Zakynthos e a Praia Mais Bonita de Todas!



Zakynthos (Zaquintos) 


Ou apenas Zante, é uma ilha grega que faz parte do grupo das ilhas Jônicas (Ionian Islands) e alcançou o ápice de sua fama, após uma de suas praias ser considerada a mais bonita do mundo!!! Navagio Beach ou Shipwreck (a praia do naufrágio) possui uma beleza SURREAL que até os meus olhos duvidaram. Mesmo indo até lá para ver ao vivo foi difícil acreditar no que eu estava vendo. Pude comprovar que aquela paisagem realmente é de uma beleza indescritível e INSUPERÁVEL! Sim, fiquei em estado de choque, de deslumbre, de êxtase, de gratidão e de tudo mais que as palavras não conseguem expressar! Não basta ter um mar azul - e que azul! O mais neon de todos! Foto nenhuma faz jus a tanta beleza! - todo o cenário em volta faz de Navagio uma praia única e imponente! Ah, gente! Todos os lugares da minha lista de #ParadasObrigatórias perderam o sentido depois que conheci um pedacinho da Grécia! Esse lugar me preencheu de tal forma que só penso em voltar para conhecer muitas outras ilhas. Que país abençoado! A Grécia está no meu Top 1 da VIDA!!!

Eu me apaixonei pela culinária e pela língua - queria taaanto aprender grego! Foi fascinante escutá-los conversando, mesmo quando parecia que estavam brigando rsrs.  Tentar "ler" as placas e os cardápios foi uma tarefa difícil e desafiadora haha...Os gregos são simpáticos e sempre diziam "obrigado" e "samba" quando a gente falava que era brasileiro. Conhecemos um senhor que ficou todo feliz quando descobriu que éramos brasileiros e disse que ama o Brasil. Já visitou o nosso país e conheceu o RJ, SP e a Amazônia! Foi muito bacana conhecer um grego que veio conhecer o Brasil e foi para a Amazônia e amou.


Sobre as Ilhas Gregas:


A nível de curiosidade e localização, a Grécia possui 6 MIL ilhas e ilhotas espalhadas entre o Mar Egeu (Aegean Sea) e o Mar Jônico (Ionian Sea) (ambos fazem parte do Mar Mediterrâneo), sendo "apenas" 227 habitadas e estão divididas de acordo com a sua região. Acesse o post sobre as ilhas Gregas aqui.

Bom, da para entender o motivo da Grécia ser um destino que merece ser repetido por inúmeras vezes, né?! Não tem essa de não repetir um país, de TER QUE colecionar o maior número de países possível e blá blá blá! Quando se trata de Grécia, cada viagem renderá novas ilhas e paisagens de tirar o fôlego!!! 


Quando ir para Zakynthos?


A época do verão vai de junho a setembro, sendo que agosto é o mês de altíssima temporada - leia-se TUDO mais caro e calor de DESERTO, com temperaturas ACIMA dos 40 °C, além de praias lotadas, pois é o ápice do verão e época de férias na Europa. Entretanto, é o mês mais quente e com a temperatura da água mais morna. Setembro é o mês que mais venta e junho é o mês mais indicado pela maioria, por ser mais vazio e menos quente que julho e agosto. Há quem diga que dá para aproveitar bem entre meados de maio até início de outubro, porém são meses de transição e os dias serão mais frios, com possibilidade de chuva.

Como chegar na Ilha? 


A partir de Atenas é possível ir de avião ou transporte terrestre + ferry:

  • A outra opção é pegar um bus, carro ou transfer até o porto de Atenas - Killini (~4 horas de viagem) e de lá pegar um ferry para Zante (~1 hora de travessia). Caso esteja de carro alugado é possível levá-lo no ferry. 

Também da para chegar a Zante a partir de outras ilhas gregas de avião ou ferries. No site da www.greekferries.gr você consegue ver as rotas de ferries entre as ilhas gregas e entre alguns destinos Itália/Grécia.

Nós voamos a partir do Sul da Itália, do Aeroporto Internacional de Bari (BRI), na Púglia, para o Aeroporto Internacional de Zante (ZTH). Voamos pela Mistral Air, na alta temporada. Eram apenas 2 voos por semana com 1 hora de duração. Pagamos 467,00 € nas passagens de ida e volta para dois. Saiu muito mais caro que um voo partindo de Atenas para Zante, mas do Brasil para Atenas estava custando um rim! No final das contas, voar para Zante a partir de Bari nos rendeu uma economia de quase R$ 2.000,00!

OBSA Mistral alterou o horário do voo 3 vezes! Graças a Deus não prejudicou em nada a nossa viagem! Não sei se essa cia aérea é de fazer constantes alterações nos voos, mas a última alteração foi feita em menos de 2 dias da nossa ida para a Grécia! 

Cada passageiro tem direito a uma mala de porão de 15 Kg. Para não termos que pagar por excesso de bagagem, já saímos do Brasil com 15 Kg e foi um super desafio kkkk. A sorte é que a maioria dos destinos eram de praia, ou seja, roupas mais leves.


Sobre Zante:


A ilha é enooorme! É a terceira maior do Mar Jônico, atrás apenas de Corfu e Kefalônia e a 11ª maior ilha grega. Para ir de uma ponta a outra você vai gastar ~1:30 de carro. São 406 k, sendo 123 km só de litoral. O visual é fascinante! Vai desde estradas cercadas por olivais à estradas sinuosas, contornadas por montanhas e com precipícios às margens (Costa Oeste), portos paradisíacos, cavernas com água super azul, formações rochosas imponentes, praias com água azulada, esverdeada, azul neon, da praia mais comum à mais maravilhosa! Uma beleza sem fim. Se bem que nenhuma praia na Grécia pode ser considerada comum, né? Cada uma tem a sua peculiaridade...

Os principais centros turísticos são: Argasi, Kalamaki, Keri, Tsilivi, Laganas, Vasilikos e Alykes. 

Marquei no mapa os principais pontos que podem ser acessados ao contornar a Ilha:


1 - Porto Zorro
2 - Zakynthos Town - Capital da Ilha
3 - Xygia Beach
4 - Makris Gialos Beach
5 - Mikro Nisi
6 - Porto Agios Nikolaos
7 - Blue caves
8 - Navagio Beach
9 - Porto Vromi
10 - Stenitis Bay
11 - Porto Limnionas
12 - Porto Roxa
13 - Keri
14 - Marathonisi Island
15 - Keri Beach
16 - Agios sostis
17 - Cameo Island
18 - Laganas
19 - Gerakas Beach
20 - Aeroporto Dionysios Solomos

Existem duas partes bem distintas para hospedagem:

  • Região Sul - onde está a capital da ilha (Zakynthos Town), o aeroporto e as vilas movimentadas, como Laganas, Tsilivi e Kalamaki, com suas inúmeras opções de hospedagens, restaurantes, agências de passeios, locadoras de veículos e etc.
  • Região Norte - onde está Navagio, as Blue Caves e os portos de água azul neon. É uma região com pouco movimento e menos opção de hospedagem e restaurantes, além de ser super montanhosa, sinuosa, com vias estreitas, onde todo cuidado é pouco! 

Dessa forma, suas opções são: se hospedar próximo a atração principal da ilha, que é Navagio, claro! Ou se hospedar em uma das vilas onde está o comércio da ilha. Lembre-se que você vai demorar ~1 hora (ou mais) entre uma região e outra. 

Vou destacar os principais locais que visitamos a partir do centro, contornando o mapa. A Ilha está dividida em 3 partes: Costa Leste em amarelo, Costa Oeste em verde e Baía das Tartarugas em rosa. Confira no mapa abaixo:


1. Costa Leste (parte amarela do mapa) - É a parte mais desenvolvida de Zakynthos e abriga praias de todos os tipos: desde praias arenosas à baías rochosas, com vistas deslumbrantes, localizadas ao Norte da ilha.

1 - Porto Zorro ou Azzuro

A praia está localizada a ~11 km de distância de Zakynthos Town - a capital da ilha. Ela é extensa, com uma estreita faixa de areia, água azulada e o diferencial são as formações rochosas que emergem do mar, bem pertinho da areia. O local abriga o Porto Azzuro Beach Bar que oferece estrutura de espreguiçadeiras com guarda-sol, chuveiro, sanitários, serviço de bar na praia, wi-fi e restaurante. Caminhando para o lado esquerdo (atrás de mim na primeira foto) há uma pequena praia rica em argila e muitos aproveitam para tomar banho de "lama".






2 - Zakynthos Town



É a capital da ilha e está localizada a 5 km do Aeroporto Dionysios Solomos (~10 min). Zakynthos Town é a região mais estruturada da ilha, rica em tavernas tradicionais, restaurantes, lojas, agências de passeio, hospedagens e etc, além de ser o porto principal da ilha.

3 - Xygia Beach 


Xygia está a 23,5 km de Zakynthos Town. A praia é pequena e formada por seixos (como a maioria dessa região). É famosa pelo odor característico de enxofre proveniente de uma fonte sulfurosa encontrada em uma caverna nas proximidades. Dizem que sua água possui propriedades medicinais. Sentimos o cheiro de enxofre assim que nos aproximamos dela, ainda dentro do carro. O cheiro me incomodou bastante, eu estava com as narinas ressecas e com o odor começou a arder e eu comecei a espirrar. Vi gente dizendo que o cheiro não é forte, como também vi gente dizendo que achou forte. Não sei se dependendo do dia o odor fica mais ou menos intenso. 



4 - Makrys Gialos Beach 


Localizada a ~4 km de distância de Xygia, a praia é lindíssima, com uma água verde esmeralda e formada por pedrinhas, como as demais dessa região. 

Grécia

5 - Mikro Nisi 


Esse lugar está bem pertinho de Makrys Gialos (~800 m) e foi uma descoberta deliciosa! A praia é bem pequena,  toda de pedrinhas e com uma água típica grega. Há Tavernas ao redor dela.



Grécia
Mirante para Mikro Nisi.

Confira um breve resumo no vídeo abaixo:



6 - Porto Agios Nikolaos 

São ~4,5 km de distância de Mikro Nisi e não deve ser confundido com a praia Agios Nikolaos, localizada no Sul da ilha. Esse é o porto mais equipado de Zante, pois além dos passeio para Navagio Beach e para as cavernas azuis (Blue Caves), é de onde partem os Ferries para Kefalônia - ilha Jônica vizinha. Há vários vendedores de passeios de barco e alguns restaurantes. O visual de Agios Nikolaos é lindíssimo! São vários tons de verde e azul, com uma pequena faixa de areia para aproveitar esse marzão grego!





Confira um pequeno resumo desse lugar maravilhoso:



7 Blue Caves

As Blue Caves são cavernas lindíssimas esculpidas pela erosão, com arcos em volta. Elas estão a ~4 km de distância do porto Agios nikolaos e praticamente todo passeio de barco para Navagio Beach inclui uma parada de mergulho nelas. A paisagem é de tirar o fôlego! A água vai mudando de cor maravilhosamente! Existem várias cavernas na ilha, mas essas são as mais famosas. Os arcos permitem que os barcos passem por eles e entrem nas cavernas. Dependendo do tamanho do barco não é possível passar por elas. Foi um passeio incrível!







Grécia

GréciaGrécia

Confira um resumo desse paraíso no vídeo abaixo:


2. Costa Oeste (parte verde do mapa) - É a parte mais maravilhosa da ilha, abrigando ninguém menos que Navagio Beach! O mar da Costa Oeste é o mais bonito, porém muitos pontos são acessíveis apenas de barco. Essa região é caracterizada pelos penhascos que dão diretamente no mar e muitos pores do sol de tirar o fôlego! Sem falar nos portos com água azul e cristalina, alguns sem faixa de areia, como pequenos fiordes. As paisagens são incríveis!



8 - Navagio Beach 

Navagio está a ~14 km de distância do Porto Agios Nikolaos e dispensa apresentações, né? Cartão postal da ilha e um dos pontos mais fotografados da Grécia! Em minha humilde opinião, é a vista mais maravilhosa desse planeta! Navagio  foi a realização de um sonho, o Top 1 dos meus sonhos e merece um post especial dedicado apenas a ela. Em breve!!!



No mais, é importante saber que a praia só é acessível de barco e que o mirante onde temos a famosa vista deslumbrante de Navagio fica DISTANTE dos portos que fazem o passeio até a praia. Os portos mais indicados para o passeio, caso esteja de carro são Agios Nikolaos (~25 min) e Vromi (~15 min).

Pagamos 13,00 € por pessoa e o passeio durou ~3 horas - 1:30 h em Navagio e ~30 minutos nas Blue Caves. O restante foi o tempo de deslocamento.


Li que o Porto Vromi conta com as paisagens mais lindas durante o trajeto de barco. Fomos a partir de Agios Nikolaos e voltaria para fazer outro passeio partindo de Vromi. Fica a dica! Se tiver interesse, faça o passeio saindo dos 2 portos. Outra coisa, todo cuidado e pouco para vê-la a partir do mirante. O penhasco passa dos 200 m de altura e turistas já morreram ao despencar dali recentemente!

Confira um resumo dessa vista SURREAL no vídeo abaixo:


9 - Porto Vromi

Vromi está a ~9,5 km de distância de Navagio, sendo dividido em 2 baías que estão separadas por um enorme paredão rochoso. São estradas diferentes para acessar os dois lados do porto. Um acesso é feito pela Vila de Anafonitria e o outro pela Vila de Maries. As duas estradas são bem distantes, embora de cima da pista dê para avistar os dois lados do porto, não da para acessá-los a pé, apenas de barco ou contornando a ilha de carro. Ambos os lados possuem uma pequena faixa de areia.

Grécia

Grécia

Grécia

Confira um breve vídeo:



10Stenitis Bay 

Stenitis está a ~7 km de distância de Vromi e o acesso é a partir da cidade de Maries. Mais um local deslumbrante nesse pedaço do paraíso!



11 - Porto Limnionas 

É um dos lugares mais lindos e cheios da ilha. O porto está localizado a ~18,5 km de distância de Stenitis e bem próximo da Vila Agios Leon. Há uma estreitíssima faixa de areia no canto esquerdo, mas a maioria pula na água direto das rochas. O local conta com uma Taverna, cadeiras e guarda-sol.

Grécia

Confira um breve resumo no vídeo abaixo:



12Porto Roxa

O Porto Roxa está bem pertinho do Porto Limnionas (2 km). É mais um lugar lindo, cercado por roxas e  com água cristalina!

Grécia

13 - Keri

Está localizada a 20 km da capital (~32 min) e a 26,5 km de distância do porto Roxa. A região conta com lindas paisagens, cavernas azuis (as Keri Caves), o farol e uma vista para os Mizithres - faraglionis. Neste litoral se encontra o ponto mais profundo do Mediterrâneo com ~4.500 metros de profundidade, denominado "Well of Oinouson".

3. Baía das Tartarugas (parte rosa do mapa) - Essa parte da ilha é inteiramente dedicada às tartarugas cabeçudas (conhecidas como Caretta Caretta) e ao Parque Marinho de Zakynthos. Nessa região, há várias praias de areia e também inclui a ilha de Marathonisi - Turtle Island.



14 - Marathonisi Island

Marathonisi ou Turtle Island, é uma pequena ilha lindíssima (~1 km de extensão) localizada no meio da baía de Laganas, sendo facilmente acessada por barcos. Protegida pelo Parque Marinho de Zakynthos, não há estrutura na praia, apenas um barco que vende sanduíches, saladas, sorvetes e bebidas. De um lado da ilha a praia é formada por seixos e do outro formada por areia. O curioso é que além da ilha ser o point para ver tartarugas, ela também tem um formato de tartaruga, confira:

Fonte: Gozaknthos.gr.

A cor da água é maravilhosa! Possui vários tons de azul e verde! Foi uma delícia de passeio!

Grécia

Grécia



15 - Keri Beach

Keri Beach está localizada a 7 km de distância da vila de Keri. É uma praia de areia deliciosa, bem piscininha e com uma água linda. A praia é bem badalada, cercada por restaurantes e agências de passeio de barco. A partir de Keri pegamos um Táxi Boat para Marathonisi Island. Fomos com a empresa Manthos Cruises & Tours. Pagamos 20,00 € ida e volta para dois.

Grécia

Confira um pequeno resumo da Marathonisi Island e da Keri Beach no vídeo abaixo:


16 - Agios Sostis 

Localizada entre Laganas e porto Koukla, está a 8 km de distância de Keri Beach. A praia é extensa, de águas calmas, rasas e cristalinas (como todas que visitamos), mas com uma estreita faixa de areia. Ela está ao lado de Cameo Island. Chegamos nela bem no fim da tarde, por volta das 18:00.

Grécia

17 - Cameo Island

Ligada ao continente por uma ponte de madeira, a ilhota é um charme e possui um visual lindo. A entrada custa 5,00 € e funciona como um Beach Club/Night Club. No valor da entrada você tem direito a uma bebida.

Grécia

Confira um pouquinho no vídeo abaixo:


18 - Laganas 

Laganas está a 4 km de distância de Agios Sostis, sendo a região mais atraída por jovens por conta das festas e casas noturnas. O comércio aqui é intenso e conta com diversas lojinhas, bares, restaurantes, agências de passeio, locadoras de automóveis, mercados e etc. A praia de Laganas é uma das maiores da Grécia, com 9 Km de extensão e se estende até Kalamaki. A baía de Laganas abriga o maior número de tartarugas cabeçudas - conhecidas como Caretta Caretta.

19 - Gerakas Beach

Gerakas está localizada a 20,5 km de distância de Laganas, bem no finalzinho de Vassilikos, em uma região denominada Zona A do Parque Marinho de Zakynthos, sendo proibido estruturas de bares na areia e qualquer tipo de esporte aquático, assim como embarcações. A praia conta com uma pequena área reservada para cadeiras e guarda-sol. Gerakas é uma das praias mais importantes do Parque Marinho de Zakynhtos por causa das tartarugas que escolhem desovar nela.

  • O acesso à praia é proibido entre o horário do pôr do sol e o nascer do sol.
  • Gerakas é extensa, com um lindo paredão de rochas, água azulada, cristalina e rasa por um bom pedaço.



Confira um pedacinho de Gerakas no vídeo abaixo:


Existem outras opções de passeios pela ilha além do tradicional e imperdível passeio de barco para Navagio com parada nas Blue Caves, como o passeio de barco para as Keri Caves e Marathonisi Island.

Confira as opções nos seguintes sites visitacity.com/en/zakynthos e bestofzante.com.

Zakynthos ainda conta com muitos outros pontos paradisíacos! Queria eu conhecer todos eles! Ficamos 6 dias e meio, queria ter ficado mais haha. Acredito que em 4 dias da para ter uma boa visão da ilha, mas se puder ficar mais, fique!

A Ilha tem bastante atrativos e a quantidade de dias vai depender de você, pois cada pessoa possui as suas preferências e o seu ritmo de viagem. Já vi quem fez o passeio para Navagio 2 vezes (em dias diferentes): uma vez partindo do Portos Vromi e na outra de Agios Nikolaos. Também já vi quem ficou 3 dias na ilha e nos 3 dias foi ao mirante de Navagio. Assim como, também já li sobre fazer o passeio de barco e ir ao mirante no mesmo dia, e até vi gente que não fez o passeio de barco - um pecado!!! 

Eu dediquei 3 dias para Navagio: 1 para o passeio de barco e 2 para o mirante - voltaria ao mirante uma terceira vez, pois é algo inexplicável! Assim como, também faria novamente o passeio de barco. Preferi fazer o barco separado do mirante para poder aproveitar o melhor horário da luz do sol. Aproveitamos o sol entre 12:00 e 14:00 e pegamos a água bem fluorescente. 


DICAS:
  • Carro é fundamental para se locomover em Zante. Pagamos ~40 € pela diária (lembrando que viajamos no mês mais caro!). Como falei acima, a Ilha é enorme! Não vi transporte público, apenas alguns ônibus de agências de turismo, tipo excursão, levando os turistas para o mirante de Navagio. 



  • Chocolate é muito barato! Compramos Kinder Bueno, barrinhas de Kinder e Milka por menos da metade do preço do Brasil.



  • Como a gente ficava o dia todo passeando, comprei algumas coisinhas para comermos nas praias. Uma dica são as frutas desidratadas. Encontramos um pacote que tinha morango, coco, mamão, abacaxi, kiwi, manga e banana. Uma delícia!  Me arrependi de não ter comprado para trazer. Há pacotes com apenas um tipo de fruta desidratada ou o mix com várias frutas. Me apaixonei pelo mix! 



  • Compramos também castanha de caju, atum em lata, biscoito de arroz com chocolate, biscoito de arroz comum, pão de forma integral, suco de frutas vermelhas, geleia de mirtilo (blueberry), o famoso queijo feta, o VERDADEIRO iogurte grego - gente, realmente deve ser o melhor de todos. Delicioso! Provei umas 5 marcas e esse "Advance" foi o melhor de todos.

Uma das nossas compras no My Market. Gente, demorei para identificar algumas coisas kkkk Outras eu nem consegui entender haha

  • Ah, o calor é tão intenso que só vale a pena comprar iogurte e chocolate se for comer na hora ou se tiver indo para o hotel/pousada para guardar no frigobar. Os chocolates derretiam em minutos e o iogurte deve azedar fácil.

Compramos no My Market:

Biscoito de arroz com chocolate 1,43 €
Queijo Feta 2,27 
Geleia 2,61 
Atum 2,73 
Iogurte natural (com 2) 2,00 
Biscoito de arroz puro 1,81 
Kinder Bueno (com 8 pct) 5,14 
Kinder (com 8 barrinhas) 2,77 
Milka 1,04 
Castanha de Caju 3,83 
Pringles 1,74 
Iogurte de frutas vermelhas (com 3) 2,95 
Pão de forma 0,74 
Água 1,5 L 0,21 
Suco 2,52  
Suco 500 mL 1,60 
Mix de frutas desidratadas 3,00 
Sorvete Kinder (com 5) 2,60 


COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA:


  • Durante o verão, são 6 horas a mais de diferença do Brasil, 1 hora a mais que a Itália e o sol se põe às 21:00.
  • A parte Norte da Ilha é formada por estradas estreitas e sinuosas com precipícios às margens. Todo cuidado é pouco! Confira um pedacinho no vídeo abaixo:




Existem também estradas cercadas por oliveiras! Confira no vídeo abaixo:



  • A maioria das praias são formadas por pedrinhas (seixos e cascalhos) e machucam os pés. A dica é levar sapatilha de mergulho (ou outro calçado para usar na água) e levá-la (o) para todos os lugares. Além das pedrinhas, em muitas enseadas não há faixa de areia e você entra no mar direto das rochas, que podem machucar os pés, pois algumas são bem pontiagudas.
  • Uma dica é levar/comprar uma boia para curtir os lugares citados acima. Vimos várias delas em muitas lojinhas nos centros turísticos (Argasi, Kalamaki, Keri, Tsilivi, Laganas, Vasilikos e Alykes).
  • Em nenhum lugar eu vi estrutura de aluguel de snorkel, sapatilha, coletes e boias. É preciso levar com você se quiser usar. Achei muito estranho, pois no Caribe é possível alugar esses itens em vários lugares.
  • É comum na Ilha você alugar o barco e sair navegando. Não é necessário nenhum tipo de autorização especial e os barcos são motorizados. É só pagar, prestar atenção nas instruções e pronto! Não tivemos coragem e achamos caro! 60,00 € por pessoa para 3 horas (quase R$ 500,00!!!).
  • Em agosto, apesar de ser altíssima temporada por causa das férias na Europa e as praias ficarem lotadas, mas isso não me incomodou e deu para curtir bastante - talvez porque Zakynthos ainda não é tão explorada quanto outras ilhas. O que eu não fazia ideia era do calor de 45 °C (com sensação térmica de uns 50 °C). Gente, nunca senti tanto calor e cansaço de uma vez só!
  • Eu deixei de tirar fotos por várias vezes, pois eu não aguentava mais andar sob aquele sol escaldante e só queria ficar quietinha dentro do mar! Me arrependi muito depois, pois amo fotos! Só que após algumas horas eu já estava toda descabelada, suada, com cara de acabada, ou seja, sem nenhuma dignidade para fotos! 
  • O calor era tanto que uma garrafinha de água de 500 mL acabava em uma golada só. Lá todos compram garrafas de 1,5 L, pois as menores não compensam. Dificilmente você vai ver alguém sem a sua garrafa de água do lado.
  • O clima é tão seco que minhas narinas ficaram super ressecadas e ficaram feridas! Tive que comprar soro fisiológico para hidratá-las.
  • É comum haver queimadas durante o verão de TÃO quente que é. A parte Norte da ilha estava toda queimada. Assim que voltamos de viagem fiquei sabendo de uma queimada bem rigorosa que o acesso para o mirante de Navagio foi fechado! Bizarro!!! O.o Confira no vídeo abaixo uma parte da estrada após uma queimada:



  • A água é meio salobra. Eu tive bastante dificuldade com o sabor. Estranhei bastante e parecia que não hidratava direito. A cada 10 águas que a gente comprava, 6 tinha gosto ruim. Imagine você morrendo de sede e ter que beber uma água meio salgada. TENSO!
  • A maioria dos sucos de laranja não são naturais! Normalmente, onde vende suco natural está especificado como "fresh juice". Foi muito estranho pedir suco de laranja e me deparar com suco artificial e ruim aff. Depois aprendi e sempre perguntava antes de pedir.
  • Não lembro de ter visto ar condicionado nos restaurantes e mercados. Estava um calor de deserto e só vimos ventiladores. 
  • Em alguns restaurantes é comum, após a refeição, oferecerem de cortesia um tipo de licor/bebida. Como não bebemos, recusamos e ficavam nos olhando como se fosse uma enorme desfeita. Uma das vezes provamos a bebida (achei ruim, pois não gosto de álcool). Eles nem perguntam se você quer. Assim que termina de comer já servem. Um tempo depois eu li que recusar a bebida que eles oferecem é uma desfeita enorme! O.o So sorry, greeks!!!
  • TODOS fumam nesse lugar! Insuportável! É muito comum ver pessoas fumando e eles fumam na sua cara e em qualquer lugar. Estranhei muito! Odeio cigarro e isso me incomodou demais. Em todos os restaurantes havia alguém fumando!!! O.o Fiquei horrorizada!
  • Uma das diversões da vida noturna são os bares de karaokê. As pessoas se jogam mesmo e soltam a voz. Passamos por alguns e foi hilário.
  • Zante já foi dominada pela Itália, o que culminou na forte influência italiana, seja na língua ou na gastronomia. Logo, muitos locais falam italiano, além de inglês e o próprio grego, claro! 

Bom, espero que esse post te ajude, pois muita coisa que escrevi eu não vi em nenhum blog. 


See you latter!


FONTES: gozakynthos.gr, zanteisland.com, ecozante.com, greeka.com, e-zakynthos.eu, zanteweb.co.uk, oneandonlygreece.com, greece.com, explore-zakynthos.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole