Corfu: A Ilha Esmeralda da Grécia

Corfu ou Kerkyra (como é chamada pelos gregos) é a segunda maior ilha do arquipélago das Jônicas e a 7ª maior ilha grega, com 580 km². Localizada a ~600 km de Atenas, é considerada a ilha mais verde da Grécia devido a sua riquíssima vegetação, formada principalmente por ciprestes e oliveiras. Corfu é bem montanhosa e suas praias são cercadas por falésias. A ilha abriga mais de 60 praias em seus mais de 200 km de costa, sendo que algumas delas são acessadas por estradas sinuosas, com muitas descidas e subidas. Uma vantagem de Corfu é a sua proximidade com a Albânia, destino que tem entrado no roteiro dos turistas que visitam a ilha, já que são apenas 2 km de distância até a costa de Saranda! Para quem busca outras atrações, Corfu também é bem servida de museus, monumentos, fortalezas venezianas e centros culturais.

Corfu, Como Chegar?

Avião: existem voos partindo de Atenas (~45 min) e de outros países europeus, principalmente durante o verão.

Ferry: também é possível chegar através de ferries vindos de outras ilhas Jônicas, Itália e Albânia. Outra opção seria a partir do porto de Igoumenitsa, no continente (~500 km de Atenas), em um percurso de ~1:10 h de duração. O melhor site para conferir itinerários, empresas, horários e valores dos ferries é o www.gtp.gr/.

OBS: Nós voamos para Corfu (CFU) a partir de Creta, pelo aeroporto de Heraklion (HER). Pagamos 96,48 € para dois + 12,00 € por uma bagagem de 23 kg (o marido não despachou bagagem). Verdade seja dita: essa não é uma combinação prática (Creta + Jônica), pois não existe ligação de ferry entre as ilhas e nem voos diretos, sendo necessário fazer escala em Atenas. Entretanto, funcionou bem no meu roteiro. O ideal para conhecer as ilhas gregas é montar um roteiro com ilhas do mesmo grupo, principalmente para deslocamentos de ferry, porém nada impede de montar um roteiro com ilhas de vários grupos, só tenha em mente que será um pouco mais trabalhoso.

DICA
- Já saímos do aeroporto com o carro alugado. Apesar do transporte público cobrir boa parte da ilha, estar de carro é  sempre a melhor forma de deslocamento;
- Confira o post com as dicas gerais sobre as ilhas gregas aqui no post sobre a Grécia.

Corfu é linda, mas o principal motivo dela estar no roteiro foi por causa de Paxos e Antipaxos, duas ilhas gregas maravilhosas que estavam na minha #wishlist. Em breve vai ter post sobre Paxos e Antipaxos, mas já adianto que para chegar a Paxos, ou você pega um ferry em Corfu ou em Igoumenitsa (~500 km de Atenas) - Para Antipaxos o acesso é somente de barco via Paxos. Ficamos em Corfu apenas 3 dias, o que é pouco pelo tamanho da ilha. O ideal seria entre 5 a 7 dias, mas optei por priorizar as outras ilhas. Passamos por lugares lindos em Corfu, mas não contornamos a ilha como sempre fazemos nas viagens. Nós desaceleramos um pouco, pois já estávamos há quase 15 dias viajando, sem falar que nós (o marido e eu) passamos mal no segundo dia e acabamos deixando alguns pontos de lado. Provavelmente comemos algo que não caiu bem, já que tivemos os mesmos sintomas (dor de barriga, diarreia, tontura e dor de cabeça). Enfim...

Abaixo vou relatar os locais por onde passamos, mas o roteiro não saiu como eu havia planejado. No primeiro dia a gente estava super bem e visitamos uma parte da Costa Nordeste. Deixamos a região de Paleokastritsa para o segundo dia, pois faríamos o passeio de barco para a Paradise Beach -  a gente estava cogitando alugar um barco para passear por conta própria, mas devido ao nosso mal-estar essa possibilidade foi por água abaixo. No terceiro dia a gente estava melhor, mas acabei abrindo mão do passeio de barco, pois não me senti 100%. Preferi ficar mais quieta, aproveitando um dia inteiro de praia em vez de encarar algumas horas em um barco.

A ilha está dividida em 4 regiões, conforme o mapa abaixo:

Amarela - Costa Nordeste: para mim essa é a melhor parte da ilha! Fazem parte dessa região Ipsos, Barbati, Nisaki, Kaminaki, Agni, Kalami, Kerasia, Avlaki, Kassiopi, Bataria, Kanoni, entre outras;

Verde - Costa Noroeste: Essa região para mim foi a segunda melhor da ilha, mesmo abrigando Paleokastritsa que é uma das praias mais bonitas de Corfu. Outras atrações que compõem a costa Noroeste são o Canal d'Amour, Cape Drastis, Longa, Aghios Georgios, Liapades, Rovinia, Ermones, entre outras;

Rosa - Costa Sudoeste: não achei as praias tão interessantes. Algumas praias dessa região são: Glifada, Aghios Gordios, Halikounas, Kanoula, entre outras;

Azul - Costa Sudeste: também não achei as praias tão interessantes. Algumas praias dessa região são: Kavos, Mesonghi, Tsaki, Benitses, entre outras.

Fonte: www.corfu-kerkyra.eu

OBS

- Infelizmente uma parte das minhas fotos de Corfu foram "perdidas", pois estão em um HD externo que não abre mais (coisas que só acontecem comigo);

Um ponto negativo da ilha é que algumas estradas de acesso para as praias são super estreitas, e mesmo sendo "mão dupla" não passam 2 carros ao mesmo tempo! Sem falar que o semáforo não estava funcionando 100% na época em que estivemos nela;

Existem alguns pontos bem famosos na ilha, mas que não me atraíram tanto assim, como é o caso do Canal d'Amour em Sidari e Cape Drastis em Peroulades, as formações rochosas são bem bonitas, mas nada que me interessasse.

1) Paleokastritsa: A região de Paleokastritsa abriga 5 pequenas praias lindas e protegidas,  formadas por areia e seixos. Sem falar que é o vilarejo mais famoso da ilha, rodeado por hotéis, Resorts, lojas e restaurantes. A praia principal se encontra aos pés do mosteiro e conta com chuveiros, banheiros públicos, serviço de barco táxi e um centro de mergulho, espreguiçadeiras e guarda-sóis para alugar.

Nós subimos até o mosteiro para termos uma visão de Paleokastritsa. Apesar de não achar o mosteiro interessante, essas flores deixam qualquer cenário charmoso e a vista lá de cima é maravilhosa!

DICA

- A partir de Paleokastritsa saem passeios de barco e uma das praias mais bonitas de Corfu é acessível apenas pelo mar: Paradise Beach. Ela é cercada por enormes falésias brancas bem diferentes. Tivemos que abrir mão de conhecê-la devido ao nosso mal estar;

- Também existe a opção de alugar um barco para passear por conta própria (~110 €). Muitos turistas fazem esse passeio e dizem ser muito tranquilo. Não é necessário ter nenhum documento para pilotar os barquinhos. Confira aqui.

2) Liapades Beach: pertinho de Paleokastritsa, é mais uma praia linda e com água turquesa. A praia conta com restaurantes, cadeiras e guarda-sol para alugar.

3) Porto Timoni: consiste em uma linda baia dupla, próximo à vila de Afionas. A vista do mirante é linda, porém o acesso é fadigoso. Uma trilhazinha longa e estreita com muitas pedras pelo caminho. A forma mais cômoda para acessar as praias é através de barcos que partem da praia de Agios Georgios. Você pode combinar um horário para o barqueiro te buscar. Não há estrutura no local, a dica é levar água e lanchinho. Infelizmente não tenho as fotos de Porto Timoni.

Nós fizemos a trilha até o ponto do mirante e voltamos, pois o tempo mudou no meio do caminho, ficando super nublado. Durante a trilha nos deparamos com essa bela vista de Agios Georgios Beach, uma das principais praias de Corfu. Nela está disponível uma variedade de atividades aquáticas, mas nós só a vimos de cima.

Agios Georgios Beach vista da trilha para Porto Timoni.

4) Nisaki Beach: uma das minhas praias preferidas na ilha. O litoral é bem arenoso e rodeado por formações rochosas. A praia de Nisaki é pequena e tem uma coloração incrível. Ela se encontra entre as aldeias de Barbati e Kassiopi.

5) Kaminaki Beach: localizada em Nisaki, é mais uma praia pequena formada por pedrinhas (seixos) e bem tranquila. A estrada de acesso é super estreita e inclinada. O carro quase não subiu! Leve isso em consideração quando for escolher o carro.

6) Agni Beach: paramos nela para almoçar, pois existem vários restaurantes ao redor. O visual é lindo e muito agradável.

7) Kalami Beach: Mais uma praia que eu amei em Corfu. As praias da costa Nordeste são muito parecidas. Todas são lindas, possuem água cristalina, o mar é bem tranquilo e a areia é formada por pedrinhas.

Minha sugestão de 3 dias em Corfu:

1: Paleokastritsa + passeio de barco para a Paradise Beach;
2: Ir de barco para Porto Timoni a partir de Agios Georgios Beach;
3: Conhecer as praias da costa Nordeste: Barbati, Nisaki, Kaminaki, Kalami...

DICA: Como relatei acima, dois pontos bem famosos, mas que não me interessaram foram o Canal d'Amour e Cape Drastis. Se tiver interesse, vale a pena acrescentá-los ao roteiro e terminar o dia no 7th Heaven Cafe - o local é muito procurado e indicado para apreciar o pôr do sol. Vi muitas reclamações sobre o atendimento, mas também vi muitos elogios. Como não fomos eu não tenho o que falar.

Bom, Corfu é uma delícia! Nos hospedamos em Gouvia, um charme de lugar! Vilazinha bem tranquila, com opções de restaurantes, hospedagens e lojinhas.

Uma das minhas quedas pela Grécia é a facilidade de encontrar cerejas frescas em qualquer mercadinho! Todos os dias a gente passava no mercado para comprar cereja para o lanche. O hotel ganhou meu coração quando vi cerejas no café da manhã. Sem falar nas outras delícias, como iogurte grego (reduntante, eu sei kkkk) e creme de avelã!

Gente, eu nunca havia visto essa flor antes e fiquei encantada por ela. Vi pela primeira vez em Corfu e depois em outras ilhas como, Paxos, Maiorca e Menorca. Ela é linda é bem interessante. Alguém conhece essa planta? Sabe o nome? Passamos por canteiros cheios dela. Parecia mato kkkkk.

Eu sou enlouquecida por imãs e sempre trago alguns de recordação para enfeitar a minha geladeira e o meu painel de fotos (que na verdade uso para expor os meus imãs)! É o meu souvenir preferido.

DICA: A partir de Corfu nós seguimos para Paxos. A empresa que faz a travessia para Paxos é a Kamelia Lines, localizada em Kerkyra.

See you later!

FONTES: atcorfu.com; corfu-kerkyra.eu; greeka.com.