Curitiba: Dicas e Sugestão de Roteiro

Estufa - Jardim Botânico

Curitiba é surpreendente! A capital do Paraná, um dos três estados que formam a Região Sul do Brasil, é conhecida pela sua imensa área verde e seu planejamento urbano. O tempo todo você se depara com muito verde, muitas araucárias (muito amor envolvido - acho lindas!), muitos parques, muitas praças, enfim, muitas atrações! Tudo muito bem planejado, limpo e organizado. Curitiba ainda possui o título de cidade mais sustentável ambientalmente da América Latina e de Capital Ecológica do BrasilAlém de ter o menor índice de analfabetismo entre as capitais brasileiras.

Araucária

Conheci Curitiba no feriado de Carnaval de 2014 e apesar do calor durante o dia, ao entardecer a temperatura ficava abaixo dos 20 °C! Não é à toa que Curitiba é a capital mais fria do Brasil, podendo chegar facilmente a 0 °C no inverno (e até mesmo abaixo de ZERO!). 

OBS: Como nós não curtimos Carnaval e não gostamos de lugar muvucado, Curitiba foi uma excelente opção de destino. Praticamente zero bagunça e pouca gente, já que a maioria procura destinos de praia e com blocos de Carnaval.
 

Museu Oscar Niemeyer - MON

Curitiba é tão maravilhosa que conta com uma linha de ônibus totalmente voltada ao turismo - a Linha Turismo. É possível conhecer a cidade sem precisar alugar carro, porém nós preferimos alugar e não fizemos uso dela.

Pontos Turísticos contemplados pela Linha Turismo. Fonte: curitibaspace.com.br.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos e passa pelos 25 principais pontos turísticos da cidade. A Linha funciona de terça a domingo das 09:00 às 17:30. São dois tipos de bus: double deck e jardineira, sendo possível escolher em qual dos dois embarcar.

Ponto de ônibus em frente ao MON

O valor do ticket custa R$ 40,00 (valor de junho de 2016) e pode ser adquirido nos ônibus em qualquer um dos pontos de embarque ou na rodoviária - URBS. Você tem direito a um embarque e 4 reembarques. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos 25 pontos. Os veículos são equipados com sistema de som para fornecer informações gravadas sobre os locais visitados em três idiomas: português, inglês e espanhol. Confira aqui e aqui mais informações e todas as atrações contempladas pela Linha Turismo.


Algumas atrações funcionam diariamente, exceto

Ópera de ArameMemorial Ucraniano e Museu Ferroviário: NÃO funcionam segunda-feira
Feira do Largo da Ordem:  funciona aos domingos;
Parque Estadual de Vila Velha: NÃO funciona terça-feira.

Sugestão de roteiro de 4 dias inteiros em Curitiba e 1 bate-volta em Ponta Grossa. Apesar de não ter sido a mesma ordem do meu roteiro, enquanto fazia os posts achei a divisão bem eficiente. É  apenas uma sugestão, pois tudo irá depender da sua disponibilidade na cidade e interesse pelas atrações. Em breve falarei sobre cada roteiro separadamente.

1) Museu Ferroviário + Mercado Municipal + Jardim Botânico + Teatro Paiol - Confira o post com essa sugestão de passeio em Curitiba;

Jardim Botânico

2) Parque Tanguá + Ópera de Arame + Universidade Livre do Meio Ambiente - Confira o post com essa sugestão de passeio em Curitiba;


3) Museu Oscar Niemeyer + Bosque do Papa + Bosque do Alemão + Memorial Ucraniano - Confira o post com essa sugestão de passeio em Curitiba;

Memorial Ucraniano - Parque Tingui

4) Essa dica é para o domingo, pois a Feira do Largo da Ordem só funciona nesse dia. Passeio pelo centro e arredores: Feira do Largo da Ordem + Ruínas de São Francisco + Museu Paranaense + Relógio das Flores + Mesquita Imam Ali + Rua das Flores + Praça General Osório + Rua 24 Horas. Confira o post com essa sugestão de passeio em Curitiba.

Ruínas de São Francisco

5) Parque Estadual de Vila Velha. Como algumas atrações em Curitiba fecham na segunda-feira, a dica é ir para Ponta Grossa e passar o dia no Parque de Vila Velha. Post em breve.

Arenitos

OBS: Além dos passeios citados, tem um que não fizemos e é super indicado: o passeio de trem pela Estrada da Graciosa na Serra do Mar. A estrada da Graciosa é a Rodovia que interliga Curitiba às cidades de Antonina e Morretes e dizem ser um caminho super charmoso, com belíssimas paisagens. Então, fica a dica para mais um dia de passeio nessa linda cidade!

See you later!!!


Fontes: <curitiba.pr.gov.br> - <urbs.curitiba.pr.gov.br> - <curitibaspace.com.br> - <curitiba-parana.net>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole