Búzios: Praia do Forno

Praia do Forno - Búzios - Região dos Lagos

Praia do Forno faz parte das 23 praias que compõem o cenário de Búzios, em seus ~8 km de extensão. Cada praia tem um recorte único e tem para todos os gostos: do mar mais agitado ao mais calmo, da orla mais badalada à praias desertas, de praias com águas esverdeadas à azuladas, da areia dourada à avermelhada, contornadas pelas rochas "mil folhas" ou por vegetação enfim, impossível nenhuma te agradar! De fato, Búzios conta com uma natureza exuberante!

A Praia do Forno se encontra próximo a Praia da Foca, sendo uma excelente opção combiná-las no mesmo dia. Confira no mapa abaixo:

Mapa de Búzios - Retirado do site: buziosonline.com.br
Fonte: www.buziosonline.com.br

Ela está entre as minhas praias preferidas em Búzios. Na verdade, ocupa o meu Top 3, atrás da Ferradurinha e da Foca. Essa pequena enseada é cercada pelas lindas rochas no estilo "mil folhas", por muita vegetação, possui areia avermelhada, água  tranquila, cristalina e com uma coloração esverdeada. O ponto negativo é o mesmo de todas as praias dessa região: a água é super gelada! Mesmo no verão!

OBS: Estivemos em Búzios em março de 2018 e a Praia do Forno estava com a água super morna! Fiquei impressionada, pois sempre li que em qualquer época do ano a água é geladíssima! Estive algumas vezes nela e pude comprovar isso.

Praia do Forno - Búzios




A Praia é de fácil acesso e conta com estacionamento rotativo amplo. Não há restaurantes ao redor, apenas um "quiosque" onde também é possível alugar cadeiras e guarda-sol. No entanto, esse serviço não está disponível todos os dias. A dica é levar lanches e bebidas caso queria passar um tempo maior nela.

Praia do Forno - Búzios

Praia do Forno - Búzios

Tivemos a oportunidade (e o azar) de encontrá-la em diferentes situações: na primeira vez o mar estava de ressaca, horroroso e com uma coloração marrom, porém não dava para eu avaliá-la nessas condições. Vou colocar uma foto para vocês terem uma noção do quanto a água de uma praia pode variar conforme as condições climáticas:



Praia do Forno - Búzios 2015

Voltamos outras 3 vezes e ela estava maravilhosa! Sol de 40 ºC, vazia, mar calmo, limpo, cristalino e com uma coloração linda. Fiquei apaixonada com tamanha beleza! Sempre bato na mesma tecla, pois fatores como sol, lua, maré, vento e chuva influenciam drasticamente na água do mar. Antes de questionarem se aquela cor da foto é photoshop, leve em consideração esses fatores da natureza.

A praia do Forno não está entre as mais frequentadas de Búzios, mas durante o verão e em feriados a chance de encontrá-la cheia é grande.

Praia do Forno - Búzios 2016



Praia do Forno - Búzios 2016

OBS: Acredito que todas as praias contam com estacionamento rotativo - pelo menos todas que frequentamos tinha a Zona Azul. A partir das 10:00 você paga R$ 3,00 pela hora e durante esse período pode estacionar onde quiser - algumas vagas são numeradas, porém, segundo um fiscal, você pode mudar de vaga durante essa hora. O pagamento pode ser feito pelo celular, a partir do aplicativo (pagamento com cartão) ou através de fiscais que ficam andando pelas ruas (pagamento em dinheiro). Você pode ir renovando por quanto tempo quiser. Nós chegamos a ficar ~5 horas na mesma vaga - li que 6 horas é o tempo máximo que você pode ficar na mesma vaga, mas não tenho certeza. A cobrança do estacionamento acaba meia noite e só retorna às 10:00.

Nas áreas sem a Zona Azul você não tem a obrigação de pagar para estacionar. Flanelinhas se aproveitam dos turistas cobrando até R$ 20,00 pela vaga! Fique esperto!

Acesse o post com o meu Top 8 de Búzios


Confira um breve vídeo sobre a Praia o Forno



See you!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole