Creta: A Gigante da Grécia!

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Creta, a gigante da Grécia, também é conhecida como a Ilha de Zeus! Segundo a mitologia grega, foi em uma caverna de Creta onde a deusa Rhea escondeu o recém-nascido Zeus. ilha também é famosa pela Lenda do Minotauro, criatura metade homem e metade touro. Arrisco a dizer que Creta é uma síntese perfeita do que é a Grécia, pois se trata da maior e mais montanhosa Ilha Grega, abrigando muita história, paisagens incríveis, culinária deliciosa e algumas das praias mais bonitas da Europa.

Como falei no post sobre as Ilhas Gregas, Creta não se encontra em nenhum grupo, como as ilhas Cíclades, as ilhas do Dodecaneso ou as ilhas Jônicas, por exemplo. Creta por si só, basta! Localizada ao Sul do Mar Egeu (Aegean Sea), são mais de 8.900 km² com mais de 400 praias, distribuídas entre 4 prefeituras: Chania, Rethymnon, Heráklion e Lasithi (Agios Nikolaos). Como a Ilha é ENORME, as distâncias podem atrapalhar na hora de montar um roteiro. Por isso, o ideal é estar de carro e montar base em diferentes cidades para ir conhecendo os lugares por partes, se hospedando próximo das atrações que quiser conhecer. 

DICAS: para as fotos - é só clicar em cima para ampliar e para os vídeos - selecione a  qualidade 1080p para assistir em HD.



OBS: O post ficou enorme, pois é um resumo das melhores atrações da ilha, com bastaaaante foto e dica de lugares extras.


Como Chegar a Creta?


Nós fomos para Creta a partir de Santorini e as opções eram ferry ou avião. Optamos pelo avião, pois o ferry estava mais caro, os horários não eram bons e eu queria chegar direto em Chania. Mesmo fazendo escala em Atenas, para o meu roteiro, ir de avião foi a melhor opção. Chegamos pelo Aeroporto de Chania (CHQ), pela companhia Aegean Airlines. Pagamos 101,00 € nas passagens para 2 e mais 12,00  por uma bagagem de 23 Kg - o marido não despachou bagagem. 

Caso prefira ir de ferry, existem várias opções partindo de Santorini (porto Athinios - ATI), com chegada pelos portos de Rethymnon (RET) ou Heráklion (HCR). A melhor escolha vai depender do SEU roteiro. Para tentar facilitar a vida de quem prefere montar seu próprio roteiro, sugiro consultar o site www.gtp.gr/Melhor site da vida! Nele é possível ver TODOS os itinerários e as empresas correspondentes. São inúmeras empresas com os mais variados trajetos. Esse site ajuda muito a escolher a melhor opção. Algumas empresas não possuem página na internet, mas a maioria possui e você consegue acessar e comprar online!



Praias e Atrações em Creta:

CHANIA 


De acordo com o site de Creta, Chania abriga 91 praias e mais 9 praias que estão localizadas na Ilha de Gavdos! Pensa na infinidade de opções de roteiro!!! As nossas paradas estão destacas no mapa abaixo: 


Chania é uma boa opção para fazer base, pois ela está no meio de Kissamos e Rethymnon, que são os lugares com as praias mais lindas.

Nossa 1ª parada foi em Stavros, uma pequena aldeia à beira-mar localizada na península de Akrotiri. Stavros é distrito de Chania e por causa da proximidade com o aeroporto nos hospedamos na região. Escolhemos o hotel Kavos Beach Apartments & Studios a menos de 10 km de distância. O hotel foi um excelente custo x benefício! SUPER recomendo!

1 - Praia do Hotel Kavos: O Hotel tinha uma "prainha particular" de pedrinhas, bem em frente a área da piscina. Como não vejo a menor graça em piscinas, ainda mais com tantas praias gregas impecáveis, corri para admirar e curtir a natureza ao redor do hotel.

Grécia

Grécia

Grécia



Grécia

Grécia

Grécia

2 - Stavros Beach: Localizada a menos de 2 km de distância do Hotel Kavos, a praia de Stavros é dividida em duas partes que estão a ~200 metros de distância uma da outra. Um lado ganhou fama após aparecer em cenas do filme "Zorbas o grego", com Anthony Quinn dançando a dança Sirtaki, em 1964. O cenário é formado por uma lagoa de águas rasas, calmas e cristalinas, com uma enorme montanha em forma de camelo de fundo - só eu que não enxergo uma camelo nela??? 

Stravos Beach - Creta, Grécia


Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Já no lado menos famoso, a praia é mais extensa e o mar um pouco mais agitado, pois não é protegido pela montanha. Ali perto é possível ver os restos da antiga pedreira que era usada para extrair calcário.

Stravos Beach - Creta, Grécia



Stravos Beach - Creta, Grécia

Stravos Beach - Creta, Grécia

Confira no vídeo abaixo um pouco da região de Stavros:



3 - Seitan Limania (ou Stefanou Beach): Essa é uma das praias mais famosas, exóticas e bonitas de Creta. O visual é impressionante, embora o nome não seja muito convidativo: Seitan Limania = portos de satanás! =O haha. Está localizada a ~22 km de Chania, também na península de Akrotiri. O acesso por terra é um pouco complicado, mas totalmente possível. A partir da estrada já é possível perceber que esse não é um destino simples. Para chegar ao estacionamento, de onde seguimos por uma trilha, é preciso passar por uma estrada estreita, super inclinada e sinuosa, beirando o precipício! Após estacionar, ainda é preciso descer pelo penhasco, em um caminho péssimo, não demarcado, estreito e cheio de pedras soltas. Boa parte da descida é feita com o auxílio das mãos, apoiando nas pedras mesmo. Não é aconselhável ir de chinelo, nós usamos aquelas sapatilhas de mergulho e foi bem tranquilo. Muita gente indica usar tênis e também papete. Fica a dica!

OBS: Outra opção seria contratar um barco para acessá-la facilmente, mas eu JAMAIS descartaria vê-la de cima! Mesmo se escolher ir a Seitan Limania de barco, não deixe de incluir uma visita ao mirante para vê-la de cima!!!

Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia



Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia

Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia

Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia



Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia

Seitan Limania (Stefanou Beach) - Creta, Grécia

OBS: Por aqui há muitas cabras que costumam roubar comida e fazer xixi no que estiver pelo caminho! Hahaha! É bizarro! Sem falar que elas correm pelo penhasco como se estivessem caminhando em um local plano!

Confira um pouco de Seitan Limania no vídeo abaixo:


VÁMOS: Escolhi essa região para ter acesso mais fácil a outras atrações, como a praia Ombrosgialos e o Lago Kournas.

4 - Ombrosgialos Beach (Plage D'ombrogialos ou Ompros Gialos): Eu nunca tinha visto fotos dela em blogs ou no instagram. Acabei "descobrindo" esse pequeno paraíso no site de Creta. A praia está localizada a ~26 km a Leste de Chania, na região de Apokoronas. O visual é incrível! Há uma Taverna muito bem falada pelos pratos com peixe fresco, mas quando fomos estava fechada.



Ombrosgialos Beach - Creta, Grécia



Ombrosgialos Beach - Creta, Grécia

Ombrosgialos Beach - Creta, Grécia

Confira no vídeo abaixo um pouco de Ombrosgialos:



5 - Lake Kournas: Está localizado a ~43 km de Chania, também em Apokoronas. É o único lago natural de Creta, sendo uma área protegida pelo Programa Natura 2000. A coloração da água impressiona e a cadeia de montanhas ao redor contribui para que a paisagem seja maravilhosa! Essa parte escura do lago é por causa de ervas daninhas. Ele é super raso no início, mas a sua profundidade máxima foi estimada em 22,5 metros.

Lago Kournas - Creta, Grécia

Lago Kournas - Creta, Grécia

Lago Kournas - Creta, Grécia



Lago Kournas - Creta, Grécia

Lago Kournas - Creta, Grécia



Uma dica de atividade bem gostosa é alugar um pedalinho e dar a volta no lago. É uma delícia de passeio e no caminho é possível ver muitos peixes e tartarugas. Do outro lado tem uma faixa de areia branquinha, mas é bem lamacenta! Muito estranho de pisar. Após o passeio de pedalinho nós aproveitamos para almoçar em um dos restaurantes com essa vista espetacular para o lago. Depois do almoço eu aproveitei para curtir a minha boia! Haha.



Lago Kournas - Creta, Grécia
Almoço com "A" vista!

Confira abaixo o vídeo do Lago Kournas:



KISSAMOS: A região de kissamos (ou Císsamos) está a quase 1 hora de Chania (são ~38 km) e abriga nada menos que Balos Lagoon e outras praias como Elafonisi, Falassarna e a ilha Gramvousa, por isso preferi montar base nela, ao invés de fazer bate-volta de Chania.

Balos Beach (ou Balos Lagoon): A famosa lagoa de Balos está localizada a ~56 km de Chania (~1 hora e meia) e a 15 Km de Kissamos (~40 minutos). É a praia mais exótica, famosa e incrível da Ilha! Ela está em meu Top 3 da Grécia, atrás apenas de Navagio Beach (em Zakynthos) e da Caldera de Santorini! A paisagem é ESPETACULAR! Um enorme banco de areia divide o mar em pequenas lagoas, com vários tons de azul e verde, formando um degradê único!!! Balos é sensacional!!! A cada passo a água muda de cor! Fiquei deslumbrada!!! A região também é protegida pelo Programa Natura 2000.

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Para acessar o paraíso é preciso passar por uma estrada de chão péssima! São ~7 km e esse percurso demora +/- 30 minutos! Depois, ainda temos que caminhar por mais 1,5 km de trilha + escadaria esculpida nas rochas. A trilha em si é tranquila, porém, embaixo de um sol escaldante e com calor de deserto, a distância parecia ser de uns 5 km!!! Balos é uma área protegida, por isso é cobrada uma taxa de 1,00  por pessoa. Nós ficamos quase o dia todo nela e pagamos 9,00  por 2 espreguiçadeiras com guarda-sol.

Vista do estacionamento.

Vista do caminho para Balos.

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Grécia

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

OBS: A gente NUNCA paga por cadeiras e guarda-sol, pois não costumamos ficar o dia todo na mesma praia. Quando resolvemos parar e sentar um pouco, sempre aproveitamos as sombras das árvores e tal, porém em Balos não existe essa opção porque não tem sombra! É impossível passar o dia nela sem se proteger do sol em algum momento. Também tem a opção de comprar um guarda-sol no mercado para levar para as praias. Se o seu perfil de viagem é aproveitar a mesma praia por algumas horas, vale a pena.

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

Balos Beach (Balos Lagoon) - Creta, Grécia

OBS: Difícil escolher apenas algumas fotos de Balos para postar, pois ela é SUPER TOP! Uma das praias mais lindas do mundo! Para conferir as outras fotos desse paraíso acesse o post sobre Balos Lagoon.

OBS: O acesso também pode ser feito de barco, mas não da para ignorar a vista que se tem do mirante! É inaceitável ir a Balos e não vê-la de cima!!! Ela é grandiosa e só temos essa visão do alto. 

DICA: Caso prefira ir de barco, a dica é fazer um "esforço" e subir até o mirante para ter "A VISTA"! 

OBS: Tem uma pequena lanchonete que vende bebidas (café, café gelado, água, refrigerante...) e sanduíches prontos - horríveis por sinal! Leve seu próprio lanche! Eu amo ir nos mercadinhos e comprar coisinhas para lanchar durante o dia.

Confira no vídeo abaixo um pouquinho de Balos:



Meri Pigadi Beach: Voltando de Balos avistamos essa pequena praia e resolvemos parar um pouco. Ela fica bem no início da estrada de acesso a Balos. Quando descemos do carro vimos um grupo de amigas totalmente sem roupa, que ficaram bem desconfortáveis quando chegamos. Elas foram mais para o fundo tentando se "esconder" e eu tentei registrar um pouco sem que elas aparecessem.

Grécia

Grécia

Grécia

Grécia

Confira abaixo um breve vídeo de Meri Pigadi:


Gramvousa Island: A ilha de Imeri Gramvousa está localizada em frente a Balos, a apenas 3 km de distância, sendo mais uma área protegida pelo Programa Natura 2000A ilha é lindíssima! O mar é bem turquesa, porém o céu estava com muitas nuvens nesse dia. Ficava um tempo com sol e um tempo nublado. Confesso que perdi a paciência de ficar esperando aquele monte de nuvens passar e acabei fotografando do jeito que estava mesmo.



Grécia

Grécia

Grécia

A 137 metros de altura está uma histórica fortaleza veneziana, com uma linda vista. Cheguei a ver alguns vídeos com o dia bem ensolarado e o visual era incrível, mas com o dia nublado eu não animei subir para conferir a vista. Precisa de disposição para subir a escadaria e explorar a região. Eu passei a vez e fiquei curtindo o mar que estava morninho! 

Grécia

Grécia

Grécia

Grécia

Fizemos o passeio para Gramvousa a partir do Porto de Kíssamos (~1 hora o trajeto), permanecemos por ~2 horas e meia e seguimos para Balos. Compramos os bilhetes pela empresa Cretan Daily Cruises e custou 27,00 € por pessoa.

Confira um pouco de Gramvousa no vídeo abaixo:


Falassarna Beach: Localizada a ~17 km de Kissamos, essa é uma das praias mais famosas e bonitas da ilha. Falassarna já foi eleita como a melhor praia de Creta e uma das 10 melhores praias da Europa. Ela é bem extensa, conta com serviço de Beach Club, chuveirinhos e atividades aquáticas, o que agrada grande parte dos turistas. São quase 3 km de mar azul turquesa e areia rosada. Um lindo Contraste!!! Nós chegamos por volta das 16 horas e fomos direto almoçar. As fotos e o vídeo foram feitos quase 18 horas e a água continuava clarinha! Confesso que queria ter voltado no sol de 12:00, mas priorizei seguir com o roteiro.

Grécia

Grécia

Grécia

Confira no vídeo abaixo alguns segundos dessa água azul e areia rosada em Falassarna!!!



Elafonisi Beach: Localizada a 39,5 km de Kissamos, em Paleochora, é considerada a praia mais bonita de Creta, depois de Balos, claro! Ela também é protegida pelo Programa Natura 2000. Elafonisi é maravilhosa! Tem dunas, bancos de areia que formam várias piscininhas, é extensa e possui áreas para todos os gostos: desde Beach Clubs até cantinhos mais desertos.

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia



Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Elafonisi Beach - Creta, Grécia

Kedrodasos Beach: Está localizada a ~40 km de Kissamos, em Paleochora, a pouco mais de 1 km de Elafonisi. Para acessá-la é preciso fazer uma pequena trilha a partir do ponto do estacionamento. A praia é cercada por muuuitas árvores e aproveitamos as sombras delas - estendemos a canga e lanchamos por ali mesmo (sem deixar lixo, obviamente!). Em Kedrodasos nenhum tipo de serviço está disponível. A dica é levar lanche, água, canga/toalhas e etc.

OBS: Por ser mais escondida, ela é procurada para o nudismo. Vimos muitos jovens e idosos peladões! Quase não fotografei porque eram nudes para todos os lados kkkkk. 



Grécia

Kedrodasos Beach - Creta, Grécia

Kedrodasos Beach - Creta, Grécia

Kedrodasos Beach - Creta, Grécia

Kedrodasos Beach - Creta, Grécia

Kedrodasos Beach - Creta, Grécia

Confira no vídeo abaixo um pouco das praias Elafonisi e Kedrodasos:



RETHYMNON

Outra base que fizemos foi em Rethymnon, uma cidade deliciosa e charmosa que abriga quase 50 praias. Não deixe de passear pela Old Town! As praias escolhidas nessa região foram Skinaria, Damnoni e AmmoudakiDurante o caminho para as praias passamos por paisagens lindíssimas em meio ao Canyon Kourtaliaton. Existem mirantes pela estrada para admirar e fotografar.

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Canyon Kourtaliaton - Creta, Grécia

Skinaria Beach (ou Shinaria): Está localizada a 33 km de Rethymnon, na região de Plakias. O caminho para chegar até ela passa por uma estreita estrada com uma linda vista, são ~2 km. Skinaria é considerada um dos melhores locais para mergulho da ilha. Não é por acaso que a maioria dos centros de mergulho de Creta incluem ela no roteiro. 

A praia é cercada por rochas, do jeito que amo! A água é turquesa e o fundo do mar é bem rochoso. O cantinho direito é a melhor parte. A areia é formada por pedrinhas (seixos finos).

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Skinaria Beach - Creta, Grécia

Momento fofura! Fomos pegos de surpresa por uma "família" de cabras/bodes que estava passeando e fechou a estrada! Haha. Coisa mais inusitada e linda, gente! Detalhe que elas estavam sozinhas! Sem ninguém para guiá-las.


Confira abaixo um breve vídeo sobre Skinaria:


Damnoni BeachEstá localizada a 35 km de Rethymnon, também na região de Plakias (~5 km de distância). Damnoni faz parte de um complexo de praias e a partir dela da para ir caminhando para as outras que são: Ammoudi, Klisidi e Ammoudaki (ou Small Ammoudi), sendo essa última uma praia de nudismo. Na foto abaixo da para ver a distribuição das praias:

FONTE: cretanbeaches.com

Damnoni conta com chuveirinhos, lanchonetes, restaurantes, serviços de aluguel de cadeiras e guarda-sol, centro de mergulho, etc. O mar é azulzinho e com rochas no fundo.

Damnoni Beach - Creta, Grécia

Damnoni Beach - Creta, Grécia

Damnoni Beach - Creta, Grécia


Damnoni Beach - Creta, Grécia

Damnoni Beach - Creta, Grécia

Damnoni Beach - Creta, Grécia

Confira um pouquinho do mar de Damnoni no vídeo abaixo:



O problema (para mim que gosto de fotos) de algumas praias mais escondidas são os nudes! Haha Vimos muita gente peladona em Ammoudaki (praia de nudismo) e em algumas outras. Como muitas mulheres fazem topless, o que é bem comum na Europa, eu acabei nem fotografando algumas praias. Fiz essa foto de Ammoudaki de cima da estrada para mostrar como o mar é azulzinho, mas preferi ficar em Damnoni.

Grécia

HERAKLION (ou Iraclio ou Heraclião)

Capital de Creta e berço da civilização Minóica, a mais antiga civilização do continente europeu e uma das maiores da humanidade, Heraklion possui alguns dos maiores sítios arqueológicos da Grécia, como o Palácio de Knossos que está diretamente ligado ao mito do labirinto com o minotauro - o labirinto teria sido construído no subsolo do palácio para aprisionar a criatura. 

Knossos está localizado a ~15 minutos de distância da Fortaleza Koules. Se tiver interesse vale a pena passar 1 dia inteiro nessa região - ou mais, depende das suas prioridades. Eu não me interessei pela parte cultural e nem pelas praias de Heraklion. Fizemos nossa última base nas redondezas da Fortaleza Koules, pois na manhã seguinte o nosso voo sairia do Aeroporto de Heraklion (HER).

Heraklion, Creta

Fortaleza Veneziana de Koules

Creta, Grécia

Heraklion, Creta
Porto de Heraklion.

OBS: Nós retiramos o carro no aeroporto de Chania e devolvemos no aeroporto de HeraklionPagamos 27,50  por dia e mais 25,00  de taxa pela devolução em outra cidade.

OBS: Tem muito mais para ver em Creta. A ilha é enormeeee! Dá para passar entre 10 e 15 dias tranquilamente. Não incluí a parte histórica no meu roteiro, pois meu interesse estava apenas nas praias. Se eu tivesse tempo teria feito de tudo, mas eu gostaria de ter ficado mais uns 4 dias para conhecer as Ilhas GavdosChrissi e a região de Loutro. Fica a dica!!!

No mapa abaixo eu destaquei alguns pontos para vocês terem uma noção da localização:


Ilha de Gavdos - É uma pequena ilha que pertence à Prefeitura de Chania, com apenas 30 Km² (10 km de comprimento e 5  km de largura). A dica é fazer um passeio de barco para contornar a ilha. São 9 praias, mas a que parece ser mega incrível é Tripiti Beach.

Loutro - É uma pequena vila à beira-mar, a ~71 km de Chania. A dica é fazer um passeio de barco passando por algumas praias da região como Glyka Nera e Marmara.

Chrissi Island - A ilha pertence a prefeitura de Lassithi e a dica também é contratar um barco para conhecer algumas praias maravilhosas, como Belegrina, Vages Beach e Kataprosopo.

DICA: Outros destinos famosos e procurados por muitos turistas são: 

Preveli Beach: Pertence a prefeitura de Rethymnon, são ~35 km de distância. A paisagem é bem diferente, pois de um lado tem o rio e do outro a praia. O rio está localizado dentro de um canyon, é bem estreito e cercado por palmeiras. O visual é muito bonito, mas nada que me atraísse até lá.

Vai: Pertence a prefeitura de Lasithi e abriga mais de 5 mil palmeiras! É a maior reserva de palmeiras da Europa. Não achei que valia a pena o deslocamento para conhecê-la. São quase 3 horas de viagem (~150 km).

Bom, assim termino esse post sobre Creta! Uma ilha incrível e que me surpreendeu demais! Ainda pretendo voltar!!!

See you later!

FONTE: www.chania-vacation.com - www.chania.org.uk/stavros.html - www.cretanbeaches.com - www.creti.co/blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole