso a melhor opção é dividir a hospedagem entre Búzios e Cabo Frio, assim você curte o melhor das três cidades. A dica é fazer bate-volta de Cabo Frio para Arraial, já que são 13 km de distância. Entretanto, em época de pandemia estava tendo barreiras sanitárias nas cidades e só era possível acessá-las com QR Code de alguma reserva de restaurante, passeio ou hospedagem.
Outra coisa, a nossa intenção era tentar manter ao máximo o isolamento social e passar o dia curtindo um mar azul. Por isso nós alugamos um apartamento em Arraial e fizemos a maior parte das refeições no ap. Dos 7 dias que passamos por lá, apenas uma vez nós saímos para comer à noite e o restaurante estava vazio. Durante o dia nosso almoço era mais tarde para evitar a muvuca e as demais refeições a gente cozinhava no ap ou pedia ifood. Foi a melhor escolha que fizemos e não mudaria nadinha.
Além dos 7 dias em Arraial, a gente também ia passar 3 dias em Cabo Frio, porém no dia que chegamos percebemos que não existia nenhuma barreira sanitária. Tanto Arraial quanto Cabo Frio estavam com as entradas liberadas. Desistimos da hospedagem em Cabo Frio e fomos para Búzios.
Como Estava a Região dos Lagos em Novembro de 2020
Atenção: Arraial do Cabo e Cabo Frio estavam LOTADAS. Fiquei chocada! Não vou ser hipócrita. Claro que eu não esperava ser a única turista por lá, mas o mínimo que eu esperava era encontrar a barreira sanitária funcionando e algum esforço, tanto da população quanto dos moradores, para manter o distanciamento social, só que a realidade era outra. Parecia que a pandemia já havia acabado. Vimos MUITA aglomeração, passeios de barco LOTADOS, cadeiras e guarda-sol sem nenhum distanciamento, sem falar na maioria das pessoas nas ruas e nos barcos sem máscara. Em alguns restaurantes muitas mesas estavam interditadas para manter o distanciamento, já em outros... Fiquei desacreditada com o comportamento das pessoas na praias, nas ruas e em muitos restaurantes. Em Cabo Frio nós fomos em um restaurante que estava com algumas mesas interditadas para manter o distanciamento, mas passamos por outro que estava com todas as mesas lotadas e ainda havia fila de espera. Búzios foi a única cidade que vimos as pessoas circulando de máscara nas ruas. Apesar de também estar com as praias cheias, nem se comparava com a muvuca que vimos nas outras duas cidades.
Outro absurdo foi na Praia Grande em Arraial. A gente estava procurando o lugar mais isolado da praia para ficar e um rapaz veio me abordando querendo me oferecer algo, ele me perguntou se podia trocar uma palavra comigo, eu disse que não e continuei andando. Ele me chamou de mal educada e ficou gritando um monte. Kkkkk Nem dei ideia porque eu não queria bater papo. Ele estava sem máscara, assim como quase todos os ambulantes e pessoas que trabalham nos quiosques, e eu sou mal educada por estar fazendo a minha parte de ficar distante das pessoas, de não querer papear??? Enfim...
Confira Algumas Sugestões Para Aproveitar Arraial do Cabo e Cabo Frio Durante a Pandemia
- Praia do Pontal - é a primeira praia de Arraial e fica um pouco escondida, pois não dá para vê-la da estrada. Muita gente passa direto por ela e vai para a Prainha - primeira praia que avistamos ao chegar na cidade. a Praia do Pontal fica mais vazia e tem um visual lindo. É uma das minhas preferidas. O mar é raso e dependendo do vento fica mais ou menos agitado. A água estava deliciosa, com uma temperatura agradável. Tinha tanta tartaruga nadando perto das pedras, bem no rasinho. Vimos umas 10. Coisa mais linda!
- Praia do Foguete - é a continuação da Praia do Pontal, de uma dá para avistar a outra. A Praia do Foguete fica em Cabo Frio, em frente a lagoa da Coca Cola - é conhecida assim por causa da sua coloração. Quando o vento está forte a lagoa vira point dos praticantes de kitesurf. É um local lindo e muito agradável, apesar do mar ser bem agitado;
- Praia da Figueira - essa praia fica um pouco distante do centro de Arraial (~17 km) e apesar de também ter o mar mais agitado, é uma opção para fugir do agito, principalmente durante a pandemia;
- Praia Brava - é uma das melhores opções para fugir do agito. O acesso é através de uma trilha escondida, próximo a Pousada Tanto Mar na Rua Castro Neto, no Pontal do Atalaia. A caminhada é curta (~10 minutos), pois é possível estacionar nas ruas próximas da entrada para a trilha. Uma dica importantíssima é escolher dias de pouco vento e maré baixa, pois além dessa praia ser super agitada, na maré alta não haverá faixa de areia. Já na maré baixa/seca é possível encontrar bancos de areia. Essa é uma das vistas mais incríveis de Arraial.
- Praia das Dunas e Duna-Mãe - outra opção para fugir da muvuca são as dunas. Em Cabo Frio tem duas opções lindas:
- Bairro da Passagem - às margens do Canal do Itajuru, é um bairro super charmoso e fotogênico, com suas casinhas coloridas, ruas de pedras, becos floridos e cantinhos fofos. Por incrível que pareça, é um local pouco movimentado e foi uma ótima opção durante a pandemia. Do Canal do Itajuru partem barcos que levam a famosa e maravilhosa Ilha do Japonês.
- Ilha do Japonês - a ilha, por sua vez, costuma ficar bem cheia e precisa que a maré esteja baixa para ser bem aproveitada. Com a maré alta a paisagem muda completamente. Escolha um dia de semana para encontrá-la mais vazia.
Algumas Considerações Finais Sobre Viajar na Pandemia
- Sou daquelas que acha que todos deveriam ficar em casa o máximo que puder, mas quando for dar uma passeada/viajada que faça de forma consciente e não aglomere!
- Eu não tive coragem de viajar de avião em 2020. Acho que viajar de carro foi a melhor opção nesse ano;
- Não me arrependi de ter viajado, pois conseguimos ficar bem isolados - até teria ficado mais alguns dias em Arraial;
- Ter alugado um apartamento foi maravilhoso e fez toda a diferença nessa viagem;
- Não fizemos nenhum tipo de passeio. Eu amo o passeio de barco de Arraial, acho imperdível, mas em época de pandemia não tive coragem de fazer. Fiquei muito chocada com as embarcações lotadas;
- Em Arraial todas as trilhas e acessos para as praias estavam funcionando normalmente. Havia lido que a Praia do Forno estava com acesso limitado e que era obrigatório o uso de máscara durante a trilha, porém quando fomos não vimos nada disso funcionando;
- Não sei o que esperar de 2021, mas acredito que é possível viajar com segurança se cada um fizer a sua parte. Principalmente os prestadores de serviço, pois não adianta lotar um voo, passeios de barco, restaurantes e afins. Não adianta não controlar o acesso às atrações, não limitar a quantidade de turistas, não se fazer cumprir o distanciamento!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole