![]() |
A maravilhosa Ópera de Arame |
Sugestão de roteiro de um dia em Curitiba. Apesar de não ter sido exatamente como fizemos, funciona super bem. Nós saímos do aeroporto já de carro alugado e isso facilitou toda a viagem. Se não quiser ou não puder alugar, existe a Linha Turismo que contempla 25 pontos turísticos. Já falei um pouco no post cobre Curitiba.
Partindo do centro de Curitiba, a dica é começar a manhã pela UNILIVRE. Ela está a apenas ~7 km de distância (~15 min).
Sugestão de Roteiro:
UNILIVRE
A Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não-governamental, pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente. Foi construída com troncos de eucalipto e vidro, chegando a 15 metros de altura, com uma rampa helicoidal que da acesso as salas de aula e ao mirante. A UNILIVRE fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia.
![]() |
Foto retirada do site: unilivre.org.br |
A Universidade está localizada no Bosque Zaninell, em um espaço lindíssimo que merece a visita. Essa foi a nossa última parada do dia.
Informações:
Bosque: funciona diariamente das 08:00 às 19:00
Universidade: funciona de segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00
Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho
Site unilivre.org.br.
Em seguida, a dica é passar o dia no Parque Tanguá. Ele é enorme e merece ser visitado com calma. O Parque está a 3 km da UNILIVRE (~7 min).
PARQUE TANGUÁ
O Parque Tanguá é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Inaugurado em novembro de 1996, foi construído em uma área de pedreiras desativadas e faz parte de um projeto de preservação do curso do rio Barigui, juntamente com os Parques Tingui e Barigui. O Parque é dividido em duas partes: uma superior, onde está o jardim Poty Lazzarotto e outra inferior, onde estão os lagos e o túnel. A parte superior é a porta de entrada para o Parque e conta com uma linda paisagem: um belo jardim em estilo francês, fontes, espelhos d'água e um enorme portal constituído por três andares, onde se encontra um mirante de 65 metros de altura.
O Parque é imenso! São 235 mil m² e nesse espaço há estacionamento gratuito nas duas partes (superior e inferior), 2 lagos, um túnel aberto na rocha bruta ligando os lagos, lanchonete, cascata artificial, ciclovia, ponte, mirante, bistrô, loja de souvenir, torres para observação e sanitários.
DICA: Para pessoas com dificuldade de locomoção ou caso esteja com o dia corrido, e possível acessar a parte inferior de carro, pois a pé a caminhada é longa.
Informações:
Entrada: gratuita
Parque: funciona diariamente das 08:00 às 18:00
Rua Oswaldo Maciel, Pilarzinho
Site: facebook.com/ParqueTangua.
DICA: Por último, mais para o fim do dia, visite a Ópera de Arame. Ela está a 2 km do Parque Tanguá (~5 min).
ÓPERA DE ARAME
Localizada no Parque das Pedreiras, é um dos principais cartões postais de Curitiba. A Ópera de Arame consiste em um imenso auditório ao ar livre, construído em estrutura tubular de aço e teto de policarbonato transparente, cercado pelas rochas de uma antiga pedreira. O acesso se da por uma passarela sobre um lago. A paisagem é lindíssima e a estrutura maravilhosa! O projeto é do arquiteto e professor Domingos Bongestabs.

A Ópera de Arame abriga os mais variados eventos culturais. Com capacidade para 1572 espectadores, foi construída em apenas 75 dias e inaugurada em março de 1992.
Ao lado da Ópera de Arame está a Pedreira Paulo Leminski, um espaço cultural muito usado para shows, pois tem capacidade para 20 mil pessoas. Ambas fazem parte do Parque das Pedreiras.
Informações:
Entrada: gratuita
Parque: funciona de terça a domingo das 08:00 às 21:00
Rua João Gava, 970, Pilarzinho, Complexo do Parque das Pedreiras
Site: facebook.com/operadearamepr
See you later!!!
FONTES: <unilivre.org.br> <curitiba.pr.gov.br> <guiaturismocuritiba.com> <curitiba-parana.net> <descubracuritiba.com.br> <curitibaspace.com.br>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole