Gramado - Serra Gaúcha: Amor à Primeira Vista



Gramado é um município do Estado do Rio Grande do Sul, localizado a pouco mais de 100 km de distância de Porto Alegre, mais precisamente na Serra GaúchaDizem que Gramado é um pedaço da Europa no Sul do Brasil, ainda não conheço a Europa, mas e posso afirmar que a cidade é uma das mais lindas e charmosas que temos por aqui.

A região é riquíssima em atrativos e opções que agradam desde casais à famílias com crianças não faltam. Entretanto, Gramado ocupava as últimas posições em minha lista de #ParadasObrigatórias. Na verdade, o destino nem estava na minha lista. Eu achava uma viagem bem clichê e muitos lugares visitados pelos turistas me faziam achar Gramado desinteressante. Confesso que fui completamente surpreendida. 

Parando para descansar (mentira, para fotografar rsr). A Praça das Etnias ao fundo.

A nossa viagem estava programada para outro destino, mas alguns imprevistos nos fizeram mudar os planos. Como era semana de feriado e estávamos em cima da hora, um dos poucos lugares com preço razoável de passagem era Porto Alegre. Como ainda estávamos no inverno, decidimos ir para Gramado curtir o frio da Serra Gaúcha - e conferir se tudo o que diziam fazia realmente sentido. Compramos as passagens e comecei uma intensa busca para tentar fugir de todos os destinos que me faziam torcer o nariz para a cidade.


OBS: Deixei de ir em vários pontos turísticos, pois não me interessavam. Entre eles o Dreamland (acho UÓ estátuas de cera), Snowland (não vejo graça nesses locais de neve artificial), Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars, Super Carros, Mundo Encantado, Aldeia do Papai Noel e alguns outros. A dica é: se você se interessa por algum desses lugares não deixe de pesquisar!



Ainda bem que Gramado vai muito além dos lugares citados acima. Gramado vai além dos parques temáticos e de tudo que ouvi falar. Vai além do Festival de Cinema e (polemizando) vai além do Natal Luz. A Avenida Borges de Medeiros é um charme, as flores na Praça Major Nicoletti deixaram o cenário super romântico, a Rua Coberta é uma delícia, a Rua Torta é fofa, o Le Jardin foi uma linda surpresa, o Lago Negro é encantador e estava repleto de azaleias, a Fábrica Cristais de Gramado é super interessante e suas miniaturas são muito delicadas os Chocolates são uma tentação, o Rodízio de Fondue roubou meu coração, o Toro foi onde comi um dos melhores hambúrgueres da vida e o Trudel me fez querer morar em Gramado! Esse é meu resumo da região! 

A cidade por si só, bastou para me impressionar! Parece uma cidade cenográfica! Tudo muito limpo, organizado, bem cuidado e florido. A junção entre a natureza, a arquitetura charmosa e a gastronomia fazem de Gramado um lugar sensacional.

Muito charme e cuidado em cada canto da Av. Borges de Medeiros

OBS: 
  • A gente sempre prefere alugar um carro e em Gramado não foi diferente, já saímos do Aeroporto Salgado Filho com o carro alugado. 
  • Caminhe bastante pela Av. Borges de Medeiros. É uma delícia!
  • O estacionamento no Centro de Gramado é rotativo das 08:45 às 18:45. Existem placas identificando a "Zona Azul" onde é obrigatório o uso dos parquímetros - eles estão em vários pontos do centro. O tempo máximo para permanecer em uma vaga é de três horas. Você coloca o valor em moeda (apenas moedas) e a máquina calcula o seu tempo de permanência. Além das máquinas, é possível efetuar o pagamento aos fiscais que ficam circulando pelo centro.


Algumas atrações que valem a pena e estão espalhadas pelo Centro de Gramado:


1- Avenida Borges de Medeiros



Primeiro eu preciso falar da Av. Borges de Medeiros. É o coração de Gramado e dispensa apresentações! É linda, charmosa e agradável. É possível ver um enorme cuidado em cada esquina, em cada vasinho de planta e em cada banco nas calçadas. Foi amor à primeira vista!




2- Caminho das Estrelas



É a Calçada da Fama de Gramado! Na calçada estão as mãos de alguns artistas do cinema nacional e de outras celebridades que estiveram na cidade como: Angela Vieira, Rita Guedes, Antonio Fagundes, Selton Mello, Eva Wilma, Xororó, Sandy & Júnior, entre outros.

3- Rua Coberta



Pouco conhecida pelo seu verdadeiro nome: Rua Madre Verônica, a Rua Coberta é um espaço bem agradável, muito usado para eventos e exposições. Ela abriga algumas lojas, bons cafés e restaurantes. Em seus 100 metros de comprimento que ligam a Rua Borges de Medeiros à Rua Garibaldi, o charme fica por conta do seu telhado de vidro coberto por vegetação.





4- Praça Major Nicoletti 


Coisa mais linda essas lavandas!!! *-*

Impossível não visitá-la! Está localizada ao lado da Rua Cobertaem frente a Igreja Matriz e ao Palácio dos Festivais. Pela excelente localização, a Praça é uma ótima opção para descansar ou apenas parar para observar toda a beleza a sua volta. Fiquei encantada pelas lavandas penduradas no pergolado. Muito amor envolvido! Existem várias cerejeiras pela Praça, mas não estavam floridas (a época é em julho). Fiquei imaginando esse lugar repleto de cerejeiras em flor e já desejo voltar. Morro de amores! A Praça abriga o Centro de Informações Turísticas e banheiros públicos limpíssimos.


5- Igreja Matriz São Pedro


Assim como a Catedral de Pedra, em Canela, a Igreja São Pedro foi construída em pedra basalto, porém uma grande diferença é que seu interior também foi todo revestido com essa pedra. O visual é lindo, mas menos imponente que a Catedral de Pedra! São ~78 mil pedras e nem da para acreditar que inicialmente ela era apenas uma capela feita de madeira. São 860 metros de altura, sendo 46 metros apenas da torre. Em frente a Igreja estão 12 estátuas que indicam os apóstolos de Jesus.


6- Fonte do Amor Eterno



Muitos consideram Fontes uma atração romântica e de realização de desejos, porém não é algo que me encante, sem falar que acho de um extremo mau gosto sair pendurando cadeados em pontos turísticos. Gosto é gosto, não é mesmo?! Se você gosta, ao lado dela é possível comprar os cadeados com corações por ~R$ 30,00 e fazer as gravações dos nomes ou qualquer outra coisa que desejar - você mesmo escreve nos corações. A Fonte fica um pouco escondida, está localizada entre a Igreja São Pedro e o Boulevard São Pedro.


7- Rua Torta



A Rua Emílio Sorgetz acabou se tornando uma atração por causa de seus canteiros estrategicamente sinuosos. As curvas são ressaltadas pela faixa amarela e chama muita atenção.  Achei criativo. Ela fica em frente a Praça das Etnias, difícil não passar por aqui.




8- Praça das Etnias


A Praça é uma homenagem às principais culturas dos colonizadores da cidade: alemã, italiana e portuguesa. A praça é bem cuidada, com lindos canteiros e um pergolado central. Na praça é possível fazer o passeio de agroturismo que visita as casas dos colonos da região, comprar artesanatos e produtos coloniais, como: pães, geleias, bolos, cucas, biscoitos, doces, queijos, salames e etc. Nos fins de semana, os colonos assam pães e cucas no forno à lenha expostos para quem tiver a curiosidade de acompanhar. Poder ver toda essa produção é uma atração à parte. 



9- Lojas de Chocolates



Impossível falar em Gramado e não pensar em chocolate. São diversas lojas espalhadas não só em Gramado, mas por toda a Serra Gaúcha. Experimentamos vários chocolates de cinco marcas e o Top 1 ficou com a marca Prawer. O Top 2 ficou com a Caracol Chocolates - além do chocolate, o sorvete de chocolate com avelã é muito gostoso. O Top 3 ficou com a Lugano. Já falei sobre as lojas de chocolate aqui.

10- Largo da Borges



Próximo ao Palácio dos Festivais e da Rua Coberta, o Largo da Borges é uma Galeria toda coberta, com mais opções de lojas de roupas, sapatos, acessórios, lojas infantis, além de loja de Chocolate, Gelateria e Cafés.

11- Centro Comercial Praça do Moinho


A Roayal Trudel fica na Praça do Moinho, perto das araucárias.

O Centro Comercial reúne algumas lojas, entre elas: roupas, sapatos, acessórios, decoração, chocolates e etc, além de abrigar a Royal Trudel - uma das melhores gordices do universo!!! Confira sobre o Trudel aqui. Frequentei algumas vezes esse cantinho que também abriga um dos famosos relógios com termômetro. 

Detalhe para o termômetro marcando mais de 50ºC kkkkk - nesse dia estava uns 12°C.

12- Pórticos


Pórtico via Nova Petrópolis

A foto mais tradicional de Gramado é feita no Pórtico via Nova Petrópolis. Ele é todo feito em pedra e inspirado no estilo bávaro, uma graça! O Pórtico via Taquara fica pertinho da Fábrica Cristais de Gramado e é lindão! Ele é uma homenagem a colonização alemã.

Pórtico via Taquara

See you later!


FONTES: gramadocanela.com.br - gramadosite.com.br - vivergramado.com.br dicasdegramado.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole