Bosque das Cerejeiras: A Beleza das Cerejeiras em Flor - São Paulo

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Bosque das Cerejeiras:


Localizado no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo, é considerado o maior Bosque de Cerejeiras do Brasil. São 4 mil exemplares dessas lindezas super delicadas que deixam o cenário encantador. A florada das cerejeiras ocorre uma vez por ano, entre julho e agosto, e permanece por poucos dias - menos de 2 semanas. Durante esse período, acontece a Festa das Cerejeiras que já é tradição e está em sua 39ª edição.

São Paulo
São Paulo

Festa das Cerejeiras:


A Festa é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, sendo dedicada para comemorar a Imigração Japonesa no Brasil. O evento conta com comidas típicas, apresentações de música e dança da cultura japonesa e, a principal atração do evento, o "Hanami Matsuri", que significa "contemplar a beleza das flores". Em 2018, a Festa completará 40 anos! A 39ª edição aconteceu entre os dias 4,5 e 6 de agosto de  2017.

OBS: Nos dias da Festa é oferecido transporte público do Metrô Corinthians-Itaquera até o Parque.

Acesse aqui a Página da Festa das Cerejeiras do Parque do Carmo.

Bosque de Cerejeiras - São Paulo
Bosque de Cerejeiras - São Paulo
Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Sobre as Cerejeiras em Flor no Japão:


Símbolo nacional do Japão, além de enfeitarem todos os cantos do país, as flores das cerejeiras também estão presentes no verso da moeda de 100 Ienes. Já quero uma para mim!!! 

No Japão, a floração acontece logo após o inverno, entre março e maio. As flores começam a desabrochar primeiro no sul, seguindo para o Norte. Esse acontecimento é tão esperado que é transmitido pela TV diariamente. Existem muitos sites responsáveis por passar as informações exatas sobre o dia da floração em cada cidade. A tradição durante esse período é fazer piqueniques sob as árvores das cerejeiras enquanto aprecia suas flores.

Enquanto no Parque do Carmo existem apenas três tipos de cerejeiras, no Japão são mais de 600. As colorações das flores variam do branco aos mais variados tons de rosa. As flores mais comuns possuem 5 pétalas, embora existam espécies que tenham mais 10.

São Paulo
Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Coisa mais linda, gente! Eu não tenho maturidade para flores! Quando visitei o Bosque, faltava praticamente 1 semana para a Festa das Cerejeiras. As árvores não estavam todas floridas. Muitas estavam apenas com os botões das flores, mas o visual já era incrível! A Festa acontece quando todas as árvores já estão floridas, porém a quantidade de gente deixa o lugar insuportável e difícil de ser fotografado! 

Bosque de Cerejeiras - São Paulo
São Paulo

Sobre o Parque do Carmo:


O Parque Olavo Egydio Setubal é bem extenso, o segundo maior de SP, ficando atrás apenas do Ibirapuera. O espaço conta com dezenas de churrasqueiras, pista de cooper, campos de futebol, ciclovia, playgrounds, espaço para piquenique, um grande lago, estacionamento e etc. 

Contudo, eu esperava encontrar uma paisagem melhor. O espaço é bastante frequentado por famílias com crianças, casais, pessoas que vão para se exercitar e encontrei um local super mal cuidado! Sem falar nos banheiros que estavam podres de sujeira e sem papel higiênico. Não há lanchonetes no Parque, apenas alguns ambulantes que vendem açaí, milho, papa, hot dog, espetinhos e tal.


Informações:

Endereço: Av. Afonso de Sampaio e Sousa, 951 - Itaquera - SP
Funcionamento: diariamente das 05:30 às 20:00. Entrada gratuita

Telefone: (11) 2748-0010/2746-5001

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

O local onde se encontra o Bosque das Cerejeiras nem parece uma extensão do Parque do Carmo. É uma área mais agradável e bem cuidada. Se bem que não precisa de muito quando o cenário conta com inúmeras árvores repletas de florzinhas cor de rosa! Muito amor envolvido!!!

Bosque de Cerejeiras - São Paulo

Ah, gente! O Japão não é um dos meus destinos dos sonhos, mas eu gostaria muito de ter a oportunidade de conhecer o país na época do Hanami. Deve ser uma das paisagens mais fantásticas da vida!!!

E você, já esteve em um Bosque de Cerejeiras? Também se rende à beleza dessas florzinhas fofas?



See you later!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole