Arraial do cabo: Praia da Ilha do Farol


A Praia do Farol está localizada na ilha de Cabo Frio (mais conhecida como ilha do Farol) e foi eleita como a praia mais perfeita do Brasil, segundo critérios do INEP - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que levam em consideração cor e transparência da água, cor e temperatura da areia e velocidade dos ventos.

Rio de Janeiro

Localizada em uma Reserva Ecológica sob proteção da Marinha, o acesso a esse paraíso é restrito. Apenas barcos credenciados podem fazer paradas na praia e ainda assim conseguir desembarcar não é uma garantia, devido à grande demanda de barcos que levam turistas diariamente.

Janeiro de 2017

Março de 2018

OBS: A água é CONGELANTE! Fomos no final de janeiro de 2017 e estava um calorão de trinta e muitos graus! Quem olha as fotos não imagina que eu estava tremendo de frio dentro da água! Kkkkk Foi a água mais gelada de Arraial do Cabo!

Em março de 2018, voltamos a Arraial e fizemos novamente o passeio de barco. Dessa vez as praias estavam com a água super morninha! Fiquei impressionada! Caribe total! Por onde a gente passava ouvia alguém comentando esse fenômeno.



Os passeios de barco são ofertados em diversos horários. Pela manhã, desembarcar na Praia do Farol é menos concorrido e praticamente 100% garantido. Já para os passeios feitos à tarde chega a ter fila de espera de barco! Fizemos o passeio 3 vezes e uma delas foi às 12:30. Ficamos ~1 hora esperando a Marinha liberar o nosso barco, pois havia dois na nossa frente.


Enquanto a gente esperava a nossa hora de desembarcar na praia. Água linda!


Apesar do risco de não conseguir visitá-la, o horário de 12:00 é o melhor por causa da intensidade da luz solar. A água estava PERFEITA! dignamente Caribenha!!! 

OBS: O tempo de permanência é de no máximo 1 hora por embarcação e são permitidas 250 pessoas por vez.




Sou apaixonada por Arraial do Cabo e acho que as praias com a água mais bonita do Brasil estão aqui. Claro que muita coisa influencia na qualidade da água, como falta de chuva, vento, Lua, intensidade da luz solar e a quantidade de pessoas na água (oleosidade da pele, protetor solar e etc). Com todos esses quesitos favoráveis, a água se iguala com o que vemos no Caribe - exceto pela temperatura, pois no Caribe a água do mar é morninha!  Kkkkk.




A praia do Farol tem 1 km de extensão, é cercada por dunas de areias brancas tipo talco, possui águas tranquilas, azuis e cristalinas, além de abrigar uma figueira centenária que rouba a cena e está protegida por uma área demarcada. 


Eu havia lido que a areia da Praia do Farol é diferenciada e não esquenta como as outras. Pudemos conferir e fiquei impressionada! Andamos o tempo todo descalços sob o sol de quase 40 ºC e nada de queimarmos os pés.


Sendo uma área de preservação, a praia não conta com nenhum tipo de serviço, além de ser proibido desembarcar com bebidas, alimentos ou qualquer coisa que possa gerar lixo.

Já falei sobre o passeio de barco aqui.

See you later!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole