Arraial do cabo: Praia da Ilha do Farol


A Praia do Farol está localizada na ilha de Cabo Frio (mais conhecida como ilha do Farol) e foi eleita como a praia mais perfeita do Brasil, segundo critérios do INEP - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que levam em consideração cor e transparência da água, cor e temperatura da areia e velocidade dos ventos.


Localizada em uma Reserva Ecológica sob proteção da Marinha, o acesso a esse paraíso é restrito. Apenas barcos credenciados podem fazer paradas na praia e ainda assim conseguir desembarcar não é uma garantia, devido à grande demanda de barcos que levam turistas diariamente.

Janeiro de 2017

Março de 2018

OBS: 

Geralmente a água é congelante! Fomos no final de janeiro de 2017 e estava um calorão de 40 °C. Entretanto, eu estava tremendo de frio dentro da água! Kkkkk Foi a água mais gelada de Arraial do Cabo.

Já em março de 2018, voltamos à Praia do Farol e dessa vez a praia estava com a água super agradável. Praticamente morna! Caribe total! Muitas pessoas estavam comentando sobre a temperatura da água.

Praia do Farol

Os passeios de barco são ofertados em diversos horários. Pela manhã, desembarcar na Praia do Farol é menos concorrido e praticamente 100% garantido. Já para os passeios feitos à tarde chega a ter fila de espera de barco! Fizemos o passeio 3 vezes e uma delas foi às 12:30. Ficamos ~1 hora esperando a Marinha liberar o nosso barco, pois havia dois na nossa frente.


Mesmo se desse para chegar à Praia do Farol por terra, estar em um barco nos proporciona uma visão única, pois a cor da água fica incrível!  

Rio de Janeiro

Admirando essa perfeição enquanto esperávamos a nossa hora de desembarcar na praia. Água linda!


Apesar do risco de não conseguir visitá-la, o horário de 12:00 é o melhor por causa da intensidade da luz solar. A água estava PERFEITA! dignamente Caribenha!!! 

OBS: O tempo de permanência é de no máximo 1 hora por embarcação e são permitidas 250 pessoas por vez.




Sou apaixonada por Arraial do Cabo e acho que as praias com a água mais bonita do Brasil estão aqui. Claro que muita coisa influencia na qualidade da água, como falta de chuva, vento, Lua, intensidade da luz solar e a quantidade de pessoas na água (oleosidade da pele, protetor solar e etc). Com todos esses quesitos favoráveis, a água se iguala com o que vemos no Caribe - exceto pela temperatura, pois no Caribe a água do mar é morninha!  Kkkkk.




A praia do Farol tem 1 km de extensão, é cercada por dunas de areias brancas tipo talco, possui águas tranquilas, azuis e cristalinas, além de abrigar uma figueira centenária que rouba a cena e está protegida por uma área demarcada. 


Eu havia lido que a areia da Praia do Farol é diferenciada e não esquenta como as outras. Pudemos conferir e fiquei impressionada! Andamos o tempo todo descalços sob o sol de quase 40 °C e nada de queimarmos os pés.


Sendo uma área de preservação, a praia não conta com nenhum tipo de serviço, além de ser proibido desembarcar com bebidas, alimentos ou qualquer coisa que possa gerar lixo.

Confira abaixo um vídeo sobre esse mar lindo! Não se esqueça de escolher a opção 1080p para assistir com alta qualidade.


Já falei sobre o passeio de barco aqui.

See you later!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole