Curitiba - Sugestão de Roteiro: Unilivre + Parque Tanguá + Ópera de Arame

A maravilhosa Ópera de Arame

Sugestão de roteiro de um dia em Curitiba. Apesar de não ter sido exatamente como fizemos, funciona super bem. Nós saímos do aeroporto já de carro alugado e isso facilitou toda a viagem. Se não quiser ou não puder alugar, existe a Linha Turismo que contempla 25 pontos turísticos. Já falei um pouco no post cobre Curitiba.

Partindo do centro de Curitiba, a dica é começar a manhã pela UNILIVRE. Ela está a apenas ~7 km de distância (~15 min).



Sugestão de Roteiro:



UNILIVRE


A Universidade Livre do Meio Ambiente é uma organização não-governamental, pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente. Foi construída com troncos de eucalipto e vidro, chegando a 15 metros de altura, com uma rampa helicoidal que da acesso as salas de aula e ao mirante. A UNILIVRE fez de Curitiba a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre o meio ambiente e ecologia. 

Foto retirada do site: unilivre.org.br

A Universidade está localizada no Bosque Zaninell, em um espaço lindíssimo que merece a visita. Essa foi a nossa última parada do dia.


Informações:

Bosque: funciona diariamente das 08:00 às 19:00

Universidade: funciona de segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00

Rua Victor Benato, 210, Pilarzinho

Site unilivre.org.br.

Em seguida, a dica é passar o dia no Parque Tanguá. Ele é enorme e merece ser visitado com calma. O Parque está a 3 km da UNILIVRE (~7 min).


Jardim Poty Lazzarotto


PARQUE TANGUÁ


O Parque Tanguá é um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba. Inaugurado em novembro de 1996, foi construído em uma área de pedreiras desativadas e faz parte de um projeto de preservação do curso do rio Barigui, juntamente com os Parques Tingui e Barigui. O Parque é dividido em duas partes: uma superior, onde está o jardim Poty Lazzarotto e outra inferior, onde estão os lagos e o túnel. A parte superior é a porta de entrada para o Parque e conta com uma linda paisagem: um belo jardim em estilo francês, fontes, espelhos d'água e um enorme portal constituído por três andares, onde se encontra um mirante de 65 metros de altura.




O Parque é imenso! São 235 mi e nesse espaço há estacionamento gratuito nas duas partes (superior e inferior), 2 lagos, um túnel aberto na rocha bruta ligando os lagos, lanchonete, cascata artificial, ciclovia, ponte, mirante, bistrô, loja de souvenir, torres para observação e sanitários.



DICA: Para pessoas com dificuldade de locomoção ou caso esteja com o dia corrido, e possível acessar a parte inferior de carro, pois a pé a caminhada é longa.

Informações:

Entrada: gratuita

Parque: funciona diariamente das 08:00 às 18:00
Bistrô: funciona diariamente das 09:00 às 21:00

Rua Oswaldo Maciel, Pilarzinho

DICA: Por último, mais para o fim do dia, visite a Ópera de Arame. Ela está a 2 km do Parque Tanguá (~5 min).


ÓPERA DE ARAME


Localizada no Parque das Pedreiras, é um dos principais cartões postais de Curitiba. A Ópera de Arame consiste em um imenso auditório ao ar livre, construído em estrutura tubular de aço e teto de policarbonato transparente, cercado pelas rochas de uma antiga pedreira. O acesso se da por uma passarela sobre um lago. A paisagem é lindíssima e a estrutura maravilhosa! O projeto é do arquiteto e professor Domingos Bongestabs.



A Ópera de Arame abriga os mais variados eventos culturais. Com capacidade para 1572 espectadores, foi construída em apenas 75 dias e inaugurada em março de 1992.


Ao lado da Ópera de Arame está a Pedreira Paulo Leminski, um espaço cultural muito usado para shows, pois tem capacidade para 20 mil pessoas. Ambas fazem parte do Parque das Pedreiras.

Informações:


Entrada: gratuita

Parque: funciona de terça a domingo das 08:00 às 21:00

Rua João Gava, 970, Pilarzinho, Complexo do Parque das Pedreiras

Site: facebook.com/operadearamepr


See you later!!!


FONTES: <unilivre.org.br> <curitiba.pr.gov.br> <guiaturismocuritiba.com> <curitiba-parana.net> <descubracuritiba.com.br> <curitibaspace.com.br>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole