"Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos" (Nietzsche)

Vamos Falar Sobre a Grécia? Dicas Para Conhecer as Ilhas Gregas!


Vamos Falar Sobre a Grécia?!



A Grécia é incrivelmente FASCINANTE! É fantástica, encantadora, surpreendente... Posso citar inúmeros adjetivos, mas, na verdade, nenhum será capaz de descrever esse país. Muuuito, mas muito amor envolvido!!! Quando eu falo para as pessoas que a Grécia é o país dos meus sonhos e meu lugar preferido no mundo, que eu gostaria de poder voltar todo ano e que até moraria por lá, surge aquela pergunta: "mas por que a Grécia?". Porque é um país completo e poucos lugares nesse planeta podem se dar ao luxo disso. A Grécia possui uma das melhores culinárias da vida, museus, ruínas, cidades medievais, uma história riquíssima, festivais, vida noturna agitada e a cereja do bolo: suas milhares de ilhas surreais! Há para todos os gostos, desde praias super badaladas com Beach Clubs disputadíssimos à praias desertas que só são acessíveis por barco ou trilha. Sem falar nas inúmeras cores do mar. Ah, as Ilhas Gregas!

Apesar de nunca ter sido muito fã de história, não tem como ser indiferente ao que a Grécia representa. Berço da democracia, filosofia, literatura, dramaturgia e etc., o país trouxe inúmeras contribuições para o mundo ocidental. Quem nunca ouviu falar em Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras? Ou nos deuses e heróis da mitologia grega, como Zeus, Poseidon, Apolo, Atena, Afrodite? Pois bem, a Grécia é dona da p#%%@ toda e ainda consegue ir além e surpreender com milhares de ilhas, abrigando praias maravilhosas com paisagens únicas!


O maravilhoso Parthenon em Atenas.

Fiquei surpresa com alguns questionamentos que venho recebendo, principalmente que muitas pessoas jamais imaginariam que a Grécia seria um destino incrível para uma viagem dos sonhos, com tantas praias paradisíacas espalhadas em suas ilhas "mágicas". Por isso, esse post vai ser um geralzão sobre as ilhas. Quando me perguntaram o que eu ia fazer na Grécia, se era frio e por que escolher as praias gregas se existe o Caribe, me senti na obrigação de falar um pouquinho sobre esse país pra vocês. Então, se você já conhece e sabe do potencial desse país maravilhoso, pode ser que o post não te interesse.

Esse post talvez fique um pouco cansativo, pois vai ser muito texto! Entretanto, se você tiver interesse em conhecer a Grécia e entender um pouco sobre a logística das ilhas, esse post pode te ajudar. Eu sempre li muito sobre as ilhas e já pesquisei bastante fotos das praias e vídeos no Youtube. Assim, deu para ter uma boa noção do que me agrada e quais ilhas quero conhecer. Dá trabalho, mas é assim que a gente descobre o nosso próprio roteiro dos sonhos!


Sobre as Ilhas Gregas



Como falei, muita gente não faz a menor ideia de que a Grécia tem praias dignas de Caribe ou apenas dignas de GRÉCIA, apenas. Mais justo assim. São 6 MIL ilhas e ilhotas espalhadas entre o Mar Egeu (Aegean Sea) e o Mar Jônico (Ionian Sea), ambos fazem parte do Mar Mediterrâneo, sendo que, dessas 6 mil, "apenas" 227 ilhas são habitadas. O arquipélago grego ocupa 7500 km do litoral total de 16.000 km do país. Pensa! É muita ilha linda para ser visitada. Algumas fazem parte do meu roteiro dos sonhos, mas cada vez que paro para pesquisar sobre as ilhas gregas, uma nova ilha surge na minha lista. "Não sei lidar" é a minha frase para essa tal de Grécia. Kkkkk Estou chegando à conclusão que preciso de 1 aninho sabático pelo país para realizar esse sonho que, cada vez mais, parece sem fim! 


As Ilhas Gregas estão divididas em 7 grupos, de acordo com a sua localização:

Mapa Ilhas Gregas - Fonte: Dreamstime By Pablo Fernandez Rivera



1. Ilhas Cíclades 



Esse é o grupo de ilhas mais famoso do Mar Egeu. São chamadas de Cíclades, pois formam um "círculo" ao redor da ilha sagrada de Delos. As ilhas mais famosas e badaladas da Grécia fazem parte desse grupo: Mykonos e Santorini

As Cíclades se caracterizam pelas casinhas brancas rodeadas por montanhas áridas, ruelas estreitas em formato de labirinto, igrejinhas de cúpula azul e muitas flores (Bougainvillea) que ajudam a colorir o cenário. Essa é a imagem de ilha grega que a maioria conhece. São 56 ilhas que compõem as Cíclades, mas normalmente o roteiro tradicional para quem visita o país inclui apenas as famosas Mykonos e Santorini.

Mykonos nunca esteve no meu roteiro. Apesar de não conhecê-la, de tudo que já pesquisei, acho que a ilha é o inverso do que a Grécia representa, pelo menos para mim. Lá é OSTENTAÇÃO, luxo, glamour, agito, badalação e azaração. É um local para ver e ser visto, sem falar que possui os preços mais caros de toda a Grécia. Em um Beach Club, duas cadeiras com guarda-sol podem custar inacreditáveis 150,00 €! Verdade seja dita: as praias mais bonitas da Grécia não estão em Mykonos. Existem praias bonitas, obviamente, só que a ilha nunca me interessou. Veja bem, isso é muito pessoal e estou relatando a minha opinião e o motivo de não ter Mykonos na minha lista de ilhas gregas dos sonhos.

Agora, sobre Santorini... aaaaah, Santorini! A ilha estava no meu Top 2 da Grécia e estou para te contar que foi o lugar mais espetacular que meus olhos já viram! A ilha é famosa por suas casinhas brancas e igrejinhas de cúpula azul, penduradas nas encostas dos paredões rochosos, mas Santorini vai além, muito além. O formato em meia-lua da ilha e aquela vista da Caldera é algo imponente e completamente singular. É tão surreal que se tornou o meu Top 1 da vida! Ocupando a posição que era de Navagio Beach!

Confira aqui o post sobre a espetacular Santorini


Um dos infinitos lugares sensacionais em Santorini.

***Santorini também pode ser um destino completamente luxuoso, de glamour e ostentação, assim como Mykonos, porém a ilha é mágica! Sua beleza natural coloca no chão qualquer suíte de alguns mil reais - a diária! O glamour fica por conta da sua natureza única e imponente que ostenta uma das paisagens mais incríveis do mundo.

As principais ilhas maiores que pertencem ao grupo das Cíclades são: 

1) Amorgos, 2) Anafi, 3) Andros, 4) Antiparos, 5) Delos, 6) Folegandros, 7) Ios, 8Kea, 9) Kimolos, 10) Kýthnos, 11) Milos, 12) Mykonos, 13) Naxos, 14) Paros, 15)  Santorini, 16) Serifos, 17) Sikinos, 18) Sifnos, 19) Syros, 20) Tinos.

E as ilhas menores são:

21) Donousa, 22) Iraklia , 23) Koufonissia, 24) Schinousa.


Algumas informações:


  • Delos - A Ilha Sagrada de ApoloSegundo a mitologia grega, foi onde o deus Apolo nasceu. Era considerada a "mais sagrada de todas as ilhas" da Grécia antiga.
Hera (esposa de Zeus), ao saber que Leto (um dos diversos casos extraconjugais de Zeus) estava grávida de Zeus, a perseguiu com a ajuda da titã Gaia (mãe terra), fazendo com que Leto não encontrasse nenhum lugar sobre a terra para dar à luz. Poseidon, a pedido de seu irmão Zeus, com o impulso do seu tridente fez emergir do mar a ilha de Delos, onde Gaia não tinha domínio e Leto encontrou refúgio para dar à luz a Apolo (deus do sol) e sua irmã Ártemis (deusa da caça e da lua).

Delos é mundialmente conhecida como um dos sítios arqueológicos mais importantes da Grécia. Toda a ilha é um sítio arqueológico e desde 1990 faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCOA ilha possui apenas 3 km² e está localizada bem próximo a Mykonos, ~30 minutos de barco. Por ser um sítio arqueológico, é proibido passar a noite em Delos. O último barco retorna para Mykonos por volta das 19h30 - 20h;


Thirasia, uma das ilhotas que faz parte de Santorini.

  • Syros é a ilha mais populosa do grupo e também o centro cultural, comercial e administrativo das Cíclades;
  • Ios e Amorgos: As duas ilhas gregas serviram de cenário para o filme "Le Grand Bleu/The Big Blue/Imensidão Azul", de 1988. Ios com a Praia de Manganari e Amorgos com a praia Ayia Anna Beach;
  • Antiparos: abriga uma caverna famosa por suas formações de estalagmites e estalactites, onde se encontra a estalagmite mais antiga da Europa;
  • Kea: em suas águas se encontra o naufrágio do "Britannic", irmão do Titanic;
  • Kýthnos: a ilha é um lugar para o turismo termal, pois conta com um moderno centro de Spa com duas fontes de águas termais;
  • Milos: local onde foi encontrada a estátua "Vênus de Milo" que representa Afrodite, a deusa do amor e da beleza. A estátua hoje se encontra no Museu do Louvre, em Paris. A ilha abriga Sarakiniko, a famosa praia com aspecto lunar  e também se destaca por ser  um dos quatro vulcões ativos da Grécia;
  • Mykonosé conhecida mundialmente por ser um destino luxuoso e mega ultra badalado, além de ser uma ilha gay friendly;
  • Naxos: é a maior das Cíclades;
  • Santorini: associada ao mito da cidade perdida de Atlântida. Estudiosos acreditam ser em Santorini o local da civilização perdida. A ilha mais famosa da Grécia é conhecida por possuir o pôr do sol mais famoso de todos, por ser um vulcão ativo, pelas suas casinhas brancas penduradas nos paredões rochosos, pelas igrejinhas de cúpula azul, pelo vinho produzido a partir de vinhedos cultivados em solo vulcânico e por sua magnífica Caldera;
  • Sifnosé conhecida como o centro das cerâmicas. Seu solo argiloso em combinação com o sol contínuo resultou no desenvolvimento da arte de cerâmica na ilha.

Conhecendo o vulcão de Santorini.


2. Ilhas Jônicas



Ah, as Jônicas! Receberam esse nome por estarem localizadas no Mar Jônico e são consideradas as ilhas com maior vegetação por conta do clima temperado. Se a imagem que você tem de ilhas Gregas são as casinhas brancas e igrejinhas com cúpula azul, talvez não reconheça as Jônica como sendo ilhas Gregas. As ilhas são bem verdinhas e com um mar de dar inveja em qualquer Caribe. São praias com um mar azul fluorescente maravilhoso. As Jônicas tiveram forte influência italiana, pois já foram dominadas pelo país. Sua localização geográfica contribuiu para tal: estão localizadas próximo ao Sul da Itália, bem perto do "salto da bota". 

No passado, as ilhas Jônicas fizeram parte da Grécia Central, mas foram destruídas devido à atividade sísmica ao longo da grande falha costeira do Mar Jônico, o que explica as lindas praias irregulares cercadas por imensos paredões rochosos. Esse acontecimento também é o responsável pela profundidade de suas águas, abrigando o ponto mais profundo do Mediterrâneo, com 4406 metros! 


Navagio Beach em Zakynthos (Jônica).

As ilhas maiores que fazem parte do grupo das Jônicas são:

1) Corfu (Kerkyra)2) Ithaka3) Kefalonia, 4) Kythira 5) Lefkada, 6Paxi (Paxoi), 7) Zakynthos.

Outras ilhas menores, localizadas próximo a Corfu são:

8) Antipaxi (Antipaxoi), 9) Ereikoussa, 10) Kalamos, 11) Kastos, 12) Mathraki, 13) Meganissi, 14) Othoni, 15) Skorpios, 16) Strofades.


Algumas informações:

  • Corfu: é a ilha mais verde da Grécia, sendo conhecida como 'Ilha Esmeralda";
  • Ithaka: é conhecida como a ilha de Ulisses - aquele da "Odisseia de Homero". Ulisses foi o responsável pela entrada do exército grego em Troia, através do famoso cavalo de madeira: o "cavalo de Troia";
  • Kefalônia: é a maior das Jônicas. A ilha abriga uma das paisagens mais impressionantes da Grécia, a Melissani Cave;
  • Paxos: segundo a mitologia grega, a ilha seria a ponta mais meridional de Corfu se Poseidon, o deus dos mares, não a tivesse quebrado com o seu tridente quando precisava de um lugar para viver seu amor com Anfitrite;
  • Zakynthos: a ilha abriga nada menos que Navagio Beach, a praia que foi considerada, por algumas vezes, como a mais bonita do mundo!

Confira o post sobre Zakynthos aqui

Chegando em Antipaxos, ilha Jônica.


3. Ilhas do Dodecaneso



O nome Dodecaneso significa "doze" em referência às doze ilhas maiores, localizadas no Mar Egeu. Dizem que essa é a parte mais ensolarada da Grécia. 

As 12 ilhas maiores são:

1) Astypalea, 2) Chalki (Halki), 3) Kalymnos, 4) Karpathos, 5) Kos, 6) Leros, 7) Lipsi, 8) Nisyros9) Patmos, 10) Rhodes, 11) Symi, 12) Tilos.

Existem outras ilhas menores, como:

13) Agathonissi, 14) Gyali, 14) Kasos, 15) Kastellorizo.


Algumas informações:

  • Astypalea: está localizada exatamente onde as ilhas do Dodecaneso encontram as Cíclades, por isso ela possui muita semelhança com as ilhas Cíclades;
  • Gyali: consiste em uma ilha vulcânica formada por espessas camadas de pedra-pomes e, por conta disso, possui uma fábrica de mineração de pedra-pomes;
  • Kalymnos: é amplamente conhecida como um centro internacional de comércio de colheita de esponjas do mar. Outro fato interessante é que, por causa de sua paisagem rochosa íngreme, a ilha é considerada um dos principais destinos de escalada em todo o mundo, hospedando o famoso "Climbing Festival" - um encontro internacional não competitivo que atrai os melhores escaladores de todo o mundo;
  • Kastellorizo: local onde foi gravado o filme "Mediterraneo", vencedor do Oscar em 1991. A ilha também abriga a maior e mais espetacular de todas as cavernas submarinas da Grécia, conhecida mundialmente pela sua rica "decoração" de estalactites;
  • Kassos: na ilha há uma famosa caverna de estalactites, a Sellai;
  • Kos: é considerada a terra sagrada de Asclépio, o deus da cura, segundo a mitologia grega. Na ilha também foi o local de nascimento de Hipócrates, o pai da medicina e fundador da primeira escola de medicina;
  • Nisyros: essa ilha grega consiste em um vulcão ativo, sendo o vulcão mais jovem da Grécia. O vulcão de Nisyrus é um dos poucos do mundo que pode ser facilmente visitado e sua erupção mais recente ocorreu em 1888;
  • Patmos: "A Jerusalém do Egeu" é mundialmente conhecida por ser o local onde o apóstolo João escreveu o livro do Apocalipse. Foi designada como "ilha Sagrada" pelo Parlamento grego em 1981 e "Patrimônio da Humanidade" pela UNESCO em 1999;
  • Rhodes: "A Ilha do Sol" é conhecida como a ilha mais ensolarada da Grécia, possuindo mais de 300 dias de sol por ano. É a maior ilha do grupo e consiste na capital do Dodecaneso. Também é famosa pelo "Colosso de Rhodes" - estátua gigantesca, com mais de 30 metros de altura e 70 toneladas, dedicada ao deus do sol, Helios, considerada uma das 7 Maravilhas do  Mundo Antigo.

Corfu - ilha Jônica.


4. Ilhas Espórades



Espórades vem de "espalhados" e correspondem às ilhas localizadas a Noroeste do Mar Egeu, sendo elas:

1) Alonissos, 2) Skiathos, 3) Skopelos, 4) Skyros.


Algumas informações:

  • Alonissos: na ilha está o "Parque Marinho do Norte do Mar Egeu", onde espécies raras de Focas Monachus Monachus vão para se reproduzir, sendo um dos animais mais raros da Europa;
  • Skiathos: é a mais conhecida e desenvolvida ilha do grupo;
  • Skópelos: ganhou fama após cenas do filme "Mamma Mia" terem sido filmadas na ilha.


5. Ilhas Argo-Sarônicas



São as ilhas espalhadas pelo Golfo Argo-Sarônico, no Sul da Grécia, e estão bem próximas de Atenas. Algumas delas são:

1) Aegina, 2) Agistri, 3) Hydra,  4) Methana, 5) Poros, 6) Salamina, 7) Spétses.


Algumas informações:

  • Aegina: se destaca pela grande produção de pistache;
  • Hydra: se tornou famosa por causa do filme "Boy on a Dolphin", filmado na ilha em 1957, com Sophia Loren no papel principal. Segundo a mitologia grega, a ilha também abrigava a Hydra de Lerna, um monstro de 9 cabeças que foi morto por Hércules;
  • Methana: consiste em uma ilha vulcânica que abriga 32 vulcões! É possível chegar na borda da cratera maior, denominada Polivotis, em uma subida de ~25 minutos. Polivotis tem 260 m de diâmetro e 30 m de profundidade;
  • Poros: a ilha abriga a Floresta do Limão: uma colina com mais de 30.000 limoeiros e laranjeiras, acessível por alguns minutos de barco;
  • Spétses: abriga o maior triatlo da Grécia: o "Spetsathlon", festival que acontece em abril e recebe atletas de todos os cantos. Na ilha também acontece o "Festival Armata", em comemoração ao aniversário da batalha naval de 8 de setembro de 1822. Esta batalha fez parte da revolução de 1821 e constituiu uma de suas lutas mais importantes. Um modelo de navio é construído especialmente para a ocasião, a fim de ser queimado no mar em meio a uma grande queima de fogos, encerrando a semana festiva.

Canyon Kourtaliaton em Creta.


6. Ilhas Nordeste do Mar Egeu



São as ilhas localizadas próximo à costa da Turquia, sendo elas:

1)Agios Efstratios, 2) Chios3) Ikaria4) Inouses, 5) Lesvos, 6) Limnos, 7) Psara, 8) Samos, 9) Samothrace, 10) Tassos.


Algumas informações:

  • Lesvos: abriga uma floresta que foi petrificada devido a uma atividade vulcânica na região há ~20 milhões de anos;
  • Samos: é conhecida como a ilha de Hera, esposa e irmã de Zeus, e foi onde ela e Zeus tiveram uma lua de mel que durou 300 anos! What???

Balos Beach ou Balos Lagoon - Creta.


7. Ilha de Creta



A maravilhosa Creta não pertence a nenhum grupo específico. Ela por si só basta. É a maior entre as ilhas Gregas e a 5ª maior do Mar Mediterrâneo. São mais de 300 km para ir de uma ponta à outra! A ilha é dividida em quatro prefeituras: Chania, Rethymno, Heraklion e Lasithi.


  • A Ilha de Zeus - Segundo a mitologia grega, foi em uma caverna de Creta onde a deusa Rhea escondeu o recém-nascido Zeus;
  • A ilha também é famosa pela Lenda do Minotauro, criatura metade homem e metade touro. Na ilha está localizado o Palácio de Knossos, diretamente ligado ao mito do labirinto com o minotauro, que teria sido construído no subsolo do palácio para aprisionar a criatura.


Como Chegar às Ilhas Gregas?



Os ferries funcionam super bem na Grécia e ligam grande parte das ilhas, até porque muitas delas não possuem aeroporto. Entretanto, como as ilhas são dividias por grupos, a ligação por ferries entre um grupo e outro pode não existir. Por exemplo, ir de ferry de uma Cíclade para uma Jônica não é possível. Para fazer esse percurso somente de avião e ainda assim não há voos diretos, sendo necessário uma escala em Atenas. 

Você consegue se deslocar bem entre grande parte das ilhas do mesmo grupo e entre algumas ilhas de grupos próximos: há ligação de ferry entre Cíclades e Creta, entre Cíclades e Dodecaneso, entre Creta e Dodecaneso, por exemplo. Para os demais grupos, a opção é ir a partir de Atenas. Por isso, não é recomendado montar um roteiro com ilhas de vários grupos. O deslocamento acaba sendo mais trabalhoso, o que leva muita gente a fechar sua viagem através de agências para não arriscar muito e ficam no tradicional pacote: "Atenas, Santorini e Mykonos". 

Para tentar facilitar a vida de quem prefere montar seu próprio roteiro, sugiro consultar o site 
www.gtp.gr/Nele é possível ver TODOS os itinerários e as empresas correspondentes. São inúmeras empresas com os mais variados trajetos. Esse site ajuda muito a escolher a melhor opção. Algumas empresas não possuem página na internet, mas a maioria possui e você consegue acessar e comprar online.

Ainda assim, vou destacar algumas empresas de ferry e suas respectivas rotas:

Blue Star Ferries - trajeto entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Dodecaneso e entre as ilhas do Dodecaneso;

Small Cyclades LinesMinoan LinesKimolosFast FerriesAegean Speed Lines - trajeto entre as ilhas Cíclades;

Hellenic Sea Ways - trajeto entre as ilhas Cíclades, entre as ilhas Espórades, entre as ilhas Nordeste do Mar Egeu e entre as ilhas Argo-Sarônicas;

Golden Star FerriesSeajets - trajeto entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Creta e entre as ilhas Espórades;

Anek Lines - trajeto entre as ilhas Cíclades, Cíclades-Creta, Cíclades-Dodecaneso, Creta-Dodecaneso e entre as ilhas do Dodecaneso;

Aegean Flying DolphinsAnes Ferries - trajeto entre as ilhas Espórades e entre as ilhas Argo-Sarônicas;

Anek LinesDodekanisos SeawaysManousos Georgios Shipping - trajeto entre as ilhas do Dodecaneso;

Kefalonian LinesIonion Pelagos LinesKamelia LinesIlida DolphinIonian GroupIonian Sea Ferries - trajeto entre as ilhas Jônicas.

OBS: Alguns trajetos de ferry podem ser bastante demorados (com mais de 10 horas de navegação), sendo mais aconselhável ir de avião ou pegar um ferry noturno. Tudo vai depender do seu roteiro da e disponibilidade das empresas. Um problema dos ferries é que as empresas estão sempre alterando os horários (alguns deles acabam sendo bem ruins) e elas só divulgam os horários atualizados próximo da temporada, que é o verão, não sendo possível fazer uma programação exata do roteiro com muitos meses de antecedência. Até porque a maioria das rotas entre as ilhas gregas só funciona durante nessa época, por volta de maio a meados de outubro.

Seitan Limania em Creta.


Como Chegar a Atenas?



Não existem voos diretos do Brasil para a Grécia, embora eu não ache isso um problema. As empresas que voam para Atenas (ATH) a partir de SP ou RJ são: Alitalia com escala em Roma, Ibéria com escala em Madri, Air France com escala em Paris, Turkish Airlines com escala em Istambul, Swiss com escala em Zurique, Lufthansa com escala em Frankfurt, Qatar Airways com escala em Doha, British Airways com escala em Londres, Emirates com escala em Dubai, Tap Air Portugal com escala em Lisboa e Air Canada com escala em Toronto. Entretanto, os preços de uma passagem para Atenas oscilam entre R$ 3.000,00 6.000,00. Em novembro de 2018 eu estava pesquisando passagens para o verão europeu e encontrei uma passagem para Atenas por R$ 2.000,00. Quase tive um treco, confesso! Só que o marido não quis voltar para a Grécia. Why? Dei uma surtada, claro. Kkkkk, mas acabamos pegando uma promoção para a Espanha e fomos conhecer as maravilhosas ilhas Maiorca e Menorca. Se tiver paciência de ficar acompanhando os preços, dá para encontrar excelentes promoções para viajar entre maio e julho. 

DICA: Para pesquisar voos para Atenas, voos entre as ilhas gregas e de outras cidades da Europa que voam para as ilhas gregas ou para qualquer destino, indico o Google Flights. Para mim, ele é o melhor site para encontrar voos baratos, pois ele mostra os preços por dia e as respectivas companhias aéreas.


E o Continente Grego?



Bom, a Grécia consegue ir além das ilhas e abrigar praias lindíssimas em TODOS os cantos! Ainda existem as praias do continente, como a região do Peloponeso, Tessalônica e Atenas. Sim, Atenas não é formada apenas por ruínas e história, ela também abriga praias azuis e cristalinas. Durante o trajeto de bus que fizemos para conhecer o Templo de Poseidon, em Cabo Sounion, passamos por muitas praias lindas. Fiquei mais apaixonada ainda por Atenas. 

Acredito que deu para entender o motivo da Grécia ser um destino que merece ser repetido por inúmeras vezes, né?! Não tem essa de não repetir um país, de colecionar o maior número de países e blá blá blá! #PREGUIÇA. Quando se trata de Grécia, cada viagem renderá novas descobertas com muita história, ruínas, vilarejos charmosos, praias maravilhosas com paisagens de tirar o fôlego e uma culinária sem igual.


Demais informações sobre a Grécia


  • A língua oficial é o grego, porém, nos locais mais turísticos, muitos gregos falam italiano, inglês, francês, espanhol e por aí vai, menos o português Kkkkk. Entretanto, em lugares menos turísticos a maioria só fala o grego mesmo. Você que lute;
  • O seguro viagem é obrigatório nos países que fazem parte do Acordo de Schengen, mas nunca nos pediram. A dica é jamais viajar sem o seguro, pois não sabemos se vamos precisar, não é mesmo?
  • Me perguntaram sobre o clima. No verão, de junho a setembro, as temperaturas passam facilmente dos 30 °C. Em agosto, considerado o mês mais quente, pode passar dos 40 - 45 °C. É calor mesmo. Calor de deserto! Na primeira vez fomos em agosto e minhas narinas ficaram super ressecadas. Tive que comprar soro fisiológico para hidratá-las.
  • Oficialmente, a temporada de verão vai de junho a setembro, porém dá para aproveitar as ilhas de maio a outubro;
  • Ande SEMPRE com uma garrafa grande de água e lanchinho na bolsa. Além de protetor solar, chapéu/boné, hidratante labial e roupas de mangas longas para se proteger do sol;
  • A maioria das marcas de água mineral é meio salobra, esquisita, com gosto. Eu tive bastante dificuldade com o sabor. Estranhei bastante e parecia que não matava a sede direito. Imagine você morrendo de sede e ter que beber uma água salobra? Tenso. Estive pela terceira vez na Europa e eu estranhei a maioria das águas minerais que bebi. São poucas marcas que não possuem algum gosto estranho. Me diz aí, alguém estranhou o sabor da água (que deveria não ter sabor) na Europa?
  • Durante o verão, na Grécia são 6 horas a mais que o Brasil e o sol se põe por volta das 21h;
  • Nos restaurantes é comum servirem água antes mesmo de trazerem o cardápio. Em muitos lugares a água é cortesia, já em outros, não e eles trazem sem você pedir;
  • Também é comum servirem pão sem você pedir e o valor varia de 0,50 a 1,00 € por pessoa. Você pode recusar e pedir para recolherem, pois se ficar na mesa, mesmo se não consumir, será cobrado;
  • Em muitos restaurantes também é comum servirem sobremesa, fruta ou bebida como cortesia após a refeição;
  • A maioria das praias é formada por pedrinhas (seixos e cascalhos) e incomodam bastante. A dica é levar algum calçado para entrar na água. Eu uso aquelas sapatinhas de mergulho de neoprene e é possível comprar em várias ilhas. Muita gente também recomenda usar papetes ou crocs.

Acho que é só. A logística entre as ilhas pode ser bem complicada caso seu roteiro inclua ilhas de grupos variados. A Grécia para mim é mágica! Nunca vou conseguir expressar o quanto sou fascinada por esse país. Me conta se você já esteve na Grécia e se conheceu alguma ilha grega. Deixe nos comentários seu roteiro e sua experiência.


See you later!

Lana Cole.


Fonte: www.greeka.com - www.greece-is.com - www.visitgreece.gr - www.aegeanislands.gr - www.touropia.com - www.guletyacht.net - www.rhodesguide.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar sugestões. Com carinho, Lana Cole.