San andrés: Ilhas Acuario e Haynes Cay - Caribe Colombiano

El Acuario, também conhecido como Rose Cay (fala-se "ki"), é um banco de areia em alto mar, cercado por uma barreira de corais e com uma beleza ímpar! A informação que tive é que há alguns anos esse banco de areia era maior, mas com a força dos ventos vem sendo reduzido.


OBS: O ideal para ver esse mar maravilhoso, com 50 tons entre o azul e o verde, é ir em uma época sem chuvas e com sol intenso.


Sempre tento programar a viagem para os melhores meses daquela região. EU não arriscaria viajar para o Caribe em uma época que possui um histórico de chuvas. Minha intenção é sempre tentar ver o lugar com o máximo de sua beleza. Claro que pode acontecer de chover fora da época comum, mas a probabilidade é muito menor. Pode ser que o mês da sua viagem não seja o melhor mês para o destino que escolheu, mas vá preparado caso não seja como imaginou.


DICA: Para não enjoar no trajeto de barco, aconselho a comprar o MAREOL - remédio para enjoo que não provoca sono e custa COP $ 2 mil com 3 comprimidos. O percurso de barco pode variar entre 15-30 minutos, depende do destino.
Geralmente, o passeio para o Acuario é feito em conjunto com Johnny Cay, mas não aconselho esse tipo de passeio. No primeiro momento, queríamos passar o dia todo no Acuario, mas nos informaram que não era possível permanecer por mais de 1 hora e meia lá, ou seja, independentemente se comprássemos o passeio para o Acuario sozinho ou junto com Johnny Cay, o tempo de permanência no Acuario seria o mesmo. Acabamos fazendo o passeio que incluía as duas ilhotas juntas mesmo contra a minha vontade, pois eu já havia lido que não valia a pena. Seguimos para o Acuario às 10:00 e o percurso durou ~20 minutos. Lá permanecemos por uma hora e meia APENAS! Esse tempo é curtíssimo!


Sobre o Passeio Acuario + Johnny Cay


Assim que todos descem da embarcação, o barqueiro nos reúne em um dos quiosques para dar instruções e oferecer serviços, como passeio em um barco com fundo de vidro (não tivemos interesse, pois preferimos fazer snorkeling e li que não valia a pena), aluguel de armários, venda ou aluguel de snorkel e de sapatilhas, etc. Pagamos COP $ 5 mil para guardar a bolsa e fomos explorar esse paraíso. São vários armários e não são todos que possuem chave. Nós não recebemos nenhuma, só nos falaram o número do armário. Você confia e pronto.


DICA: Compre a sapatilha de mergulho assim que chegar em San Andrés. Além dos inúmeros ouriços (inclusive brancos que se camuflam na areia) e das pedras no fundo do mar, você perde tempo e acaba pagando um pouco mais caro por ela.

O Acuario no primeiro dia, assim que chegamos. LOTADO!

A minha primeira impressão do Acuario foi de desespero! A ilha é bem pequena e fica LOTADA, principalmente no local considerado como "aquário natural" onde está a maioria dos peixes, pois todos querem fazer snorkeling exatamente no mesmo lugar! A maioria dos turistas se concentra nesse ponto, deixando o local intransitável! Olhem na foto abaixo a quantidade de pessoas se preparando para entrar na água.


Apesar de ser uma ilha paradisíaca e cercada por corais, a falta de cuidado é decepcionante. Não existe nenhum controle da quantidade de turistas que desembarca diariamente no Acuario. É tanta gente pisoteando os corais que quase não há corais vivos e a variedade de peixes é pequena. Eu curti muito o snorkeling, mas para um lugar ser considerado "aquário natural" é porque deveria abrigar uma infinidade de peixes. É uma pena, pois, com o passar dos anos, a vida marinha tende a diminuir ainda mais, principalmente se nenhuma medida de preservação for tomada.


Apesar dessa triste realidade, uma coisa é certa: Deus é perfeito em TODAS as suas criações. Que lugar surreal! A cor da água varia o tempo todo e eu fiquei deslumbrada! Só não sei se essa água é sempre maravilhosa assim ou se tivemos sorte, pois visitamos em uma das melhores épocas. A cor e transparência da água dependem de vários fatores, incluindo a falta de chuva, pouco vento, a intensidade da luz solar e etc.




Quando deu 12:00 em PONTO, o barqueiro saiu pela ilha com um megafone avisando que a embarcação "x" estava partindo - é importante guardar o nome da sua embarcação! Confesso que saí de lá triste, pois queria ficar mais tempo e não me conformava em não poder.

Seguimos para Johnny Cay e lá permanecemos por ~3 horas e meia. 

- Acesse o post sobre a Ilhota Johnny Cay

- Confira o trajeto de barco para  as Ilhotas Acuario e Johnny Cay

A água brilha de tão cristalina! Muito amor!!!

OBS: Nenhum passeio precisa ser agendado antes de chegar a San Andrés. Nem mesmo Cayo Bolívar. Todos podem ser contratados na ilha, inclusive, a maioria pode ser comprada na hora, como é o caso do Acuario e Johnny Cay.


No dia seguinte, continuei procurando um passeio para o Acuario com maior tempo de duração e descobri a Tonino's Marine.




Ao passear pela orla, o tempo todo você é abordado por alguém te oferecendo aluguel de veículos ou algum tipo de passeio. Foi um desses rapazes que me indicou Tonino's Marine (ao lado da Marina Portofino e do Restaurante La Regatta). Pagamos COP $ 15 mil cada e pude escolher entre retornar às 12:00, às 13:00 ou às 15:00. Claro que escolhi o horário das 15:00.







De Volta ao Acuario


A nossa segunda vez no Acuario nem se comparou com a primeira. De início a ilha fica sempre cheia, pois muitas embarcações chegam juntas. Entretanto, a maioria se concentra em um ou dois pontos do Acuario e você consegue escolher ir para o lado menos muvucado, já que terá tempo depois para explorar com calma os lugares que estão cheios.




DICA: O segredo do Acuario é permanecer por mais 2 ou 3 horas (ou quantas mais quiser) após o horário de 12:00, pois é nesse horário que muitas embarcações partem para Johnny Cay, deixando o cenário no Acuario completamente diferente. Como quase todos os turistas fazem o combo Acuario + Johnny Cay, a quantidade de pessoas reduz consideravelmente e você consegue perceber que a ilha é ainda mais linda sem aquela muvuca toda.





Além do Acuario, há a Haynes Cay: uma ilhota bem ao lado, cuja travessia é feita com água na altura da cintura e não dura 5 minutos. Não da para ficar sem conhecê-la. Assim que descemos do barco demos a volta pelo Acuario e partimos para Haynes Cay, pois era o lugar com menos gente naquele momento. 



Sobre Haynes Cay


Haynes Cay também é linda (não é novidade haha), mas a paisagem é outra: palmeiras adornam a ilhota e garantem sombra, o que não existe no Acuario - sombra no Acuario só nas pequenas áreas dos quiosques.




DICA: Assim que chegar ao Acuario vá logo conhecer Haynes Cay. Ela é bem pequena e em menos de cinco minutos você a contorna. Provavelmente vai ser o lugar mais vazio, pois TODOS vão direto para o "aquário natural" fazer snorkeling. Se quiser da para passar um tempo maior nela e aproveitar para almoçar 
- se tiver mais de uma hora e meia, claro! Há dois restaurantes e li que a comida é gostosa. 

Alimentando os peixinhos!!!

Ficamos um tempinho em Haynes Cay, fotografamos e voltamos para o AcuárioEu deixei para fazer snorkeling após às 12:00 porque era certo que a ilha ficaria bem vazia. Foi dito e feito! Fiquei mais de uma hora vendo os peixinhos sem quase ninguém para atrapalhar. 






OBS: Li que na Cooperativa Multiactiva de Transoportes Marítimos - Cooperative Brother's, localizada na praia Spratt Bight - Peatonal, você tem a opção de voltar às 17 h do Acuario. Eu fiquei muito satisfeita com as 5 horas que passamos lá. Ficar mais de cinco horas talvez não seja necessário, a não ser que queira parar para almoçar em Haynes Cay e ficar descansando "de boaça". Outra opção seria fazer o Tour Mantarraya - nós não tivemos o menor interesse nas arraias.

Na minha opinião, fazer Acuario + Johnny Cay só é indicado se você quiser APENAS conhecer e não se importar em ficar pouco tempo no Acuario, pois mesmo que você não perca muito tempo fotografando, fazer snorkeling e atravessar para Haynes Cay fica super corrido! 

Essa escolha vai depender do seu gosto, pois conversei com uma amiga que achou uma hora e meia no Acuario suficiente, enquanto li em vários lugares inúmeros comentários dizendo que não vale a pena!




OBS: Nos fins de semana a ilha de San Andrés fica ainda mais cheia, pois muitos colombianos aproveitam as passagens aéreas baratas da companhia Low Cost Vivacolombia. A dica é visitar o Acuario em dia de semana.

Confira um resmo desse paraíso no vídeo abaixo:




See you later!!!


FONTES: sanandresislas.com.co, sanandres-colombia.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole