Arraial do Cabo: Praia do Forno e Restaurante Flutuante

Digna de ser chamada de Caribe brasileiro, Arraial do Cabo abriga algumas das praias mais lindas do Brasil, sendo a Praia do Forno uma delas. Era uma das praias que eu mais queria conhecer, pois amo poder contemplar a natureza de cima, a partir de um mirante. Já estive nela algumas vezes e a coloração do mar variou bastante.

Praia do Forno

Localizada a ~1,5 km do centro de Arraial, próximo à Praia dos Anjos, há 3 formas de chegar nela: percorrendo uma pequena trilha, através de táxis marítimos ou fazendo o passeio de barco.

1 - Trilhasão menos de 600 metros de comprimento, percorridos em ~10 minutos. O caminho conta com degraus que acabam sendo bem escorregadios por causa da areia.

Essa é sem dúvidas uma das paisagens mais incríveis de Arraial do Cabo. Principalmente se o dia estiver bem ensolarado.

2Táxi Marítimo: esse é o jeito mais fácil e cômodo. São R$ 10,00 o trajeto/pessoa e você pode combinar o horário para o barqueiro te buscar. As embarcações saem da Praia dos Anjos, pertinho do início da trilha que dá acesso à Praia do Forno.

3 - Passeio de Barco: alguns passeios fazem a última parada na Praia do Forno - apenas para quem quiser descer e ficar por lá. Assim, o barco segue para a Marina e você volta pela trilha.

Dica:

• Se por algum motivo não quiser ir pela trilha, vá com o táxi, mas volte pela trilha. Ou desça na Praia do Forno no final do passeio de barco. O visual compensa qualquer esforço - que nem é tanto assim.
  • Preste atenção na hora de escolher seu passeio de barco, pois não são todas as embarcações que param na Praia do Forno.

Essa paisagem é maravilhosa, porém não se iluda! As praias de Arraial do Cabo ficam ABARROTADAS de gente no verão (e nos feriados). Mesmo a Praia do Forno sendo um pouco "escondida", isso não a livra da muvucada e dos muitos quiosques que tomam conta da areia. Visitei a praia em janeiro de 2017 e não consegui ficar 30 minutos! Mal dava para caminhar na areia, sem falar na água que estava super suja, gordurosa e nojenta. Lamentável!!!

Para curtir a praia com tranquilidade e aproveitar toda a sua beleza é preciso ir fora da alta temporada. Conseguimos isso em agosto de 2015. Escolhi agosto por ser o mês que menos chove na região. A falta de chuva deixa a água mais limpa e cristalina, porém não podemos controlar os fenômenos meteorológicos e acabou chovendo na semana em que viajamos para a Região dos Lagos. Mesmo com esse imprevisto, conseguimos maravilhosos dias de sol.

Em dias movimentados é possível alugar caiaque e praticar SUP, além de aproveitar os quiosques que oferecem bebidas, petiscos e até wi-fi!

A praia mal chega a ter ondas, mas mesmo assim e eu preferi ficar no cantinho esquerdo, onde a água estava bem calminha. Olha essa visual!

Após passarmos a manhã na Praia do Forno, fomos almoçar no Restaurante Flutuante. Por volta das 13:00 seguimos para a Praia dos Anjos e pegamos um Barco Táxi/Táxi Marítimo por R$ 10,00 cada trecho/pessoa. Combinamos um horário da volta e já deixamos o valor pago. Custou R$ 40,00 o total e no horário marcado foram nos buscar.

Praia dos Anjos fica lotada de embarcações de pesca e passeio. Ela tem uma água calmíssima e bem bonita. Muita gente aproveita para curtir a praia mais para o canto direito. Ao seu redor existem quiosques e restaurantes, mas não paramos em nenhum.

Restaurante Flutuante

O Restaurante fica ancorado na Praia do Forno e possui uma vista incrível! A cor da água é o que mais chama atenção, um tom de verde esmeralda lindo! Atrás do Restaurante é um ótimo ponto para snorkeling, pois sempre há tartarugas e diversos peixes. Vimos uma tartaruga linda nadando de boaça.

Olha a tartarugaaa! Ela estava nadando de boaça ao redor do restaurante e todos estavam curtindo, até o momento em que uma pessoa sem a menor noção pular na água (quase em cima dela) e ela desaparecer. Aaaaaf!

Sobre o Restaurante

A comida deixou a desejar. O Restaurante é bem fraquinho, sujo e com poucas opções. Os pratos são bem servidos, mas nada que valha a pena. EU não comeria outra vez - pedimos 2 pratos com peixe frito e pagamos pouco mais de R$ 30,00 por prato. Não foi caro, mas a comida era beeeem razoável. Cada prato vinha com batata frita e pedi para trocar a batata do meu prato por um pouco de pirão. O garçom disse que traria o pirão "de cortesia". Outro garçom trouxe a nossa comida e deixou uma cumbuca de pirão na mesa, além do meu prato estar com batata frita. Falei com ele que não pedimos uma porção de pirão, seria apenas uma pequena porção que o garçom nos ofereceu como cortesia para substituir as batatas fritas. Ele ficou de chamar o primeiro garçom que nos atendeu, mas nenhum dos dois apareceram em nossa mesa. Comemos o pirão que, por sinal, estava horrível! Gente, nunca comi um pirão tão ruim. No final das contas acabamos pagando por ele, pois o primeiro garçom que nos atendeu sumiu! Eu já estava insatisfeita e para não me irritar mais deixamos de lado e pagamos. O atendimento deixou muito a desejar.

Dizem que a especialidade do lugar são ostras e mexilhões (que são cultivados ao lado do restaurante), como não provei, não posso falar.

Fazenda Marinha Ostra Cabo - cultivo de Ostras e Mexilhões

Cartões não são aceitos, apenas dinheiro em espécie e cheque! A estrutura é bem precária e balança bastante! Sem falar que o Restaurante fica LOTADO de abelhas! Tivemos que trocar de mesa por causa delas. Elas ficam mais agitadas onde tem refrigerante. Entornaram refrigerante na mesa ao lado da nossa e ficou um inferno de tanta abelha. Não foi uma experiência muito boa comer em um lugar balançando, sujo e cheio de abelhas te rodeando. O banheiro também estava nojento e fedorento! Ainda assim o Restaurante fica lotado! O mínimo que deveriam fazer é investir na estrutura, melhorar o atendimento e o cardápio! #Ficaadica!

Eu até voltaria, mas não sei se comeria algo. Vale a pena ir para conhecer, mergulhar, se deslumbrar com a vista e com as tartarugas. Talvez valha a pena provar a especialidade da "casa" (ostras e mexilhões).

No geral eu fiquei bem impressionada com a qualidade da água das praias de Arraial do Cabo. Comecei a me interessar por essa região há pouco tempo e não imaginava que era tudo isso. Detalhe que a chuva interferiu na qualidade e transparência da água. Sei que voltei para casa MARAVILHADA!

Se quiser curtir praias caribenhas pagando pouco, Arraial do Cabo é o destino certo! Só tenha em mente que muita coisa influencia na qualidade da água, como falta de chuvas, lua, sol, vento e quantidade de pessoas!