Búzios: As Melhores Praias - Meu Top 8!

Praia João Fernandes - Búzios 2016

Búzios é famosa, glamourosa e reconhecida internacionalmente. Suas praias são bem peculiares e bem distintas das vizinhas Arraial do Cabo e Cabo Frio. Na minha opinião, as três cidades se complementam em beleza.

Com as condições climáticas/marítimas perfeitas, ou seja, sol intenso, falta de chuvas, pouco vento, maré favorável e etc., dificilmente não se encantará pela beleza natural de Búzios. O maior diferencial, para mim, são as rochas ao redor das praias, no estilo "mil folhas". O processo é chamado de foliação e consiste em minerais que se recristalizam sobre pressões e temperaturas muito altas, formando um cenário maravilhoso e diferenciado.

Praia da Foca - Búzios 2016

Li muitos relatos de viajantes considerando tal praia maravilhosa e como uma das melhores, porém esses relatos foram baseados nos serviços oferecidos, na estrutura e no atendimento. Vou sempre bater na mesma tecla: praia para mim não é isso! Minha opinião é baseada apenas na beleza da natureza em si. Quanto mais intocada for a praia e mais tranquila e cristalina for sua água, mais eu vou morrer de amores!

Praia da Armação - Búzios 2015

OBS:
  • Para ver o máximo da beleza de QUALQUER praia é imprescindível que o tempo colabore: sol, chuva, vento, lua, maré... tudo isso vai influenciar na qualidade da água. Já visitei as mesmas praias em diversas situações e o cenário mudou radicalmente!
  • No site de Búzios diz que comparada a outros destinos do RJ, a cidade tem 2 vezes mais dias de sol que a capital e 3 vezes mais dias de sol que Angra dos Reis. Eu já peguei tempo ruim em Búzios no inverno (que é a época menos chuvosa) e a maioria das pessoas que conheço também já encontrou dias ruins, em diferentes épocas do ano. A dica é vigiar a previsão do tempo.

Praia dos Ossos - Búzios 2015

Búzios possui ~8 km de extensão e abriga 23 praias de recortes únicos! Muitas praias estão em enseadas, sendo contornadas por lindas rochas e montanhas cobertas por vegetação, incluindo cactos! Acho lindos!!! Existem praias para todos os gostos: do mar mais agitado ao mais calmo, da orla mais badalada à praias desertas, de praias com águas esverdeadas à praias de águas azuladas, da areia dourada à areia avermelhada enfim, impossível nenhuma te agradar! 

Conhecemos mais de 10 praias, porém não gostamos de todas. Vou destacar apenas as que valeram a pena, baseadas na minha opinião. Confira as praias de Búzios no mapa abaixo:

Mapa das Praias de Búzios - Fonte: www.buziosonline.com.br
Fonte: www.buziosonline.com.br


Melhores Praias de Búzios:


1Ferradurinha 


É a minha preferida! Eu fiquei apaixonada pelas rochas das praias de Búzios e a Ferradurinha abriga a rocha mais perfeita! A praia fica um pouco distante da maioria, mas vale cada estresse na hora de estacionar.

Praia da Ferradurinha - Búzios 2016

Praia da Ferradurinha - Búzios 2016

2) Praia da Foca


Maravilhosa! A praia é divida em duas partes e possui um enorme paredão de rochas que me deixou encantada! A cor da água é a mais bonita de Búzios! Confira o post da Praia da Foca aqui

Praia da Foca - Búzios 2017


3) Praia do Forno


Mais uma praia linda e com um paredão de rochas que me encantou! A água estava maravilhosa: verdinha e cristalina! Está em meu Top 3! Confira o post completo sobre a Praia do Forno aqui.

Praia do Forno - Búzios 2016

4) João Fernandinho


Ocupando o 4º lugar na minha lista, a praia é uma graça e possui um cantinho delicioso, próximo ao paredão rochoso, no canto direito (olhando para o mar). Ela está ao lado da praia João Fernandes, porém não há passagem entre elas, sendo acessada pela estrada.

Praia João Fernandinho - Búzios 2015


5) João Fernandes 


É a praia internacional de Búzios! Ela é bem gostosa, mas o cenário é bem diferente das 4 primeiras. Ela é maior que as anteriores e uma das mais frequentadas, principalmente por gringos. E essa areia dourada/avermelhada?!? 

Praia João Fernandes - Búzios 2016


6 e 7) Azeda e Azedinha


São duas praias separadas por uma pedra. Chega-se a partir de uma escadaria (e mirante) com um lindo visual! A Azedinha é acessada através da Azeda e abriga um cantinho belíssimo, sendo a minha preferida entre as duas.

Praia Azedinha - Búzios 2016

8) Praia da Tartaruga


Vi um vídeo dela e achei linda, porém quando fomos o dia estava bem nublado. Não conseguimos ver o máximo de sua beleza, mas, mesmo assim, a água estava limpíssima e bem verdinha. Achei digna de entrar na minha lista das melhores praias que conheci em Búzios.

Praia da Tartaruga - Búzios 2016

Conhecemos também as praias: Manguinhos, Brava, Geribá e Ferradura, porém não achei tão interessantes quanto as demais citadas acima. As praias dos Ossos e da Armação não são praias indicadas para banho, então nem entraram na minha lista.

O jeito mais fácil de conhecer as praias é estando de carro, já que o transporte coletivo não é eficiente. Mesmo contando com as vans e os acqua-táxis (ou táxis marítimos), ambos são limitados e não acessam todas as praias de Búzios. Entretanto, caso não queira ou não possa alugar um carro, esses meios de transporte quebram um galho.

As vans circulam pela avenida principal (Avenida José Bento Ribeiro Dantas) até a praia de Geribá. Elas te deixam perto das praias, mas ainda vai ter que andar um pouco. Os aqua-táxis partem do Píer do Centro e da Praia dos Ossos e passam pela Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Tartaruga e Manguinhos. Dependendo de onde estiver hospedado poderá acessar a maioria dessas praias a pé.

Outra opção seria através do passeio de barco que percorre mais de 10 praias: Armação, Ossos, João Fernandes, João Fernandinho, Azeda, Azedinha, Tartaruga, Manguinhos, Virgens, Amores e Canto, além das Ilhas Feia, Branca e Caboclo. O passeio tem duração de ~3 horas e 3 paradas para mergulho. O roteiro pode sofrer alguma alteração de acordo com a empresa escolhida e com as condições marítimas.

OBS: Acredito que todas as praias contam com estacionamento rotativo - a Zona Azul. A partir das 10:00 você paga R$ 3,00 pela hora e pode estacionar onde quiser durante esse período - algumas vagas são numeradas, mas segundo um fiscal, você pode mudar de vaga nesse tempo. O pagamento pode ser feito pelo celular, a partir do plicativo (pagamento com cartão) ou através de fiscais que ficam andando pelas ruas (pagamento em dinheiro). Você pode ir renovando por quanto tempo quiser. Nós chegamos a ficar ~5 horas na mesma vaga - li que 6 horas é o máximo de tempo que você pode ficar na mesma vaga, mas não tenho certeza. A cobrança das vagas encerra meia noite e retorna às 10:00.

Nas áreas sem a Zona Azul você não tem a obrigação de pagar para estacionar. Flanelinhas se aproveitam dos turistas cobrando até R$ 20,00 pela vaga! Fique esperto!


See you later!!!



FONTES: buziosonline.com.br - reservataua.com.br - buziosguiaoficial.com - riodejaneiroaqui.com  - buzios.travel - drm.rj.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole