Santorini: Uma Paisagem Única no Mundo!

Imerovigli - Santorini - Grécia
Uma das vistas mais espetaculares que já vi fica em Imerovigli.


SANTORINI


Uma paisagem ÚNICA no mundo! Essa é a melhor definição para Santorini. Foi onde Cousteau procurou a cidade perdida de Atlântida! Baseado em dados geológicos, mitológicos, em fontes históricas (pergaminhos egípcios e no Antigo Testamento) e na forma como a população que ali vivia foi destruída, estudiosos acreditam ser aqui o local da civilização perdida! SERÁ??? Muita gente não sabe, mas Santorini consiste em um vulcão, ainda ativo! As ilhas que formam esse lugar incrível surgiram como resultado de centenas de milhares de anos de atividade vulcânica, que foi responsável por causar um colapso na parte central do vulcão, deixando-a submersa e originando um novo cenário: a deslumbrante Caldera. É uma vista de cair o queixo, de te deixar extasiado, deslumbrado, fascinado, maravilhado, encantado, grato e constrangido por tamanha imponência dessa natureza criada por Deus! "NÃO SEI LIDAR" foi a frase que resumiu a minha vida enquanto estive em Santorini. Na verdade, essa é a frase que resume a Grécia na minha vida!!!

Grécia
Vista do vulcão a partir de Firostefani.

Até então, Navagio Beach (considerada a praia mais bonita do mundo, localizada em Zakynhtos), era o meu Top 1 da vida! Realmente aquele cenário é chocante e surpreendente, porém, acredito eu, que em nenhum lugar do mundo você vai ver uma paisagem como a de Santorini! A ilha estava no meu Top 2 da Grécia e estou para te contar que foi o lugar mais espetacular que meus olhos já viram! Ela é famosa por suas casinhas brancas e igrejinhas de cúpula azul, mas Santorini vai muito, muito além! Aquela vista da Caldera, cercada por penhascos de 300 metros de altura em formato de meia-lua, é única! Completamente singular!

Grécia
Apaixonada por essas rochas! Vista de Oia.


Sobre Santorini


  • Faz parte do arquipélago das Cíclades e foram assim chamadas por formarem um "círculo" ao redor da ilha sagrada de Delos, no sul do Mar Egeu;
  • O vulcão de Santorini provoca uma catástrofe a cada 20 mil anos, segundo estudos científicos. A última erupção foi em 1613 a.C. e lançou à atmosfera 150 milhões de toneladas de minerais;
  • A violenta erupção do vulcão foi associada com a destruição do povoado de Akrotiri. Assim como em Pompéia, na Itália, em Akrotiri há um Sítio Arqueológico onde podem ser vistas as escavações da vila que foi soterrada.


  • Santorini é facilmente reconhecida através das fotos por causa de suas tradicionais casinhas brancas e igrejinhas com cúpula azul:

Igrejinha com cúpula azul

Igrejinhas típicas em Oia


  • Coisas que ninguém te conta: Santorini não é um destino de praias paradisíacas como vemos em outras ilhas gregas. Suas praias são bem peculiares, uma vez que estamos falando de solo vulcânico. Deixe para curtir praia em outra ilha e dedique seu tempo em Santorini para caminhar e admirar a Caldera;
  • O que faz Santorini ser única é a sua paisagem! Aquela vista merece ser admirada ao máximo! A melhor atividade aqui é caminhar! Caminhar muito e se perder pelas ruelas. Se você gosta de fotografar, essa é a ilha mais fotogênica de todas!!!
  • Eu jamais iria para Santorini para ficar nas praias, pois não acho que seja uma troca válida. Se não for para passear pelas vilas e contemplar a Caldera de todos os ângulos possíveis, não vá para Santorini!
  • Ainda assim, vale a pena conhecer alguma prata de areia preta e a praia vermelha (Red Beach) com seus paredões avermelhados. Acho que merecem muito a visita, pois a gente não está acostumado com esse tipo de paisagem. São praias super diferentonas e vale o passeio por causa do visual.

Grécia
Red Beach e seus paredões vermelhos, uma paisagem linda!

  • Santorini pode ser um destino de pura ostentação, mas GRAÇAS A DEUS a ilha não se resume àquelas luxuosas suítes penduradas na Caldera, com banheira de hidro, piscina privativa e etc. O glamour de Santorini fica por conta da sua natureza única e imponente, que ostenta uma das paisagens mais incríveis do mundo!
  • Se engana quem pensa que só terá AQUELA vista se ficar hospedado em um desses hotéis. Em TODA a ilha é possível avistar a Caldera dos mais belos ângulos! São inúmeros caminhos entre ladeiras e escadarias que levam à beira dos penhascos com aquele visual UAU!!! 
  • Veja bem, não estou criticando quem se hospeda nas suítes mais luxuosas da ilha, quem procura uma viagem de luxo e tal. Se você pode pagar por isso acho super válido! Apenas estou deixando claro que ninguém precisa estar em uma dessas suítes para ter acesso às melhores vistas da Caldera. Qualquer pessoa pode viver o melhor de Santorini, sem precisar vender um rim!
  • Eu me hospedaria na melhor suíte da ilha e ficaria pleníssima! Kkkkk O que não vale é deixar de explorar a ilha para ficar o dia todo na piscina do hotel;
  • Uma coisa é certa: se quiser conhecer a ilha é preciso andar, andar muito! Isso ninguém consegue fazer estando dentro de um quarto de hotel, seja ele qual for!

Imerovigli - Santorini
Pelos caminhos de Imerovigli.

Visual incrível a partir de Imerovigli.

  • Santorini é famosa pelos seus vinhos que são considerados excepcionais, produzidos em vinhedos de solo vulcânico. Se você aprecia essa bebida a dica é visitar alguma vinícola para fazer degustação. São várias vinícolas na ilha e os valores variam de acordo com o tipo de degustação (custam entre ~15,00 a 50,00 €). A Santo Wines (acesse aqui), no vilarejo de Pyrgos, é bem famosa e possui um restaurante com uma bela vista para a Caldera;
  • A ilha é considerada um dos destinos mais românticos do mundo e um dos mais cobiçados para a realização de cerimônia de casamentos.

Cenário de casamento em Firostefani.

  • Possui o pôr do sol mais famoso do mundo e dizem ser o mais bonito de todos! Realmente é mágico! Apreciar esse momento do dia em Santorini é um acontecimento! Centenas de turistas disputam o melhor lugar, sendo Oia (a pronúncia é "ía") o mais procurado e, por isso, o mais muvucado também;
  • Nós assistimos a 4 pores do sol e apenas 1 deles foi em Oia. Os mais bonitos foram vistos a partir de Fira e uma coisa é certa: você não precisa estar em Oia para apreciar o melhor pôr do sol. Você pode acompanhar esse momento de vários cantos da ilha, como:
  1. Akrotiri - uma dica seria no restaurante/café Caldera View; 
  2. Fira, Firostefani ou Imerovigli - seja a partir das ruelas ou de algum dos muitos restaurantes com vista para a Caldera; 
  3. Skaros Rock - essa seria outra opção, pois tem uma das vistas mais sensacionais da ilha (falo mais dela abaixo);
  4. Ammoudi Bay - um ponto estratégico para esse momento. Deixe para conhecer Ammoudi no fim do dia e aproveite para jantar enquanto assiste o sol se pôr;
  5. Sunset Cruise/Catamarã Sunset Cruise - existem várias opções de passeios de barco que servem bebidas e até jantar para curtir o pôr do sol diretamente do mar.

Pôr do sol em Santorini




  • Existem vendedores de frutas em alguns pontos da ilha que vendem morangos, uvas, cerejas e outras frutas em potinhos por ~4,00 €. NÃO deixe de provar as cerejas frescas! São deliciosas! Viciei total e quase todos os dias a gente ia no mercado comprar alguns gramas de cerejas. Compramos cerejas em vários mercados por onde passamos. Ficamos 3 semanas na Grécia e compramos cerejas em Santorini, Creta, Corfu, Paxos e Atenas.
  • A dica é visitar os mercadinhos e comprar frutas, iogurtes e outros lanches para aguentar as caminhadas, seja em Santorini ou em outro destino, principalmente nos destinos de praias.
  • Sou apaixonada por gatos e na Grécia esses bichanos dominam o terreno. São muitos amores de quatro patas por todos os lados e os gregos sempre deixam água e ração para eles nas ruas. Um amor, gente! Por onde eu passei eu apertei alguns, sou Felícia mesmo!!!

Um dos muitos bebês de quatro patas de Santorini.

  • São dois portos principais em Santorini: Athinios (ATI) e Old Port, o Porto Antigo. O porto de Athinios está localizado no vilarejo de Pyrgos e o Porto Antigo está localizado em Fira. De ambos partem os ferries que levam para outras ilhas gregas e para o continente, assim como os inúmeros passeios de barco pela ilha. O acesso ao porto de Fira é a partir de uma escadaria com mais de 580 degraus ou por teleférico (Cable Car);
  • Nem vou citar os burrinhos que são explorados TODOS OS DIAS, levando e trazendo turistas e suas bagagens. Achei o fim, péssimo, um absurdo!!! Ponto super negativo para Santorini! Na verdade, essa exploração animal acontece em várias ilhas. O apelo que faço é NÃO USEM ESSES ANIMAIS COMO MEIO DE TRANSPORTE! Não colabore com essa prática! Suba e desça de teleférico ou a pé! 

Teleférico e escadaria que dão acesso ao porto antigo, em Fira.

  • ThirasiaAspronisiPalea  Kameni, Nea Kameni (vulcão) e Thira (Fira), formam o conjunto de ilhas denominado Santorini, confira na foto do mapa abaixo:

FONTE: mapasblog.blogspot.com.

  • Santorini possui muitos vilarejos, mas a maioria dos turistas só passeia por Oia e Fira, deixando de lado Akrotiri, Firostefani e Imerovigli. Estou para te contar que a vista mais bonita da Caldera não está em Oia!!!
  • Oia é a vila mais fotogênica, isso é fato! O local é super charmoso e parece uma pintura! A vista é maravilhosa, mas não é a mais sensacional de todas. Como Oia fica na ponta da ilha, a vista mais fotogênica da Caldera, na minha opinião, está entre Firostefani e Imerovigli, pois essas vilas estão localizadas mais para o meio da meia-lua, de onde temos uma visão privilegiada da Caldera.

Vista da Caldera a partir de Imerovigli.

Uma paisagem mais linda que a outra a partir de Imerovigli.

  • A melhor época para visitar as ilhas gregas é entre meados de maio e meados de outubro. O verão mesmo vai de 21 de junho a 21 de setembro, sendo julho e agosto os meses de altíssima temporada - são os meses mais quentes (calor de deserto com temperaturas facilmente acima dos 40 °C!), mais caros e super lotados. Se tiver que escolher entre julho e agosto, saiba que agosto é o auge do verão e das férias na Europa, ou seja, mais caro, mais quente e mais cheio. Maio e outubro são meses de transição, com o tempo mais instável e os dias mais frios, porém são mais baratos e mais vazios. Junho e setembro são considerados os melhores meses, pois já faz calor e a probabilidade de chuva é mínima, sem falar que são mais baratos e mais vazios que julho e agosto. Nós fomos no início de junho e estava perfeito! Bem quente durante o dia, mas fazia um friozinho à noite. Sem falar que em Santorini venta MUITO!



  • Dificilmente eu falo sobre hotéis, pois é algo bem pessoal e cada um paga o valor que quiser e puder. Existem opções boas por ~60,00 € a diária, mas para um hotel bem basicão, sem luxo, sem vista, sem café da manhã, porém confortável. As opções luxuosas, com café da manhã e vista para a Caldera podem custar mais de 800,00 € a diária! Geralmente aquela vista dos sonhos vai te custar entre R$ 1.500,00 - 3.500,00! Claro que existem opções mais baratas e também mais caras. Tudo vai depender do mês, da vila escolhida: se vai se hospedar em Akrotiri, Fira, Firostefani, Imerovigli, Oia... do tipo de quarto: se tem ou não hidro, piscina privativa e etc.;
  • Alimentação é outra coisa bem pessoal. Nós não bebemos nada alcoólico, então as refeições sempre saem mais baratas. Os pratos de comida custam entre ~8,00 e 20,00 €. Dependendo do prato e da bebida que escolher (água, suco ou vinho), uma conta para dois pode custar por volta de 25,00 e 50,00 €. Se optar pelo tradicional lanche grego, o famoso Gyros Pita (sanduíche com carne de cordeiro, porco ou frango, cebola, batata frita e molho de iogurte no pão árabe), ele custa menos de 5,00 € e é uma delícia!
  • Aluguel de carro: nós pagamos 30,00 € na diária e não gastamos nada com estacionamento. Os estacionamentos são gratuitos em Santorini, exceto em Oia, porém nós estacionamos por lá e não pagamos nada.

Hotel em Imerovigli.

Sobre as Vilas



Santorini se resume a MUITOS labirintos, ladeiras e escadarias! As vilas são super charmosas, com muitas de suas construções penduradas nos penhascos, sem falar naqueeela vista que eu nunca vou saber lidar. Estou ficando repetitiva, eu sei, mas uma coisa que ninguém te conta é que você vai andar mais do que burro de carga! Haha. Isso se você realmente for conhecer a ilha. Muita gente viaja para Santorini e mal passeia por Oia e Fira, quem dirá passear por Akrotiri, Firostefani, Imerovigli e chegar até Skaros! Acho isso inacreditável, mas cada um com o seu "estilo" de viagem! Nós só fizemos andar nessa viagem e não vimos tudo o que a ilha oferece. Gostaria de ter visto mais, muito mais. É uma paisagem mais espetacular que a outra. Vai por mim, NADA se compara à Santorini!!!

AKROTIRI - É uma região pouco frequentada, ainda mais se comparada à Oia e Fira. Quem passeia por Akrotiri são os turistas que se interessam pelo Museu Arqueológico e aqueles que visitam a Red Beach. Um ponto estratégico é o restaurante/café Caldera View, com um ambiente agradável e uma vista bem diferente da Caldera! As fotos abaixo forma feitas no Caldera View.

Akrotiri






PYRGOSFiquei surpresa quando vi essa paisagem, pois não é tão comum quanto as paisagens que vemos a partir de Oia e Fira. Em Pyrgos está a vinícola mais famosa de Santorini, a Santo Wines, como mencionei anteriormente. Fica a dica para você que tem interesse por vinhos. Me apaixonei por cada canto dessa ilha. Vale super a pena ir de uma ponta à outra, pois cada vista é única!









FIRA (Thira ou Thera) - Localizada a 6 km do Aeroporto de Santorini, é a capital da ilha e a maior das vilas. Ela se encontra exatamente de frente para o vulcão. É onde fica a maioria dos restaurantes, inúmeras lojinhas, mercados e hotéis, além do teleférico (Cable Car), do Porto Antigo e da escadaria cheia de bosta dos burrinhos. Sim, CHEIA de fezes e fedorenta!!! Postei e saí correndo...









FIROSTEFANI - Se une à Fira através de uma ruela estreita que beira o penhasco. Foi um dos lugares que mais gostei em Santorini, por causa da sua localização privilegiada. Por estar entre Fira e Imerovigli, a vista que temos a partir de Firostefani é maravilhosa. 







IMEROVIGLI - Minha vila preferida em Santorini! Se encontra na parte mais alta da ilha e fica de frente para Skaros Rock - uma formação rochosa imponente, de onde é possível ter uma perfeita visão de todo o contorno em formato de meia-lua de Santorini. Devido a sua localização, o primeiro Forte da ilha foi construído em Skaros, no século 15, mas foi destruído por causa dos constantes terremotos e das erupções vulcânicas.





São ~300 degraus bem tranquilos até a sua base. Skaros merece algumas horas, seja pela manhã ou após o almoço, isso vai depender da sua escolha. É uma caminhada sensacional com a melhor vista da ilha! Não sei quanto tempo nós gastamos, mas da para ficar horas e horas andando, fotografando, parando e admirando. Leve 1 garrafa grande de água para cada, pois o calor é puxado e para encarar os degraus da volta você vai precisar! Leve também frutas, algum lanchinho e tal, protetor solar para reaplicar, boné/chapéu e camisa de manga comprida para proteger do sol. Sempre estou de manga comprida por causa do sol.

Skaros toda maravilhosa!!!

Skaros - Imerovigli
Paisagem espetacular a caminho de Skaros.

Não sentei só para a foto, não! Apesar do sol quente, sentei para apreciar e descansar.
 Vontade de chorar com tanta beleza, gente!!!

OIALocalizada a 17 km do Aeroporto de Santorini, é a vila mais famosa e muvucada da ilha, principalmente perto do horário do pôr do sol, pois muitos turistas procuram as ruínas do Castelo de Agios Nikolaos para esse momento do dia. Se você quer ver as casinhas brancas e igrejinhas de cúpula azul, Oia é o lugar! Se perca pelas suas ruelas, pois como falei acima, é a vila mais fotogênica da ilha.





Ammoudi Bay - Um pequeno porto super charmoso e com água bem azulzinha. O melhor ponto para dar um mergulho, segundo muitos turistas. Ela se encontra no final de Oia, com excelentes opções de restaurantes para comer peixe fresco e para apreciar o pôr do sol. É acessível pela escadaria (~250 degraus) ou por carro, passando pela parte de trás. Sabe aqueles icônicos varais com polvos pendurados, vistos em muitas fotos das ilhas gregas? Em Ammoudi também tem! Ah, daqui partem os barquinhos que levam até a vizinha Thirasia! Falarei dela no post sobre o passeio de barco pela ilha de Santorini.

Ammoudi Bay

Ammoudi Bay ao fundo, vista de Oia.








Quantos dias ficar em Santorini??? 


Muita gente passa apenas 1 ou 2 noites em Santorini. Não sei qual é o seu interesse na ilha, mas indico pelo menos 3 dias inteiros. Nós ficamos 4 dias inteiros e eu teria ficado 7, 10, 15!!! Eu gosto de conhecer bem os lugares por onde passo e em Santorini tudo é muito cansativo, pois é ladeira atrás de ladeira. A ilha é relativamente grande e merece ser vivida com calma, talvez 5 ou 6 dias seja suficiente. 

É difícil estipular um roteiro com o que fazer em cada dia em Santorini, pois dá para fazer várias combinações e a ilha merece todos os dias que você puder! A minha dica vai ser do que NÃO PODE FALTAR na sua viagem: passear o máximo que puder pelas vilas: Fira, Firostefani, Imerovigli e Oia, ir até Skaros, conhecer uma praia de areia negra + a Red Beach e fazer o passeio de barco até o vulcão! A paisagem é sensacional! Falarei sobre o passeio em um post separado.

Paisagem magnífica a partir do vulcão!


Como Chegar a Santorini


A partir de Atenas e de outras ilhas gregas é possível chegar na ilha de ferry ou avião - algumas ilhas não possuem aeroporto, só sendo possível chegar pelo mar. As companhias Aegean e Olympic são para voos dentro da Grécia, mas existem outras opções que levam para Santorini, seja partindo de Atenas ou de outras cidades da Europa, como VoloteaRyanair e Vueling. A dica que dou para procurar qualquer voo, para qualquer destino do globo, é o site google.com/flights, pois ele te mostra todas as opções de companhias aéreas e os valores por dia. Já para as empresas e horários de ferries clique aqui, porém os horários e valores só são divulgados próximo dos meses de verão. 

De Piraeus (principal porto de Atenas) há opções de ferries de 5 e até 9 horas de viagem. De avião são menos de 50 minutos.

Uma passagem do Brasil (RJ ou SP) para Atenas custa entre R$ 3500,00 - 5000,00. Claro que os preços podem variar, mas já faz um tempo que venho acompanhando e os valores não mudam muito - de vez em quando aparecem promoções com passagens para Atenas custando R$ ~2500,00 para maio ou junho, mas tem que ficar vigiando! A opção mais em conta que encontrei para junho de 2018 foi um voo de SP (GRU) para Roma (FCO) pela Swiss Air por R$ 2150,00 e de Roma (FCO) para Santorini (JTR) pela Vueling por 90,00 € + 15,00 € para uma bagagem de 23 Kg - valores por pessoa. Compensou muito mais voarmos para Roma, pois as passagens para Atenas estavam mais caras que o combo Roma + Santorini.

É fácil combinar Santorini com várias ilhas do mesmo grupo (Cíclades), com as ilhas do Dodecaneso e com Creta. Duas opções de roteiro seria Santorini + Milos (~2 horas de ferry) e Santorini + Creta (~1:30 de ferry). Além do tradicional roteiro Santorini + Mykonos - essa ilha não me atrai em nada. Gosto é gosto!

Bom, é muita coisa para escrever e mostrar! No próximo post falarei sobre o maravilhoso passeio até o vulcão! See you later!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole