Um dia em Matilde - Alfredo Chaves


Matilde é um dos lugares mais charmosos do ES! Fiquei encantada por este pequeno Distrito de Alfredo Chaves, localizado a ~91 km da capital (~1:30 de viagem).

Sua atração principal é a Cachoeira Engenheiro Reeve ou apenas Cachoeira de Matilde - dizem que possui a maior queda livre de água do estado. São ~70 metros de altura que atraem muitos praticantes de rapel.


Antes de chegar ao centrinho de Matilde, logo será avistado o Portal da Cachoeira Engenheiro Reeve, que abriga o famoso círculo com vista para o Vale de Sta. Maria Madalena.


Essa imagem é bem famosa nas redes sociais. A vista do círculo é do Vale de Sta. Maria Madalena. A vista do vale é lindíssima e a estrutura circular estrategicamente posicionada rende lindas fotos. 


O acesso ao mirante (e também a cachoeira) é através de uma escadaria localizada à beira da estrada, pouco antes de chegar ao centro de Matilde. O caminho é feito em um trecho de mata preservada, uma delícia de caminhada. Na primeira vez em que estivemos na cachoeira o clima estava super agradável, pois havia acabado de chover. 


Essa cachoeira é ou não um encanto?! O bacana é que Matilde pode ser bem aproveitada em apenas 1 dia de passeio, sem a necessidade de pernoitar.


A cachoeira de Matilde faz parte do Circuito Caminho das Águas e também do Circuito das 7 Maravilhas, ambos de Alfredo Chaves.



Para descer até a cachoeira não há estrutura. A descida é por um estreito caminho sobre as pedras, bem na beira do paredão rochoso. Acho que já passou da hora de melhorarem esse acesso, hein?!

DICA: O banheiro mais próximo fica na Estação Ferroviária, no centro de Matilde (1 km de distância), onde também há um café. Se quiser dá para levar roupa de banho na bolsa e se trocar lá.




Outra dica para aproveitar um dia de sol é o Túnel Encantado. A partir da Estação Ferroviária é só seguir pelos trilhos, em uma caminhada de ~20 minutos. O túnel encontra-se bem escondido entre a mata e foi construído para desviar o curso do rio por baixo da ferrovia. São 65 degraus por onde as águas do Rio Novo passam.


A caminhada até o túnel é tranquila, mas, por ser bem escuro, recomenda-se levar lanterna para quem quiser atravessá-lo. Queria muito ter descido, mas como não levamos lanterna preferimos deixar para a próxima.

Em apenas 1 dia dá para conhecer todas as atrações de Matilde, pois o lugar é pequeno. Mesmo que você desça para tomar banho na cachoeira e caminhe até o túnel, apenas um dia será suficiente. Se preferir dormir na região, Alfredo Chaves é rica em belezas naturais e conta com outras cachoeiras e com a Rampa de Voo Livre (falarei em breve), que  podem render outros belos passeios. Logo, atrativos pela regiãó não faltarão.

See you later!!!

Aislana Cole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei, seja bem vindo (a) ao Blog Parada Obrigatória! Fique à vontade para perguntar e deixar Sugestões. Att, Aislana Cole