Cerejeiras em Flor - Pedra Azul/ES

Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul

OBS: ATUALIZADO EM AGOSTO DE 2019.

Pedra Azul é surpreendente e meu lugar favorito no ES (e também um dos meus preferidos no Brasil!). Hoje venho falar sobre as cerejeiras em flor! Afinal, não é todo dia que você se depara com um lindo Bosque de Cerejeiras pelo caminho! Não bastava a imponência da Pedra do Lagarto - morro de amores! Pedra Azul também abriga inúmeras cerejeiras ao longo da Rota do Lagarto, deixando o cenário ainda mais espetacular.

Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul

Para encontrá-las floridas é preciso ficar de olho na época: julho é o mês delas florirem, completando a beleza dessa linda estação que é o inverno! No próprio estacionamento do Parque Estadual de Pedra Azul já é possível encontrar várias cerejeiras. Inclusive, uma delas é enorme e a mais disputada, pois todos querem uma selfie com esse lindo cenário cor de rosa!






Um detalhe que nem todos sabem é a existência de um Bosque de Cerejeiras dentro do Parque Estadual de Pedra Azul, praticamente aos pés da imponente Pedra do Lagarto! Suspiros e mais suspiros!!! Eu fiquei sabendo em 2015 e, desde então, fiquei esperando ansiosamente para vê-las floridas, pois só acontece uma vez no ano e as flores permanecem por ~2 semanas. Em 2016 e 2017 quase não se ouvia falar sobre o local, porém, desde 2018, essa preciosidade passou a ser mais divulgada e o turismo cresceu muito durante a floração das cerejeiras. Esse ano (2019) muita gente visitou as cerejeiras em flor, basta acompanhar as #hashtags no instagram para conferir os cliques!

Pedra Azul, ES


Pedra Azul, ES

Eu amo Pedra Azul e faço questão de ir várias vezes no ano para poder espairecer, curtir um bom café colonial (indico o Café Colonial Peterle), aproveitar uma tarde agradável com um bom chocolate quente (indico o Chocolate quente branco com Nutella do Ateliê do Chocolate) ou curtir o dia com alguma outra boa gordice (também indico a Tuia), além de contemplar a maravilhosa Pedra do Lagarto, óbvio! Desde 2015 eu visito o Bosque de Cerejeiras e sempre procuro ir em dia de semana para aproveitar ao máximo, de preferência sem mais ninguém - só com o marido, claro! Esse ano (2019) as cerejeiras floresceram na semana da Festa do Morango e o local estava LOTADO! Acabei voltando com o marido no meio da semana para poder curtir essas lindezas mais um pouco!



Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul



Desde quando o Bosque existe? Desde 2008, quando surgiu a ideia de plantar um Bosque de Sakura (cerejeira) para comemorar o centenário da imigração japonesa no Brasil e segundo Hideki Nakamura - presidente da Associação Nikkei do ES, não haveria melhor lugar senão em meio a Mata Atlântica.



Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul


Para chegar ao Bosque Kaoru Kumazawa deixe o carro no estacionamento do Parque - km 2 da Rota do Lagarto, passe pela portaria e siga ~700 m pela estrada de chão, em uma bela subidinha kkkkk. Poucos metros antes de chegar à base de apoio para as trilhas das piscinas naturais, está o Bosque. É impossível não identificar o Bosque, pois desde a estrada é possível avistar um ponto rosa em meio à mata verdinha! Isso se ele estiver florido, obviamente.



Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul

Não sei você, mas eu sou apaixonada por essas florezinhas mega charmosas! Apesar de passar longe dos perfeitos Bosques do Japão, onde as sakuras dominam e se torna um mega acontecimento contemplar a sua floração, eu fiquei fascinada por esse pequeno Bosque em Pedra Azul. Só acho que deveriam plantar mais cerejeiras, pois o terreno é grande e daria para fazer um super Bosque cor de rosa nesse cenário que, sem dúvidas, é o mais perfeito do ES e um dos mais lindos do país!


Bosque Kaoru Kumazawa, Pedra Azul


Me conta: você sabia desse encantador Bosque "escondido" aos pés da Pedra do Lagarto? Confira uma breve matéria que saiu no G1.

Funcionamento: terça à domingo, das 08:00 às 17:00.



Pedra Azul, ES



ATENÇÃO: Gente, vamos ser educados, conscientes e respeitosos?! Me deparei com uma cena que fiquei p#%@ da vida! Uma fotógrafa estava fazendo um ensaio de um casal de noivos e SIMPLESMENTE subiu em uma das cerejeiras, quase destruindo seus galhos e flores! Tudo para uma foto! INACREDITÁVEL! ABSURDO! A minha vontade era dar uns gritos para ela não fazer isso, mas, na verdade, eu fiquei olhando sem acreditar. Lamentável! Também vi fotos no instagram de pessoas que arrancaram as flores para fazerem fotos. Eu fico muito p#%@ com isso. Imaginem se cada pessoa que visitar o local resolver subir nas cerejeiras e arrancar as suas flores? Quanto tempo esse Bosque vai durar? A entrada é gratuita e não existe nenhum controle ou vigia por perto. Uma hora dessas seria bom que o acesso fosse pago e limitado para evitar esse tipo de comportamento! O Bosque fica em uma propriedade particular e na entrada tem uma placa com os seguintes dizeres: "não recolher plantas e flores".

Bom, desabafo feito...Espero que tenham gostado, pois Pedra Azul é um dos lugares mais perfeitos da minha lista de #ParadasObrigatórias! 




See you later!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole